page view

Logo CStudio

Icone informativo

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Há um “campo maior” e nós descobrimos qual é

As pessoas não se medem aos palmos e os territórios também não. Valem por outra grandeza, de espírito. Valem pela fibra de que são feitos – das gentes e das ligações. E agora, com a chegada da fibra de última geração da NOS, a vila de Campo Maior está mais ligada do que nunca.

14 de novembro de 2025 às 15:24

Nem sempre foi portuguesa, mas já há muito que é um exemplo para Portugal. Reza a lenda que três chefes de família viviam dispersos no campo e resolveram agrupar-se para uma maior proteção. Ao encontrarem um espaço aberto, um deles disse para os outros: “Aqui o campo é maior”. E assim nasceu a vila de Campo Maior. Hoje é um importante centro agrícola, tem um complexo industrial e a maior torrefação de cafés da Península Ibérica. Mas faltava-lhe ir mais longe – e mais rápido. Até que isso mudou, em novembro: com a chegada da fibra de última geração da NOS, os habitantes desta vila do Alto Alentejo já podem “trabalhar à distância”, “falar com alguém sem cortes” ou “ter acesso mais rápido aos conteúdos”. E todos estes motivos são mais do que razões para celebrar.

Dos miúdos aos graúdos, todos quiseram juntar-se à festa que coloriu o centro de Campo Maior. Uns foram atrás do cheiro das pipocas, outros não resistiram a testar a sorte e girar a roda. Os mais felizardos levaram para casa um smartphone Xiaomi Redmi Note 14 com acesso à internet móvel 5G da NOS. Mas os restantes não foram de mãos a abanar: ganharam pipocas, fitas para o pescoço e suportes para o telemóvel.

O ganho maior – assegura quem por ali passa – é a conectividade que vai agora ser assegurada pela operadora de telecomunicações. Há quem valorize a “melhoria na comunicação”, de uma maneira geral, para si e para os seus e quem destaque a vantagem de agora poder falar, com melhor qualidade, “com os que estão longe” e com os que “estão fora” do país.

1 / 4

Campo Maior é constituída por três freguesias, tem uma área aproximada de 247 quilómetros quadrados e mais de 8.500 pessoas. Talvez seja ingrato chamar terra pequena a um “campo maior”, mas há quem diga que, nas vilas, toda a gente é conhecida, especialmente por aquela vizinha que é a mais rápida a vir à janela – rápida, mas não tanto como a fibra da NOS, claro.

No entanto, há quem assegure que a tal vizinha é mais veloz do que a própria sombra e que, noutros tempos, quando “não havia rede”, ganharia certamente a corrida. Mas agora a NOS ultrapassa-a.

Tem dúvidas? Não tenha. A garantia é dada pela DECO que a considerou a operadora com melhor NET, TV e Rede Móvel do país.

Campo Maior é “onde tudo se faz flor”, numa alusão às festas do povo que enfeitam as ruas com milhares de flores de papel feitas pela população, de forma voluntária. Gentes de fibra que mantêm a tradição. Neste campo, a única fibra que muda é a das ligações, ou, melhor, das telecomumicações. Porque as ligações são cada vez mais estáveis e mais fortes. Estejam onde estiverem, a NOS está lá, de norte a sul do país. É um coração que bate por Portugal inteiro.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8