Para a Casa Ermelinda Freitas, 2024 está a ser o melhor ano de sempre em prémios e distinções. Conheça as novidades da garrafeira.
25 de setembro de 2024 às 14:57A Casa Ermelinda Freitas orgulha-se do apoio que dá aos pequenos produtores da região. "Temos um papel de responsabilidade social na nossa região que é assumido comprando todas as uvas aos pequenos produtores (cerca de 150 produtores), que não possuem adega e que ao longo de mais de 50 anos nos vendem as suas uvas", afirma Leonor Freitas, presidente do conselho de direção da Casa Ermelinda Freitas.
Leonor Freitas diz que é nestes momentos difíceis que é preciso ajudar, e defende, que enquanto puder, não deixará ficar um cacho de uvas por comprar. "A qualidade da região é demasiado boa para ser abandonada, e quem trabalha a terra como estes produtores merece todo o nosso carinho", sublinha.
"Sempre foi o meu lema que é nos momentos difíceis que temos de estar presentes, lutar, acreditar, ajudar, ao que eu chamo arredondar os espinhos da rosa pois acredito que ela vai florir, mas depois também tenho a humildade que pode voltar a ter espinhos. Acredito muito no sector, na região, no trabalho de todos na Casa Ermelinda Freitas e deixo um grande agradecimento aos consumidores que me têm ajudado a adquirir os vinhos. É assim que vamos ultrapassando os momentos difíceis", refere a presidente da vinícola.
Ano de alta qualidade
As vindimas de 2024 começaram mais cedo do que o habitual, em princípios de agosto, quando a maioria dos portugueses estava a banhos. Em termos de quantidade nos brancos e tintos é menor do que o ano passado, mas a Casa Ermelinda Freitas ainda não consegue estipular a percentagem. "É um ano de alta qualidade. Até ao momento, os vinhos que temos prontos, são vinhos de altíssimo craveiro como há anos não se via", conclui Leonor Freitas.
Os visitantes que se deslocam à Casa Ermelinda Freitas descobrem na propriedade os detalhes dos processos de vinificação antigos e atuais, assim como o espaço de Memórias e Afetos, e conhecem a história da família e a construção desta empresa, que se iniciou na venda de vinho a granel com vinhas desde 1920, e que se lançou com a primeira marca em 1997 pela mão de Ermelinda Freitas. Foi ela quem, depois da morte do marido, iniciou o engarrafamento de parte da sua produção com marca própria. No exterior da Casa Ermelinda Freitas, existe contacto com as vinhas, onde estão plantadas mais de 30 castas. No centro de vinificação observam-se todas as fases de produção, do esmagamento até ao engarrafamento e, entre outras curiosidades, estão expostas as mais altas distinções atribuídas aos vinhos Ermelinda Freitas, bem como uma pequena exposição sobre a produção das rolhas de cortiça. Facebook: ErmelindaVinhos Instagram: ermelindawines https://www.ermelindafreitas.pt//p>
Novos Lançamentos
A Casa Ermelinda Freitas está em constante evolução, sempre na procura dos melhores vinhos ao melhor preço para poder presentear o consumidor. Setembro vai ser um mês de lançamentos, com destaque para quatro vinhos, totalmente diferentes entre si, mas com um denominador comum: a excelência.
Dona Ermelinda Garrafeira
Uma das grandes novidades da produção deste ano da Casa Ermelinda Freitas, trata-se de um vinho único de rara qualidade e que foi feito por ser de um ano especial (2017), mostrando bem a qualidade e o terroir que esta gama possui.
Dona Ermelinda Moscatel Roxo
Moscatel Roxo de altíssima qualidade, estagiado 10 anos em barricas. Um representante fidedigno da diferenciação e distinção que é este licoroso único na Península de Setúbal.
Bocage
um vinho irreverente, atrevido como o poeta romântico de Setúbal (Manuel Maria Barbosa l’Hedois du Bocage, nascido em 1765 e falecido em 1805) que dá nome ao mesmo. É um vinho mais jovem, mas ao mesmo tempo guloso e intenso.
Vinha do Torrão Grande Escolha Branco
Este é um vinho branco de topo, encorpado, cheio e volumoso que enriquece de uma forma sólida a gama Vinha do Torrão oferecendo aos consumidores um vinho branco de altíssima qualidade.
Quinta de Canivães Douro DOC/Quinta de Canivães Douro DOC Reserva
É o primeiro vinho reserva da Quinta de Canivães, da Casa Ermelinda Freitas, situada em Vila Nova de Foz Coa, Douro Superior. É a expressão pura dos vinhos das terras quentes do Douro Superior elaborado com base nas castas Touriga Nacional e Touriga Franca, estagiado em madeira. É vinho intenso, gordo, concentrado, como os grandes vinhos do Douro são.
CASA ERMELINDA ERMELINDA.mp4