page view

Logo CStudio

Icone informativo

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Nisa está em festa, mas de olho no ambiente

O Nisa em Festa é um evento multifacetado, que apresenta as diferentes expressões daquele território e das suas gentes, levando milhares de visitantes à vila alentejana

07 de agosto de 2019 às 18:27

Entrevistámos Maria Idalina Alves Trindade, presidente da Câmara Municipal de Nisa, que nos falou deste evento e aludiu ainda a outras preocupações do seu mandato autárquico.

O Nisa em Festa apresenta mais um cartaz de peso. Esperam um grande evento?

Temos este ano um dos melhores cartazes com vários estilos, grandes nomes do panorama musical nacional e internacional, assim como a participação da diversidade musical nisense, Banda e Bombos de Nisa, que não defraudarão os vários tipos de público pois o Nisa em Festa é o ponto de encontro das famílias do Norte alentejano e de todas as famílias portuguesas a quem convidamos para se juntarem a nós!

Além da parte musical, que mais podem esperar os visitantes?

A olaria pedrada de Nisa, bordada de pedrinhas de quartzo e única no País, a par dos bordados, dos alinhavados, das artes aplicadas em feltro, das frioleiras, os bilros e os xailes de pelo de cabra marcam a identidade local que nos diferencia de outros territórios e pontuam no Nisa em Festa numa das suas vertentes de Mostra de Artesanato.

Na Praça da República, os visitantes poderão ainda degustar a excelente gastronomia servida no restaurante oficial da feira ou os petiscos tradicionais proporcionados pelas tasquinhas das associações e clubes desportivos e socioculturais do concelho.

E há exposições…

Há novidades face às edições anteriores?

O Nisa em Festa é um evento solidário cuja receita é alocada ao Fundo Municipal de Apoio Social.  

Em termos de turismo, como olham para a classificação do menir do Patalou?

Quais os grandes desafios do município?

O concelho precisava de obras absolutamente necessárias e há muitos anos reclamadas ou adiadas, faltava o orgulho de ser nisorro e fazer parte da vida municipal. Com energia, trabalho e muita determinação, elevámos os referenciais identitários do concelho, repristinámos valores e tradições esquecidas, que nos destacam e distinguem.

Os empresários voltaram a confiar no poder local em Nisa, as empresas começaram a surgir na Zona de Atividades Económicas e no território, as pessoas comungam da vontade de fazer as coisas acontecerem e envolvem-se nos projetos municipais. As famílias desfavorecidas encontram no município e na sua estratégia de intervenção social e educativa o apoio que lhes faltava.

Que metas importantes destacaria?

A implantação de um parque fotovoltaico encontra-se em fase de conclusão, ao que corresponde um investimento de 60 milhões de euros; registámos a marca identitária "é-Nisa é nosso" e, na área da educação, concluímos a obra e equipámos o novo centro escolar de Nisa. Criámos o Centro de Formação Profissional, em parceria com o IEFP, o novo centro de saúde encontra-se em fase de conclusão, o Complexo Termal da Fadagosa de Nisa está em pleno funcionamento e, na área do desporto, requalificámos o campo pelado de futebol existente com um tapete de relva sintética, assim como melhorámos os balneários, as bancadas e as piscinas municipais.

A Estratégia Social do Município desenvolve-se em vários vetores que abrangem a Oficina Móvel Social, o Fundo Municipal de Apoio Social, o Cartão Municipal do Idoso e a Teleassistência.

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8