Barra Cofina

Correio da Manhã

Especiais C-Studio
8
Especiais C-Studio
i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

A freguesia está a crescer

Junta de Freguesia do Castelo está no bom caminho. Há obra feita e o verão é animado pela música e artesanato
25 de Julho de 2019 às 19:10
Freguesia do Castelo é muito grande, com cerca de 175km2, e várias localidades dispersas
Freguesia do Castelo é muito grande, com cerca de 175km2, e várias localidades dispersas

Em Sesimbra, há muito para ver e fazer ao longo de todo o ano. Não obstante, neste período há, naturalmente, mais eventos e festas nas freguesias do concelho. Assim é também na Junta de Freguesia do Castelo, que dedica este mês de agosto à música e ao artesanato, com o regresso do Castelo on tour, no qual atuam grupos de vários géneros musicais nas várias aldeias da freguesia, e as Mostras de Artesanato no Largo de Alfarim. Agosto termina com as festas em honra de Nossa Senhora da Consolação do Castelo, entre exposições, Fados na Fonte e lançamento de livros de poetas da freguesia, havendo igualmente baile popular.

Para o sucesso destes eventos torna-se fundamental destacar "a motivação dos munícipes, que se empenham em dinamizar bailes e iniciativas de promoção de convívio e partilha em cada uma das aldeias, o que torna este espírito de pertença, partilha e coesão muito forte", sublinha Maria Gomes. A presidente da Junta de Freguesia do Castelo acrescenta que os eventos extrapolam a agenda da junta, havendo vários que são dinamizados pelo movimento associativo com o apoio da junta. "Todos têm um importante papel a desempenhar na freguesia."

No que toca às obras na junta de freguesia, destaca o investimento em passeios e pavimentações, a requalificação de monumentos, como o cabo Espichel ou o Espaço Zambujal. Requalificaram-se também os Espaços Desportivos da Almoinha e de Santana, permitindo a fruição de campos de futebol, basquetebol e ténis, bem como de parque fitness, a todos e a qualquer hora sem barreiras de entrada ou de horários.

Balanço positivo

Com quase dois anos no cargo, o balanço desta experiência "é positivo". "Muito trabalho e desafios diários: a freguesia é grande – cerca de 175 km2 – com muitas localidades e algumas bem dispersas, com caraterísticas e géneses diferentes." Maria Gomes diz que a vontade de realizar obra, projetos e iniciativas é grande, exigindo empenho e dedicação. Porém, está-se no bom caminho, afiança. "A freguesia está a crescer em todas as suas vertentes e estamos a acompanhar este crescimento ouvindo a população, os seus anseios e aspirações. De resto, a população tem sido fundamental para o conhecimento destas necessidades e para a realização dos objetivos a que me propus há dois anos."