Curiosidades sobre países e sugestões de destinos para uns dias diferentes.
1 / 4
Nesta viagem por celebrações à volta do Mundo, nada como começar por uma cidade onde não é necessário esperar por dezembro para viver a quadra.
Ruas estreitas de pedra, construções marcadas por telhados inclinados e detalhes em madeira, candeeiros antigos, assim é Rothenburg ob der Tauber, a 180 km de Francoforte, na Alemanha. A urbe é famosa por preservar um clima natalício ao longo do ano.
A Käthe Wohlfahrt é a maior loja de produtos de Natal da Europa e está aberta ao longo dos meses. Quem preferir pode visitar o Museu do Natal, ao qual se acede pela loja. No final do ano acontece o Reitlersmarkt, um mercado ligado à quadra, com 500 anos de história.
MUITA LUZ E QUEDA DE NEVE
O clima da quadra em Nova Iorque, EUA, é uma cena de filme. De muitos filmes. As luzes e decorações são mágicas, os norte-americanos levam a época mesmo a sério.
Uma árvore de Natal gigante já foi inaugurada no Rockefeller Center, uma pista de patinagem no gelo fica também ali disponível e as montras das lojas na Fifth Avenue espantam.
As casas são enfeitadas com extravagância e há passeios a Dyker Heights, em Brooklin, que já foi o bairro mais decorado dos EUA.
Praga
Cidade com um charme especial
Praga, na República Checa, tem um charme especial ao longo do ano, que é multiplicado no mês do Natal. A cidade apresenta um colorido especial, com luzes, árvores e enfeites.
São muitas as feiras espalhadas pelas ruas, onde é comercializada comida e bebida, artesanato e decorações. Na noite de Consoada, a ceia conta com sopa de peixe, saladas, ovos e carpas, um peixe consumido em especial neste dia especial.
Quioto
Restaurantes cheios no Japão
Embora o Natal seja uma época de grande entusiasmo no Japão, há apenas 1,9 milhões de cristãos, valor que representa menos de um por cento da população.
Dia 24 ouve-se em ‘loop’ a canção de amor ‘Kurisumasu ibu’, de Yamashita Tatsuro, com cerca de 30 anos mas agora ligada à época. Em Quioto, coração do budismo, os moradores celebram com decorações e saídas na noite da Consoada para restaurantes e bares.
Douz, Tunísia
Passar a quadra no deserto
A cidade de Douz, na Tunísia, é conhecida como o local de rodagem dos filmes da ‘Guerra das Estrelas’, mas em dezembro, durante três dias - este ano de 20 a 23 -, as tribos árabes transformam a planície poeirenta num espetáculo beduíno.
Turistas de todo o Mundo ali acorrem para presenciarem os torneios de hóquei na areia, os banquetes e as danças do ventre. Trata-se do Festival Internacional do Saara.
NOITE À MESA
A ceia de Natal envolve tradições populares pelo Mundo. Para além do bacalhau, polvo e peru em Portugal, vejamos outras:
Itália
O banquete é feito de sete pratos, incluindo o antepasto (entrada), seguida por uma massa, um peixe, duas saladas e dois pudins. Além disso, há também os ‘tira gostos’, frutas, chocolates, panetone e frutos do mar.
França
Na ceia de Natal são servidos peru com castanhas, fígado de ganso, carnes, salmão defumado e tábuas de queijos variados. Há também um bolo de Natal e são servidas mais outras treze sobremesas diferentes.
Alemanha
A consoada na Alemanha conta com ganso assado, acompanhado de batatas, repolho, cenoura, aipo e pickles. No interior da região sul privilegia-se um banquete de carnes de caça, como javali e veado. À sobremesa serve-se bolo com frutos secos.
Japão
Mesmo que os cristãos estejam em minoria, a quadra também é celebrada. Janta-se em restaurantes e nos lares é feita, todos os anos, uma ceia diferente que pode incluir pratos comuns como frango frito ou piza.
Finlândia
Ceia é composta por um tacho de esparguete, nabo, cenoura, batata, peru e presunto. É também servida uma travessa de carne e peixe. A seguir ao jantar ‘corre-se’ para as saunas.
Austrália
Um Natal no verão é comemorado com um churrasco de camarões, carne e frango. Para finalizar há gelados.
PARA QUEM PREFERE FESTEJAR COM CALOR
O Natal é uma importante celebração religiosa e cultural na Jamaica. As festividades acontecem desde o início deste mês até ao dia de Ano Novo, com festas e reuniões familiares. O Pai Natal é uma presença assegurada, as cidades criam uma atmosfera festiva, decorando as ruas e palmeiras com luzes ali conhecidas como ‘luzes de pimenta’. As casas batem-se por ter as melhores iluminações, até os táxis são decorados.
Já para quem pretende passar esta altura do mês num clima romântico, Buenos Aires é uma opção a considerar. O clima da capital argentina ganha outra ‘tonalidade’ com as decorações de Natal. Há espetáculos, tango e uma agitada vida noturna.
Outra opção é a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, Brasil. A natureza privilegiada permite vários passeios pelas dunas e praias quase desertas. Também o estado de Minas Gerais merece uma atenção especial, a pedir um passeio histórico pelas igrejas. A histórica Ouro Preto desperta a atenção.
Em Honolulu , a capital e a cidade mais populosa do estado norte-americano do Havai, a câmara municipal monta um espetáculo de iluminação, o Honolulu City Lights, no quarteirão do Honolulu Hale, o principal edifício do governo. Os pais natais andam de bermudas, as iniciativas sucedem-se.
Já Goa tem algumas das praias mais bonitas da Índia, zonas verdes e descontração. E depois do Natal celebra-se, de 29 a 31 deste mês, o Sunburn Festival, com a dança e a música eletrónica a dominarem. Este é um dos maiores festivais da Ásia.
HISTÓRIAS
Piqueniques, teias de aranha e vassouras Rússia
A Igreja Ortodoxa Russa festeja o Natal de acordo com o calendário juliano, ‘atrasado’ 13 dias em relação ao gregoriano. Por isso, a data é comemorada no país a 7 de janeiro.Austrália
O Natal é celebrado com piqueniques em praias ou parques. São utilizadas flores na decoração. Estados Unidos
As lojas e casas são decoradas com requintados enfeites, com cores e brilhos. Há muitas lâmpadas coloridas.
Índia
Aqueles que celebram a data utilizam como árvores plantas nativas do país. As bananeiras são enfeitadas e são colocadas lamparinas de argila nos telhados das casas.
Ucrânia
É comum ver teias de aranhas a enfeitar as árvores de Natal. Conta uma lenda que uma viúva e os seus filhos tiveram uma árvore decorada com teias de aranha. Ao primeiro raio de sol, os fios transformaram-se em ouro e prata.
Noruega
Reza a tradição que as bruxas podem roubar as vassouras de casa para darem um passeio. Devem ser todas escondidas.Islândia
Conta-se que um enorme gato, o Yule, está escondido na neve e devora todos aqueles que não têm uma roupa nova. Apenas as crianças que fizeram os seus trabalhos ganham as vestes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.