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Autoeuropa e Operestiva querem exportas 22 mil viaturas por Setúbal até ao fim do ano

Fim da greve no Porto de Setúbal permite desbloquear entregas da fábrica de Palmela, avaliadas em 300 milhões de euros.

14 de dezembro de 2018 às 15:43

A Autoeuropa e a Operestiva já estão a preparar um plano para a exportação de 22.000 viaturas acumuladas durante a paralisação dos estivadores do Porto de Setúbal, confirmaram à agência Lusa fontes oficiais das duas empresas.

"Esperamos que a partir da próxima segunda-feira já seja possível carregar o primeiro navio com automóveis produzidos na fábrica de Palmela", disse à agência Lusa o gerente da Operestiva, Diogo Marecos, pouco depois de ter sido firmado o acordo entre o Sindicato dos Estivadores e os operadores portuários que põe termo à paralisação do Porto de Setúbal.

"É provável que até ao final do ano seja possível assegurar o transporte das 22 mil viaturas, que representam cerca de 300 milhões de euros, e que têm um grande impacto tanto para a Autoeuropa como para as exportações portuguesas", acrescentou o gerente da Operestiva.

Questionado sobre o acordo hoje assinado com o Sindicatos dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL), que prevê a integração de 56 trabalhadores precários como efetivos, Diogo Marecos adiantou que 48 vão ficar na Operestiva e oito na Setulsete, outra empresa de trabalho portuário de Setúbal.

"Se for possível garantir o regresso de todos os armadores que manifestaram a intenção de deixar o Porto de Setúbal, e se o porto voltar a ter uma boa situação como em 2017, acreditamos que daqui a alguns meses, depois de negociarmos o Contrato Coletivo de Trabalho, poderemos integrar mais 10 a 37 trabalhadores", disse Diogo Marecos.

"Um dos armadores das linhas de contentores que manifestaram a intenção de abandonar o Porto de Setúbal está muito reticente em regressar, mas estamos a trabalhar para que todos regressem", acrescentou o responsável da Operestiva, congratulando-se com o acordo alcançado para a normalização da atividade portuária em Setúbal.

Contactada pela agência Lusa, a administração da Autoeuropa também se congratulou com o acordo alcançado hoje, sob mediação do Governo.

"A Autoeuropa congratula-se com o sucesso do acordo para o Porto de Setúbal e agradece o empenho do Governo, bem como dos operadores portuários e do sindicato dos Estivadores", disse fonte oficial da empresa.

O Porto de Setúbal está praticamente parado desde o dia 05 de novembro, data em que os estivadores eventuais - que até hoje representavam cerca de 90% da mão-de-obra disponível no Porto de Setúbal - decidiram recusar o trabalho como forma de pressão contra a situação de precariedade em que se encontravam e para conseguirem um contrato coletivo de trabalho.

Com o acordo hoje assinado, pelo menos 56 trabalhadores vão ser integrados nos quadros de pessoal da Operestiva e da Setulsete, sendo que os restantes terão preferência na distribuição de trabalho face a outros trabalhadores que ainda não trabalham no Porto de Setúbal.

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