page view
Atualizado a 29 de abril de 2025 às 08:11

E-Redes diz que até às 00h00 6,2 milhões de consumidores já tinham eletricidade

O que sabemos até agora:

Um corte de energia elétrica afetou Portugal Continental e Espanha, esta segunda-feira. Luís Montenegro falou aos portugueses e o Governo decretou crise energética. Ao final do dia, a eletricidade já tinha sido reposta em várias zonas do País, mas durante o dia instalou-se o caos.
- Hospitais estão a trabalhar com geradores e limitam atividade e cuidados urgentes;
- Grupo Águas de Portugal apelou ao consumo moderado de água.
- REN alertou que a reposição total de energia demoraria várias horas;
- A corrida aos supermercados deixou prateleiras vazias;
- O caos instalou-se no trânsito com os semáforos desligados. 
Terça-feira, 29 de abril de 2025 às 08h09

Rede reposta a 100% e normalizada

O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes garantiu, esta terça-feira, que o serviço está totalmente reposto e normalizado.

Terça-feira, 29 de abril de 2025 às 07h48

Rede do Metropolitano de Lisboa continua encerrada após apagão

As estações do Metropolitano de Lisboa (ML) estavam, esta terça-feira, de manhã encerradas na sequência do apagão no abastecimento elétrico, disse à agência Lusa fonte sindical.

Terça-feira, 29 de abril de 2025 às 07h28

Escolas devem reabrir hoje e funcionar com normalidade após apagão elétrico

Os estabelecimentos de ensino de Portugal continental devem reabrir, esta terça-feira, e funcionar com toda a normalidade, após o apagão de segunda-feira, de acordo com informação do Ministério da Educação.

Terça-feira, 29 de abril de 2025 às 07h27

Retomada circulação de comboios da Fertagus às 05h00

A circulação de comboios da Fertagus, que faz a ligação entre Lisboa e a Margem Sul, está, esta terça-feira, normalizada, depois de ter estado suspensa durante segunda-feira devido ao apagão no abastecimento elétrico, informou a empresa.

Terça-feira, 29 de abril de 2025 às 01h17

Autarquia do Seixal prevê normalização do abastecimento de água durante a madrugada

A Câmara Municipal do Seixal, no distrito de Setúbal, anunciou que prevê a normalização do abastecimento de água no concelho durante a madrugada.

Em comunicado a autarquia explica que está a trabalhar para repor o normal abastecimento de água no concelho e que voltará a fazer o ponto de situação caso assim se justifique.

O abastecimento de água no concelho foi interrompido após a falha de energia elétrica  verificada em todo o país, a partir das 11:30.

Um corte generalizado no abastecimento elétrico, que afetou Portugal e Espanha, continua sem ter explicação por parte das autoridades.

Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades foram algumas das consequências do "apagão".

O restabelecimento de energia aconteceu de forma gradual ao longo do dia, começando pela zona centro do país.

O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes informou que até às 00:00 de terça-feira estavam ligadas parcialmente 424 subestações, alimentando cerca de 6,2 milhões de clientes, mas não consegue prever a reposição integral.

Terça-feira, 29 de abril de 2025 às 00h28

ANAC autoriza voos noturnos e entidades apoiam passageiros em Lisboa

O primeiro-ministro afirmou que o regulador da aviação, a ANAC, autorizou a realização de voos noturnos para que as companhias possam recuperar rapidamente atrasos e que há várias entidades coordenadas a assegurar apoio aos passageiros em Lisboa.

"A ANAC autorizou, a pedido do Governo, todos os voos norturnos por forma a assegurar uma rápida recuperação dos atrasos", disse Luís Montenegro numa declaração ao país, em Lisboa.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) disse não ter mais nenhum dado a acrescentar.

De acordo com uma portaria de 2004, está estabelecido o máximo de 91 movimentos aéreos semanais e 26 diários entre a 00h00 e as 06h00. A mesma portaria estabelece ainda que a autorização de movimentos aéreos durante o período noturno está condicionada aos níveis de ruído das aeronaves utilizadas.

Luís montenegro referiu ainda que estão a ser feitas diligências para apoiar os passageiros que se encontram no aeroporto de Lisboa.

Terça-feira, 29 de abril de 2025 às 00h26

E-Redes diz que até às 00h00 6,2 milhões de consumidores ja tinham eletricidade

O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes informou que até às 00h00 de terça-feira estavam ligadas parcialmente 424 subestações, alimentando cerca de 6,2 milhões de clientes, mas não consegue prever a reposição integral.

"Às 00h00 estão ligadas parcialmente 424 subestações, 3200MW e alimentados cerca de 6,2 milhões de clientes. Não sendo ainda possível fazer previsões da reposição integral, a E-REDES alerta para eventuais demoras na realização da mesma", refere o operador em comunicado.

Atualmente, existem cerca de 6,5 milhões de consumidores de eletricidade.

Terça-feira, 29 de abril de 2025 às 00h22

Montenegro diz que cerca de 80% da população já tem fornecimento de eletricidade

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, adiantou na segunda-feira à noite que está assegurado o fornecimento de energia a cerca de 80% da população, após o apagão maciço que afetou a Península Ibérica.

"Estará mais ou menos assegurada uma taxa de fornecimento a cerca de 80% da população", frisou Luís Montenegro aos jornalistas, à saída da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa.

O governante apelou aos que ainda não têm energia elétrica nas suas casas a manterem a tranquilidade, destacando que "não faltará muito tempo" para verem a situação normalizada.

"Aos outros que estão com a situação normalizada, devem moderar os consumos, de maneira a não provocarmos nas próximas horas alguma oscilação que possa perturbar fornecimento de energia elétrica", acrescentou.

Terça-feira, 29 de abril de 2025 às 00h12

Centros de Saúde de Almada-Seixal permanecem fechados na terça-feira

Os centros de Saúde da Unidade Local de Saúde (ULS) Almada-Seixal estarão encerrados na terça-feira e as consultas não urgentes programadas para o Hospital Garca de Orta serão canceladas devido ao apagão que afetou hoje o país.

Em comunicado, que a Lusa recebeu pelas 20h15, a ULS Almada-Seixal (ULSAS) explica que a situação será reavaliada às primeiras horas da manhã de terça-feira, altura em que será feito novo ponto de situação.

Na sequência do corte generalizado de energia e do consequente acionamento do Plano de Contingência na instituição, o conselho de administração da ULS decidiu que as unidades de cuidados de saúde primários, ou seja, os centros de saúde, permanecerão encerrados na terça-feira.

Terça-feira, 29 de abril de 2025 às 00h11

Zonas de todos os distritos do continente com energia reposta

A reposição de energia após o apagão registado esta segunda-feira de manhã abrange já zonas dos 18 distritos do continente português, segundo relatos de moradores à agência Lusa até cerca das 22h30.

De norte a sul do país (nas ilhas não houve quebra do fornecimento de energia) houve indicação, pelos residentes, da retoma progressiva do serviço de energia desde o meio da tarde (primeiro nos distritos de Santarém e Porto) e, de forma gradual, até à noite.

Em diferentes localidades houve aplausos e gritos de celebração nas ruas e às janelas.

A carregar o vídeo ...

VÍDEO: Direitos Reservados

Terça-feira, 29 de abril de 2025 às 00h01

Governo marca nova reunião de Conselho de Ministros para amanhã às 11h30

Luís Montenegro anunciou uma nova reunião de Conselho de Ministros, marcada para as 11h30 de terça-feira. 

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 23h58

Mais de 35 mil pessoas já resgatadas de comboios em Espanha

Mais de 35 mil pessoas foram resgatadas de comboios esta segunda-feira em Espanha, onde ficaram presas devido ao apagão elétrico, disse o Governo espanhol.

A perturbação nos comboios foi um dos maiores problemas causados pelo apagão desta segunda-feira em Espanha, disse o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, numa declaração país em que revelou que as forças de segurança e proteção civil já resgataram 25 mil passageiros que ficaram presos em mais de 100 comboios em todo o país.

Segundo o Governo, permanecem ainda 11 comboios com pessoas presas em "zonas mais inacessíveis".

Os comboios estão todos parados em Espanha, com o Governo a trabalhar para que os suburbanos sejam retomados "o quanto antes, nas próximas horas".

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 23h57

Metro do Porto retoma operação às 6h00 de terça-feira

A Metro do Porto vai retomar a operação às 6h00 de terça-feira, adiantou hoje fonte da empresa, após o apagão maciço que afetou a Península Ibérica ter interrompido a circulação.

Em comunicado enviado à Lusa, a Metro do Porto destacou que "está a trabalhar no sentido da reposição da operação em todas as linhas da sua rede, o que irá suceder progressivamente nas próximas horas".

A partir das 6h00 de terça-feira, como normalmente, toda a rede do Metro do Porto estará em funcionamento regular, vincou.

O "apagão" que afetou Portugal provocou a interrupção da circulação do Metro do Porto pelas 11h33 desta segunda-feira.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 23h48

Presidente da Câmara do Porto diz que situação irá normalizar no Porto nas próximas horas

O presidente da Câmara do Porto afirmou esta segunda-feira que algumas zonas da cidade já têm eletricidade, como Massarelos e Lordelo, e que nas próximas horas a situação irá normalizar, depois de o apagão ter provocado 50 ocorrências na cidade.

Em entrevista à TVI/CNN, pelas 21h10, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, avançou que algumas zonas da cidade, como Massarelos e Lordelo do Ouro, Damião de Góis (centro), Aliados e Fernão Magalhães já tinham eletricidade.

A reposição da eletricidade está a ser acompanhada no Centro de Gestão Integrada (CGI) pelo mapeamento do sistema de semaforização.

"Aquilo que dizem é que nas próximas horas a situação se vai normalizar", acrescentou, dando nota de em determinadas zonas de Aldoar e da Foz ainda estavam às escuras.

Segundo o autarca, os semáforos já estão a começar a funcionar e a recolha e limpeza do lixo será feita esta noite.

No hospital de São João e no Instituto Português de Oncologia (IPO), instituições que durante o dia tiveram de ser apoiadas pelos serviços da Proteção Civil, a eletricidade "já estava a funcionar normalmente".

Rui Moreira adiantou ainda que durante o dia o Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto registou cerca de 50 ocorrências, grande parte relacionadas com pessoas presas em elevadores.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 23h41

Eletricidade volta no Seixal mas consumidores continuam sem água

      

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 23h39

E-Redes diz que até às 22h30 quatro milhões de consumidores ja tinham eletricidade

O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes informou que até às 22h30 estavam ligadas parcialmente 276 subestações, alimentando cerca de quatro milhões de clientes, mas não consegue prever a reposição integral.

"Às 22h30 estão ligadas parcialmente 276 subestações, 3.800 MW e alimentados cerca de quatro milhões de clientes. Não sendo ainda possível fazer previsões da reposição integral, a E-Redes alerta para eventuais demoras na realização da mesma", refere o operador em comunicado.

Atualmente, existem cerca de 6,5 milhões de consumidores de eletricidade.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 22h59

CM amanhã nas bancas com tudo sobre o apagão que causou o caos em Portugal

Não perca o Correio da Manhã de terça-feira onde vai poder ler tudo sobre o apagão que causou o caos em Portugal. 

CM amanhã nas bancas com tudo sobre o apagão que causou o caos em Portugal
CM amanhã nas bancas com tudo sobre o apagão que causou o caos em Portugal FOTO: Direitos Reservados
Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 22h57

2,5 milhões de consumidores com eletricidade até às 22h00

A REN - Redes Energéticas Nacionais informou que 2,5 milhões de consumidores tinham eletricidade até às 22h00, estando apenas quatro subestações elétricas por ligar, incluindo duas zonas de maior densidade populacional, Almada Oeste e Portimão.

Em comunicado, a REN informa que até às 22:00 já tinha conseguido fazer chegar a energia a 85 das suas 89 subestações e estações de corte, no âmbito da operação de reenergização do sistema elétrico nacional, afetado pelo apagão desta manhã.

"As subestações de Trafaria, Divor, Estremoz e Portimão são as que ainda não conseguem receber energia, situação que a REN espera resolver ainda durante o dia de hoje", afirmou a gestora da rede energética nacional.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 22h53

SIBS diz que serviços estão operacionais dentro dos constrangimentos atuais

A Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), proprietária e gestora da rede Multibanco, afirma que os serviços prestados pela empresa estão a funcionar, ainda que dentro dos constrangimentos atuais do apagão.

Na sequência da falha de eletricidade verificada em toda a Península Ibérica, e contactada pela Lusa, a SIBS informou que "está desde o primeiro momento a acompanhar a situação, estando as equipas a trabalhar para manter o normal funcionamento dos serviços prestados pela empresa".

Atualmente, "os serviços prestados pela SIBS estão operacionais e a funcionar dentro dos constrangimentos atuais", anunciou a empresa de pagamentos, que detém o MB Way.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 21h56

Meo, NOS e Vodafone com serviços normalizados onde energia foi reposta

As operadoras de comunicações Meo, Vodafone e NOS estão com os serviços normalizados nos locais onde a energia foi reposta, disseram hoje as respetivas fontes oficiais.

"A Meo confirma que os serviços já se encontram normalizados nas zonas onde a energia já foi reposta", disse fonte oficial.

"A nossa prioridade é garantir que as telecomunicações vão sendo restabelecidas, a par da reposição de energia. (...) Continuamos empenhados em garantir os serviços críticos que são fundamentais para o país e para os nossos clientes".

A NOS está a recuperar comunicações à medida que a energia é reposta no país, disse hoje à Lusa fonte oficial da operadora de telecomunicações. 

A mesma fonte adiantou que a operadora está a fazer uma gestão otimizada do espetro. 

Por sua vez, a Vodafone acrescentou que "tem estado a trabalhar para garantir a funcionalidade dos serviços essenciais e o menor impacto possível da falha energética nas suas redes".  

Nesse sentido, "à medida que a rede elétrica for sendo reposta, nas diferentes zonas do país, a Vodafone restabelecerá de igual modo o seu serviço".  

A operadora "aconselha os clientes a colocar o telemóvel em 'modo de voo' e retirar de seguida, para desta forma forçar uma atualização e novo registo na rede". 

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 21h51

E-Redes repôs eletricidade em cerca de 2 milhões de casas até às 21h30

O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes informou que até às 21h30 estavam ligadas parcialmente 147 subestações, alimentando cerca de dois milhões de clientes, mas não consegue prever a reposição integral.

"Às 21h30 estão ligadas parcialmente 147 subestações, 1.500 megawatts (MW) e alimentados cerca de dois milhões de clientes", disse fonte oficial da empresa à Lusa. Atualmente, existem cerca de 6,5 milhões de consumidores de eletricidade.

No entanto, a E-Redes refere que ainda não é possível fazer previsões da reposição integral, alertando para eventuais demoras na realização da mesma.

A E-Redes "tem mobilizado todo o dispositivo operacional dedicado à execução deste plano, para poder restabelecer a distribuição de energia em território nacional. O plano de reposição da E-Redes é acionado em consequência e em estreita dependência da reposição realizada pela REN", acrescenta.

"Face aos problemas que estão a afetar a rede elétrica nacional, a E-Redes colocou em ação o Plano Operacional de Atuação em Crise, no estado máximo de Emergência às 11:30 desta manhã, com o objetivo de proceder à reposição da energia de forma mais célere possível.

"O Operador de Rede de Distribuição (E-Redes) tem mobilizado todo o dispositivo operacional dedicado à execução deste plano para poder restabelecer a distribuição de energia em território nacional", destaca.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 21h13

Aeroporto de Lisboa já tem eletricidade. Centenas de passageiros ainda sem malas

O Aeroporto de Lisboa já tem eletricidade, mas centenas de passageiros ainda aguardam a entrega de bagagem.

A ANA Aeroportos pede aos passageiros que, antes de se dirigirem até ao Aeroporto Humberto Delgado, contactem as companhias aéreas para obterem informação sobre o estado dos voos.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 20h55

PSP reforça policiamento durante a noite nas cidades sem luz

A PSP vai reforçar o policiamento esta segunda-feira à noite nas cidades que estão sem eletricidade, em especial nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, disse à Lusa fonte desta polícia.

A mesma fonte adiantou que o policiamento vai ser reforçado durante a noite, uma vez que não há iluminação pública e os sistemas de alarmes de segurança não estão a funcionar.

Segundo a PSP, o trânsito esteve muito complicado ao fim da tarde desta segunda-feira nas saídas de Lisboa, nomeadamente nas pontes 25 de abril e Vasco de Gama, Autoestrada 1, A8, A5 e IC19, mas por volta das 19:45 a situação estava mais calma.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 20h47

Eletricidade começa a regressar a algumas zonas da Grande Lisboa

Algumas zonas de Lisboa, nomeadamente em Sete Rios e na zona do Marquês de Pombal, já têm energia. No centro de Lisboa, os semáforos já estão a funcionar. 

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 20h42

ULS de Lisboa cancela consultas, cirurgias e exames devido a apagão elétrico. Garcia de Orta também cancela consultas

As consultas programadas não urgentes do Hospital Garcia de Orta estarão canceladas esta terça-feira, à exceção das consultas de hematologia, oncologia, pneumologia oncológica e hospitais de dia.

Na ULS de Lisboa, estão canceladas consultas, cirurgias e exames. 

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 20h38

Abastecimento de energia já foi reposto nas subestações do Carregado e Sacavém

O abastecimento de energia já foi reposto nas subestações do Carregado e Sacavém, anunciou a REN, sendo estes considerados passos essenciais para reabastecer Lisboa. 

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 20h19

Já há 750 mil consumidores com eletricidade, diz a REN

    

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 20h08

Carlos Moedas pede calma e reforça que não há vítimas do apagão

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, pediu calma e apelou a que os cidadãos só se desloquem caso seja necessário e que o façam preferencialmente a pé ou autocarros da Carris que, como já tinha sido noticiado, são gratuitos esta segunda-feira. Reforçou também que não há registo que quaisquer vítimas de acidentes do apagão.

Carlos Moedas afirmou que a Câmara de Lisboa está em contacto com várias instituições e está disponível para prestar auxílio caso seja necessário. 

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 20h00

Castelo Branco ativa plano de emergência e apela a moderação no consumo de água

A Câmara Municipal de Castelo Branco ativou hoje o plano municipal de emergência e pede contenção no consumo de água, na sequência do corte generalizado de energia elétrica.

"Ativámos o plano municipal de emergência e a nossa preocupação é assegurar o funcionamento dos serviços essenciais como forças de segurança, hospital e o abastecimento de água", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco à agência Lusa.

Leopoldo Rodrigues disse esta tarde que não está em causa o abastecimento público de água à população, mas pediu "contenção" no consumo.

A autarquia está também a garantir o funcionamento de uma farmácia no bairro da Carapalha.

As escolas e as instituições particulares de solidariedade social estão também nas prioridades do município.

A Proteção Civil Municipal vai reunir-se novamente às 23:00 para fazer uma avaliação da situação.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 19h57

GNR escolta transporte de combustíveis para infraestruturas críticas

A GNR reforçou o policiamento e a vigilância em zonas como hospitais e postos de abastecimento de combustível e está a garantir a escolta ao transporte de combustíveis para as infraestruturas mais críticas devido ao apagão de hoje.

Numa informação enviada à agência Lusa via WhatsApp, por ter o sistema de 'e-mail' em baixo devido ao apagão, a Guarda Nacional Republicana (GNR) adianta que, em coordenação e estreita articulação com as demais entidades competentes, está "a realizar e a garantir a escolta ao transporte de combustíveis para as infraestruturas mais críticas, nomeadamente hospitais, entre outros".

Está ainda a reforçar o policiamento e a vigilância nas áreas mais críticas, nomeadamente nas áreas comerciais, bem como nos postos de abastecimento de combustíveis.

A GNR apela à calma e à serenidade da população até ser ultrapassada esta situação, dedicando "especial atenção à circulação rodoviária", uma vez que a sinalização luminosa está temporariamente indisponível.

"Continuamos disponíveis para apoiar e auxiliar todos, através dos contactos telefónicos habituais ou através do posto policial mais próximo", adianta.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 19h34

Espanha declara estado de emergência devido ao corte de eletricidade

O Ministério do Interior de Espanha declarou, esta segunda-feira, o estado de emergência após um apagão elétrico a nível nacional que atingiu a maior parte da Península Ibérica, de acordo com a Reuters.

O ministério acrescentou que o estado de emergência será aplicado nas regiões que o solicitarem.

Até ao momento, Madrid, Andaluzia e Extremadura solicitaram ao governo central que assumisse a ordem pública e outras funções.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 19h30

Montenegro garante que está a ser feito um trabalho conjunto para responder à falha elétrica

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, garantiu, esta segunda-feira, que está a ser feito um trabalho conjunto para responder à falha elétrica que ainda está a afetar o País.

Leia aqui a notícia completa.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 19h28

Jogo de futsal entre Sporting de Braga e Caxinas adiado para terça-feira

O jogo de futsal entre o Sporting de Braga e o Caxinas, da 20.ª jornada da Liga portuguesa, foi adiado para terça-feira, devido à falha generalizada de energia, anunciou esta segunda-feira o clube minhoto.

Em comunicado, o Sporting de Braga refere que o encontro, previsto para as 20h30 desta segunda-feira foi reagendado para as 21h00 de terça-feira.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 19h25

ANA Aeroportos afasta possibilidade de partidas de voos de Lisboa até às 22h00

A ANA Aeroportos disse hoje que, com a informação atualmente disponível sobre a falha de eletricidade, não são esperadas partidas de voos do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, até às 22h00.

"No aeroporto de Lisboa a operação mantém-se condicionada, com alimentação por geradores de emergência, tendo nas últimas duas horas chegado quatro voos e partido outros quatro", adiantou também a gestora aeroportuária, em comunicado.

Nos aeroportos do Porto e Faro, para onde estão a ser desviados voos de Lisboa, "a operação continua a decorrer com as limitações decorrentes da situação".

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 19h19

Situação tranquila no Algarve mas aumentam idas ao supermercado e bombas de gasolina

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Algarve disse esta segunda-feira que a situação na região é "tranquila", apenas com "algum aumento" do número de pessoas nos supermercados e nas bombas de gasolina.

"A situação é tranquila, com algum aumento dos fluxos nos supermercados, tendo a maior deles entretanto encerrado, e algumas filas nas bombas de gasolina", disse António Miguel Pina numa conferência de imprensa para fazer o ponto da situação da falha de energia que também afeta a região.

Segundo António Miguel Pina, que também é o presidente da Câmara de Olhão e presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, o Comando Regional de Operações do Algarve reuniu-se pouco depois do início do "apagão" tendo concluído que há "três preocupações principais".

Em primeiro lugar o Hospital de Faro reportou a necessidade de abastecer o seu gerador com combustível até ao final do dia.

"Temos dois veículos para fazer o abastecimento seja do Hospital de Faro, seja no de Portimão, um pouco mais tarde", disse o autarca.

Em segundo lugar, "foi detetada alguma incapacidade" de abastecimento no sistema por parte da empresa Águas do Algarve.

Finalmente, vão ser colocados dois geradores até ao final do dia na Vila de Sagres, concelho de Vila do Bispo, para assegurar o abastecimento de água à povoação.

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil do Algarve assegurou que "a situação é normal" no Aeroporto Internacional de Faro, tendo esta infraestrutura uma capacidade de cinco dias para trabalhar autonomamente, com recurso a geradores.

"No aeroporto não há situação de alarme, tanto mais que o problema deve ser resolvido até ao fim do dia ou nas primeiras horas do dia seguinte", disse António Miguel Pina.

Quanto à situação nas escolas do distrito, o responsável assegurou que a sua "grande generalidade" manteve-se em funcionamento até ao final do dia, tendo todas elas distribuído o almoço aos alunos.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 19h14

INEM sem contacto com alguns meios próprios desde meio da tarde

O INEM está sem conseguir contactar alguns meios próprios, seja via telemóvel, seja através do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), contaram à Lusa funcionários do instituto.

Segundo uma das fontes ouvidas pela Lusa, o acionamento de meios atrasou em mais de 100 chamadas e cerca de 400 foram perdidas.

Pelas 18:00, a mesma fonte disse que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estava sem contacto com alguns meios próprios, entre ambulâncias, motos e Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER).

Em declarações à Lusa, um outro funcionário do INEM exemplificou estas dificuldades de contacto, dizendo que a ambulância do Fundão foi deslocada para os bombeiros porque "era a única forma de ter contacto com o CODU [Centro Operacional de Doentes Urgentes]".

Desde o final da manhã, quando uma falha geral de energia afetou a Península Ibérica, a mesma fonte disse que se perderam mais de 100 chamadas feitas para o 112.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 19h00

Líder do PSD cancela participação em congresso do PPE em Valência

O líder do PSD e primeiro-ministro cancelou hoje a sua participação no congresso do Partido Popular Europeu, em Valência (Espanha), devido ao apagão da rede elétrica que afeta todo o território de Portugal Continental.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h58

"Cerca de 5 a 6 horas" para repor eletricidade na Grande Lisboa e 2 horas no Porto, avança a REN

O administrador da REN, João Faria Conceição, falou, esta tarde de segunda-feira, devido ao apagão registado em Portugal e Espanha.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h57

ULS Lezíria mantém atividades de urgência e Médio Tejo garante funcionamento com três geradores

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria vai manter apenas a atividade de urgência até ao restabelecimento da energia elétrica, enquanto a ULS do Médio Tejo está a operar com o auxílio de três geradores de energia, revelaram hoje as instituições.

"Devido a uma falha generalizada no fornecimento de energia, a atividade da ULS Lezíria estará condicionada previsivelmente nas próximas 72 horas, sendo prioritária a resposta a situações urgentes. As consultas hospitalares e os cuidados de saúde primários serão cancelados durante este período", afirmou a ULS Lezíria em comunicado.

A ULS acrescentou ainda que as unidades de cuidados de saúde primários se manterão em funcionamento para garantir o atendimento de casos urgentes" e apelou aos utentes para que contactem o SNS 24 (808 24 24 24) antes de se dirigirem às urgências.

Já a ULS do Médio Tejo informou que as suas unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas estão a operar com o auxílio de três geradores de energia, que garantem "o abastecimento contínuo de energia a todas as unidades hospitalares".

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h55

SATA com alterações nos voos ativa Centro de Gestão de Crise

O grupo de aviação SATA anunciou hoje a ativação do Centro de Gestão de Crise devido ao apagão que afeta a península ibérica e revelou que a falha na eletricidade motivou alterações nos voos.

"O grupo SATA informa que procedeu à ativação do seu Centro de Gestão de Crise, de forma a assegurar uma monitorização permanente da situação e uma resposta coordenada às necessidades operacionais e de assistência aos passageiros", lê-se em comunicado.

Apesar de os Açores não terem sido diretamente afetados pela falha de eletricidade, a transportadora aérea adianta que a "programação de alguns voos sofreu alterações".

"A companhia aérea está a proceder ao contacto direto com todos os passageiros cujas viagens foram impactadas, informando-os das alternativas disponíveis para a sua deslocação", garante a SATA.

A falha de eletricidade que afetou hoje o continente português não teve impactos diretos nos Açores, mas foram implementadas medidas preventivas para garantir o melhor funcionamento dos sistemas, indicou à Lusa o Governo Regional.

Segundo fonte oficial do executivo (PSD/CDS-PP/PPM), "o Governo dos Açores acompanha com atenção os desenvolvimentos relacionados com a falha elétrica que está a afetar o território de Portugal continental e outras regiões da Europa".

"Embora, até ao momento, não se registem impactos diretos na Região Autónoma dos Açores, foram implementadas algumas medidas preventivas de forma a garantir o melhor funcionamento dos sistemas autónomos internos", lê-se numa nota enviada à Lusa.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h55

Imagens mostram longas filas em supermercado após apagão

A carregar o vídeo ...

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h54

Fornecimento de energia da rede regressa ao Hospital Santos Silva em Gaia

O fornecimento de eletricidade da rede foi hoje à tarde retomado no Hospital Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, disse fonte oficial à Lusa, depois de a unidade ter estado a funcionar com recurso a geradores.

Fonte oficial da Unidade Local de Saúde (ULS) de Gaia/Espinho (distrito do Porto) adiantou, às 18:26, que "o Hospital Eduardo Santos Silva já está com a energia da rede reposta".

Uma falha de eletricidade afeta desde as 11:30 de Lisboa toda a Península Ibérica.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h53

Transtejo e Soflusa com barcos grátis hoje enquanto houver passageiros

A Transtejo e a Soflusa, que ligam por barco Lisboa à margem sul do Tejo, têm hoje carreiras gratuitas enquanto houver passageiros, para minimizar os efeitos do corte generalizado de energia elétrica, informou fonte do Ministério das Infraestruturas.

Segundo a mesma fonte, as carreiras são gratuitas desde as 13h00/14h00 e enquanto existirem passageiros para transportar.

A REN -- Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h53

Aeroporto de Lisboa bloqueado entre quem chega e quem quer partir

Milhares de passageiros ficavam hoje presas no aeroporto de Lisboa, com muitos à espera de ligações adiadas sem data, por causa do corte geral de eletricidade no país.

À porta do terminal, centenas concentram-se às portas, depois de os serviços terem bloqueado a entrada, por falta de voos.

Na zona internacional, há quem tenha falhado a partida por alguns minutos.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h28

Site da REN que monitoriza consumos elétricos está em baixo

A parte do site da REN que monitoriza os consumos elétricos está em baixo.
"Pedimos desculpa por qualquer inconveniente que esta situação lhe possa provocar. Contamos ser breves", lê-se na nota deixada no site.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h26

Várias zonas dos distritos de Santarém e Porto já estão com energia

O fornecimento de energia foi restabelecido esta segunda-feira à tarde pelo menos em algumas zonas dos distritos de Santarém e do Porto, disseram à Lusa moradores das áreas abrangidas e entidades oficiais.

A REN - Redes Energéticas Nacionais avançou que a produção de eletricidade nas centrais hídrica de Castelo de Bode (localizada no concelho de Abrantes, distrito de Santarém) e termoelétrica da Tapada do Outeiro (Gondomar, distrito do Porto) foi recuperada, estando em curso um processo "muito gradual" de retoma dos consumos.

No distrito de Santarém, a energia está a ser retomada de forma parcial e progressiva em alguns concelhos do Médio Tejo, indicou fonte do Sub-comando da Proteção Civil.

Segundo a mesma fonte, Abrantes foi o primeiro município desta área a ver restabelecida a energia elétrica, cerca das 16h00, e o fornecimento estendeu-se depois a algumas zonas dos concelhos do Entroncamento, Mação, Sardoal, Tomar e Torres Novas.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h23

Restaurantes parados ou a funcionar parcialmente e AL com dificuldades no 'check-in'

O apagão de energia que está a afetar Portugal impediu restaurantes e alojamentos turísticos de operar enquanto outros estão a funcionar apenas parcialmente, disse à Lusa a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

"Este incidente está a gerar impactos negativos nos setores representados pela AHRESP como, por exemplo, restaurantes e alojamentos turísticos a não conseguirem operar, enquanto outros apenas funcionam parcialmente", disse à Lusa a secretária-geral desta associação, Ana Jacinto.

Referindo que a AHRESP "acompanha com grande preocupação" esta falha no fornecimento de eletricidade, Ana Jacinto adiantou que apenas os restaurantes com sistemas que não dependem de energia elétrica (fornos a lenha, grelhadores ou fogões a gás) conseguiram hoje servir almoços.

A instabilidade elétrica, precisou, compromete também o funcionamento dos equipamentos de frio, "essenciais para a conservação dos alimentos dentro dos parâmetros de segurança alimentar".

Mas ainda que no imediato muitos estabelecimentos consigam acondicionar os produtos, a situação "não será sustentável por muito mais tempo, podendo resultar em perdas de produtos" e, consequentemente, em eventuais prejuízos financeiros.

O normal funcionamento dos restaurantes está também a ser afetado pelo facto de "grande parte dos sistemas de pagamento eletrónico" se encontrarem "inoperacionais".

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h22

Meo reconfigura rede e limita uso de dados móveis para garantir serviços essenciais

A Meo reconfigurou a sua rede, limitando o uso de dados móveis para garantir a funcionalidade dos serviços essenciais e apela para que os clientes façam um uso responsável das comunicações até à reposição da energia.

"Face à falha de energia que afeta Portugal Continental, a Meo ativou de imediato o seu plano de contingência, com o objetivo de garantir a máxima estabilidade e continuidade dos serviços", disse a operadora da Altice Portugal, no seu último ponto de situação.

"Para reforçar a autonomia da sua rede móvel, dada a imprevisibilidade da reposição de energia, a Meo reconfigurou a sua rede, limitando a utilização de dados móveis e apelando aos seus clientes que façam um uso responsável das comunicações móveis até que a situação seja totalmente normalizada", acrescentou a mesma fonte.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h22

Von der Leyen fala com Montenegro e promete ajudar o País

A presidente da Comissão Europeia garantiu ao primeiro-ministro de Portugal que o executivo comunitário vai ajudar o País a restabelecer a rede elétrica, após um apagão que parou o território continental.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h20

Mais de 100 portugueses retidos em Marrocos após cancelamento dos voos

Jornalista do NOW está entre os mais de 100 portugueses retidos em Marrocos, devido ao cancelamento de voos para Lisboa após o apagão registado esta segunda-feira. 

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h17

Já há eletricidade em algumas zonas do Entroncamento, de Paços de Ferreira e de Castelo Branco

      

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h13

Câmara da Guarda recorre a geradores para assegurar abastecimento de água

A Câmara da Guarda vai recorrer a geradores, que já contratualizou, para manter o abastecimento de água ao concelho, na sequência do apagão energético, disse hoje o presidente do município.

Sérgio Costa, na reunião de Câmara, explicou ainda que a autarquia está a poupar combustível para apoiar os geradores da Unidade Local de Saúde (ULS).

O autarca revelou que está a ser ponderado ainda o fecho ou não das escolas durante o dia de terça-feira.

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda já tinha revelado hoje que vai manter apenas a atividade de urgência até ao restabelecimento da energia elétrica, revelou hoje a instituição, em comunicado.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h13

Câmara de Viseu apela à poupança de água

A Câmara de Viseu apelou hoje à poupança de água, na sequência do apagão energético que atingiu a Península Ibérica.

Numa nota publicada nas redes sociais, a Câmara recordou que a poupança de água é também essencial, "uma vez que os sistemas de abastecimento encontram-se condicionados e com pouca pressão, em consequência da falha elétrica, e a água está a ser fornecida através dos reservatórios".

"Considerando a situação atual em Portugal e na Europa, designadamente o apagão de energia elétrica que nos afeta particularmente, o Município de Viseu apela à comunidade para um consumo regrado e consciente de recursos essenciais ao quotidiano", revelou a autarquia.

O município apelou ainda à diminuição da produção de resíduos.

"A autarquia apela ainda ao uso ponderado dos números de emergência, para que as linhas possam estar desimpedidas e assegurar a resposta a situações críticas e urgentes. Neste momento, o Município encontra-se atento e a trabalhar de forma concertada, com outras entidades do concelho, com vista a garantir um funcionamento adequado dos serviços essenciais junto da comunidade".

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h13

REN antecipa conferência de imprensa para as 18h30

A REN - Redes Energéticas Nacionais antecipou a conferência de imprensa para as 18h30 - inicialmente prevista para as 20h00 - sobre o corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês.

As explicações vão ser dadas pelo administrador da empresa, João Faria Conceição, confirmou fonte oficial da gestora das redes elétricas nacionais à Lusa.

A REN -- Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h12

Sánchez diz que se desconhecem causas e energia voltará "em breve" a toda Espanha

Espanha espera recuperar o abastecimento de eletricidade em todo o país "em breve", após o apagão de hoje, disse o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, que garantiu que se desconhecem as causas do corte e apelou à responsabilidade dos cidadãos.

Segundo Sánchez, houve hoje "uma forte oscilação, em termos técnicos, no sistema elétrico europeu, que desencadeou a interrupção do abastecimento em toda a Península Ibérica e algumas zonas do sul de França", mas não existe ainda "informação conclusiva sobre os motivos deste corte".

"Os técnicos da Red Elétcrica [a distribuidora espanhola de energia] estão a trabalhar para determinar as causas e solucionar o problema o mais depressa possível", afirmou Sánchez, que considerou que a prioridade e o mais importante neste momento é voltar a garantir o abastecimento de energia em todo o país.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h11

Emissão da RTP está a ser afetada por falha de energia e comunicações

A emissão da RTP está a ser afetada por falha da energia e comunicações em todo o país, de acordo com informação da estação pública, que ativou o plano de emergência, de acordo com fonte oficial.

A RTP tem estado a indicar que a sua emissão está a ser afetada pelo apagão que afeta Portugal e outros países europeus, desde o início da manhã.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da RTP disse que o plano de emergência foi ativado e que foram mandadas todas as pessoas não essenciais para casa, com o objetivo de concentrar a energia para os meios essenciais, como emissão, estúdios, entre outros.

As antenas de rádio estão numa emissão em simultâneo, exclusivamente dedicadas a este especial informação desde as 16:00.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h11

Adiados jogos das I e II Ligas de futebol

O jogo Casa Pia-Estoril Praia, da 31.ª jornada da I Liga, e os dois encontros da II Liga previstos para hoje foram adiados devido à falha generalizada de energia, anunciou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

"Devido à falha de energia que afetou Portugal continental, assim como vários países da Europa, os jogos previstos para esta segunda-feira, referentes às jornadas 31 da Liga Portugal e da Liga Portugal 2, foram adiados para data a anunciar assim que a situação esteja normalizada".

O encontro Casa Pia-Estoril Praia, como início previsto para as 20:15, deveria encerrar a 31.ª jornada da I Liga, enquanto na II Liga, estavam previstos, ambos com início às 18:00, os encontros Benfica B-Mafra, e Desportivo de Chaves-Alverca.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h10

Produção nas centrais de Castelo de Bode e da Tapada do Outeiro recuperada. Abastecimento a hospitais é prioridade

A REN (Redes Energéticas Nacionais) informou, esta segunda-feira, que na sequência do corte de energia elétrica que afetou Portugal Continental e Espanha, já foi possível recuperar a produção nas centrais hídrica de Castelo de Bode e termoelétrica da Tapada do Outeiro.

"Com esta produção, está em curso um processo muito gradual de retoma dos consumos, em primeiro lugar na região destas centrais e progressivamente em zonas adjacentes", refere a empresa em comunicado a que o CM teve acesso.

A REN afirma que estão a ser preparadas as ações necessárias para retomar, em primeiro lugar, o abastecimento a pontos de consumo prioritários, como hospitais, forças de segurança, aeroportos e vias ferroviárias e rodoviárias.

A REN vai fazer uma conferência de imprensa às 18h30.


Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 18h01

Maria nascida ainda na II Guerra Mundial só saiu à rua para comprar pilhas para o rádio

Maria do Amparo nasceu ainda a II Guerra Mundial não tinha acabado e esta segunda-feira saiu à rua, porque a luz lhe faltou, apenas para comprar pilhas para o rádio.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 17h56

Carregar o telemóvel, abastecer e comprar velas entre as prioridades em Caminha

Enquanto o gerador do supermercado funcionar, é lá que se carrega o telemóvel, se tira dúvidas sobre pilhas e se compra "o essencial", que hoje inclui velas e fósforos, porque "ninguém sabe o que vai acontecer" com o apagão.

Abastecer o carro de gasóleo ou gasolina também é prioritário em Vila Praia de Âncora, concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, como se percebe até ao longe, pelo som das buzinadelas na fila de automóveis num dos postos de combustível, a aumentar à medida que a tarde passa e as pessoas tentam precaver-se perante a falha de eletricidade que afetou hoje, a partir das 11:30, Portugal e outros países europeus.

Aos dois supermercados da vila dirigiam-se também cada vez mais pessoas pelas 15:30, depois de um pico de afluência pela hora de almoço, para comprar "coisas básicas" como enlatados, leite, fósforos e "velas de cemitério, que também queimam", como observa Sílvia Casqueira, de 34 anos.

Sílvia estava de folga, e até já tinha a dispensa cheia, mas perante as notícias do apagão ainda foi buscar areia para os animais, "tudo o que se possa cozinhar com gás, como massa e arroz", e a iluminação que lhe vai permitir ocupar a noite.

"Tenho livros para ler. Por isso é que comprei as velas", explicou.

No interior do estabelecimento comercial, a aparente calma era agitada pela partilha de informações contraditórias sobre o que terá motivado a falha de luz, sem que ninguém soubesse bem explicar a causa ou a origem da informação.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 17h54

Cabo Verde Airlines cancela voo Praia - Lisboa

A Cabo Verde Airlines cancelou um voo que hoje devia ligar Praia, capital do arquipélago, e Lisboa, devido às perturbações no Aeroporto Internacional Humberto Delgado causadas pelo apagão de energia elétrica na península ibérica.

"O voo VR607 acaba de ser cancelado devido às condições anormais no aeroporto de Lisboa", anunciou a companhia, na Internet.

A Cabo Verde Airlines garante "assistência aos passageiros afetados" e pede que sigam as informações enviadas por correio eletrónico e publicadas nas redes sociais.

Entretanto, segundo as plataformas públicas de monitorização aérea, o voo da TAP que habitualmente liga Praia à capital portuguesa com partida ao princípio da tarde descolou às 15:00 (17:00 em Lisboa), com duas horas e meia de atraso, e encontra-se a caminho de Portugal.

Centenas de voos foram hoje cancelados no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e vários desviados para outros aeroportos, devido à falha de eletricidade que está a afetar a Península Ibérica, segundo a página oficial na internet da ANA Aeroportos.

A Lusa contactou a ANA acerca deste assunto e aguarda mais informações.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 17h54

Nove das 15 regiões de Espanha afetadas voltam a ter eletricidade

O abastecimento de eletricidade em Espanha foi já reposto parcialmente em nove das 15 regiões autónomas do país afetadas pelo apagão de hoje, disse a empresa distribuidora de energia Red Eléctrica.

Segundo a empresa, há já eletricidade em várias zonas da Catalunha, Aragão, País Basco, Galiza, Astúrias, Navarra, Castela e Leão, Extremadura e Andaluzia, todas no norte, sul e oeste de Espanha.

A Red Eléctrica, segundo um comunicado, continua "a trabalhar em coordenação com as empresas do setor para retomar paulatinamente o serviço em todo o território" continental de Espanha.

A empresa lembra que "o sistema elétrico" teve hoje de manhã "um zero energético na Espanha peninsular e Portugal".

Após o apagão, que ocorreu por volta das 11:30 de Lisboa, a Red Eléctrica anunciou que restaurar o fornecimento de energia em Espanha levaria entre seis e 10 horas.

A empresa escusou-se a avançar causas do apagão, mas adiantou ser um "incidente excecional", provocado por uma flutuação muito brusca no fluxo de energia da rede, de origem desconhecida, que provocou a desconexão de Espanha do restante sistema elétrico europeu.

A falha de energia atingiu toda a Espanha e Portugal, além de algumas zonas de França, deixando inoperacionais redes de metropolitano e comboios, linhas telefónicas, semáforos e caixas multibanco.

O Governo espanhol revelou que a circulação de comboios de média e longa distância, que está totalmente parada, não deverá ser retomada hoje.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 17h53

ULS da Guarda apenas mantém atividade de urgência

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda vai manter apenas a atividade de urgência até ao restabelecimento da energia elétrica, revelou hoje a instituição, em comunicado.

"Até ao restabelecimento da energia elétrica, a ULS da Guarda manterá apenas a atividade de urgência, ou seja, a atividade absolutamente essencial para salvaguardar a vida dos doentes. Antes de ir à urgência, ligue 808 24 24 24", apelou a ULS.

Numa nota de imprensa, a ULS informou que "teve de proceder a algumas alterações para poder continuar a assegurar os serviços de saúde com segurança".

Assim, os Serviços de Urgências Obstétricas e Serviço de Urgências Pediátricas vão passar a funcionar no edifício da consulta externa (pavilhão novo).

Foram também canceladas as consultas agendadas para terça-feira, exceto as do Hospital de Dia de Oncologia.

"A Unidade Local de Saúde da Guarda informa que face aos atuais constrangimentos energéticos estão a ser implementadas ainda outras medidas de contingência na instituição. A ULS da Guarda dispõe de geradores a gasóleo para garantir a energia de emergência, estando desta forma assegurada a segurança dos nossos doentes".

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 17h52

Centenas de voos cancelados em Lisboa e vários desviados

Centenas de voos foram hoje cancelados no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e vários desviados para outros aeroportos, devido à falha de eletricidade que está a afetar a Península Ibérica.

Segundo a página oficial na internet da ANA Aeroportos, entre partidas e chegadas, são centenas os voos que foram cancelados no aeroporto de Lisboa.

Adicionalmente, no 'site' são também indicados vários voos desviados para outros aeroportos.

A Lusa contactou a ANA acerca deste assunto e aguarda mais informações.

A PSP reforçou hoje o policiamento no aeroporto de Lisboa com polícias do Corpo de Intervenção para auxiliar a gestora da infraestrutura na "manutenção da ordem pública", disse à Lusa fonte policial, adiantando que o terminal 2 está encerrado.

Fonte oficial da Polícia de Segurança Pública avançou que o aeroporto de Lisboa está "fortemente condicionado" devido à falta de eletricidade em Portugal continental, precisando que o terminal 2, onde operam as companhias aéreas de baixo custo, está encerrado.

A ANA acionou os geradores de emergência, possibilitando o essencial da operação no Porto e em Faro, mas Lisboa com mais limitações, disse à Lusa fonte oficial da gestora aeroportuária.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 17h43

Recuperada produção de eletricidade nas centrais de Castelo de Bode e Tapada do Outeiro

A REN -- Redes Energéticas Nacionais avançou que a produção de eletricidade nas centrais hídrica de Castelo de Bode e termoelétrica da Tapada do Outeiro foi recuperada, estando em curso um processo "muito gradual" de retoma dos consumos.

"Nesta altura, foi possível recuperar a produção nas centrais hídrica de Castelo de Bode e termoelétrica da Tapada do Outeiro. Com esta produção, está em curso um processo muito gradual de retoma dos consumos, em primeiro lugar na região destas centrais e progressivamente em zonas adjacentes", informou a gestora do sistema elétrico nacional, em comunicado.

A REN adiantou ainda que "estão igualmente a ser preparadas as ações necessárias para retomar, em primeiro lugar, o abastecimento a pontos de consumo prioritários, como hospitais, forças de segurança, aeroportos e vias ferroviárias e rodoviárias".

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 17h40

Bombeiros confirmam que há zonas de Gaia com energia

Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia confirmaram ao CM que algumas zonas já têm energia. 

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 17h29

Pedro Sánchez, admite "não saber causa do apagão" mas não descarta "nenhuma hipótese"

Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, admite "não saber causa do apagão" que afetou Espanha e Portugal, mas não descarta "nenhuma hipótese".

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 17h25

REN faz conferência de imprensa às 20h00

A REN - Redes Energéticas Nacionais vai fazer uma conferência de imprensa às 20h00 sobre o corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês.

As explicações vão ser dadas pelo administrador da empresa, João Faria Conceição, confirmou à Lusa fonte oficial da gestora das redes elétricas nacionais.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 17h06

Ministério da Educação recomenda que pré-escolar e 1.º ciclo mantenham os alunos na escola

O Ministério da Educação recomendou que os estabelecimentos do pré-escolar e 1.º ciclo mantenham os alunos na escola até à chegada dos encarregados de educação ou até ao horário do transporte escolar, na sequência da falha energética.

"Relativamente à educação pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico, as crianças/alunos devem permanecer na escola até os encarregados de educação os recolherem ou até ao horário dos respetivos transportes escolares", escreve o Ministério da Educação, Ciência e Inovação.

Na orientação enviada às escolas, a que a Lusa teve acesso, na sequência da falha de energia que está a afetar a Península Ibérica, o Ministério sublinha que os diretores têm a competência para decidir sobre as condições de funcionamento de cada escola, "sendo que a prioridade absoluta é a segurança" dos alunos.

No caso dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundária, os diretores devem avaliar caso a caso, "tendo em conta que a organização dos transportes é muito diversa a nível nacional, assegurando-se sempre soluções que privilegiem a segurança" dos alunos. 

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 17h04

Sistema de Segurança Interna garante que todas "as operações essenciais" estão asseguradas

O Sistema de Segurança Interna (SSI) garantiu esta segunda-feira que todas "as operações essenciais" estão a ser asseguradas e apelou à população para que "se mantenha tranquila, adote medidas de gestão responsável e evite consumos desnecessários".

"O processo de reposição da rede elétrica está em curso. No entanto devido à extensão e complexidade da situação, poderá demorar até que o fornecimento elétrico seja totalmente restabelecido", refere o Sistema de Segurança Interna, em comunicado sobre a falta geral de eletricidade em Portugal continental.

O SSI avança que "todas as operações essenciais estão a ser asseguradas, garantindo a segurança, a proteção e o bem-estar da população", estando a situação "a ser acompanhada "de perto".

O Sistema de Segurança Interna apela a que a população se mantenha tranquila, recomendando que respeite as orientações das autoridades no terreno, reduza a velocidade e redobre a atenção durante a circulação rodoviária e evite deslocações desnecessárias. 

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 17h02

IPO de Coimbra aciona Gabinete de Crise e plano de contingência

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra acionou esta segunda-feira o Gabinete de Crise e ativou o plano de contingência na sequência do apagão energético que atingiu Portugal e Espanha, revelou a instituição.

"Pedimos a todos os doentes, visitantes e fornecedores que, antes de se deslocarem ao IPO de Coimbra, entrem em contacto através do número 239 400 200 para confirmar o funcionamento das atividades programadas. Estamos a acompanhar a situação em permanência e a trabalhar para minimizar o impacto no normal funcionamento da instituição", revelou a instituição numa nota nas redes sociais.

Questionado pela Lusa, o Ministério da Saúde esclareceu hoje que as ULS acionaram os planos de contingência para fazer face ao apagão, mas pelas 16h30 não havia registo de incidentes.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 17h00

Comboios de longa e média distância em Espanha não são retomados hoje

A circulação de comboios de média e longa distância em Espanha, parada por causa do apagão que atinge a Península Ibérica, não será retomada esta segunda-feira, disse o Governo espanhol.

"Atenção. Não é previsível que durante o dia de hoje se recupere a circulação de comboios de média e longa distância", escreveu o ministro dos Transportes espanhol, Oscar Puente, na rede social X.

O Governo está a trabalhar para que, "uma vez recuperado o abastecimento elétrico", sejam retomados todos os serviços ferroviários", acrescentou, na mesma publicação.

O apagão perturbou o fornecimento de eletricidade em toda a Península Ibérica e outros países europeus e, no caso de Espanha, parou todos os comboios, além dos metropolitanos de várias cidades.

A distribuidora de energia espanhola Red Eléctrica indicou que restaurar o fornecimento de energia depois do corte que atingiu o país, ao final da manhã, vai demorar entre seis e 10 horas.

Até agora, acrescentou a empresa, já foi recuperado o abastecimento "em várias zonas do norte, sul e oeste" de Espanha.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 16h58

Há zonas em Portimão que já têm energia

      

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 16h51

Jogos de hoje do Masters 1.000 de Madrid de ténis adiados

O apagão elétrico que está a afetar Portugal e Espanha obrigou hoje os organizadores, por motivos de segurança, a cancelarem a sessão de hoje do Masters 1.000 de Madrid em ténis.

"Por motivos alheios à organização e para garantir a segurança, o apagão geral que afetou Espanha esta segunda-feira, 28 de abril, obriga a suspender tanto a sessão diurna, como a noturna, no Mutua Madrid Open", lê-se nas redes sociais da organização do torneio de terra batida.

Os encontros entre o búlgaro Grigor Dimitrov e o britânico Jacob Fearnley, no court central, e entre o bósnio Damir Dzumhur e o italiano Matteo Arnaldi, num campo secundário foram interrompidos.

Contudo, ainda foi possível concluir alguns encontros do quadro feminino, com as vitórias da russa Mirra Andreeva e da norte-americana Coco Gauff, sobre a ucraniana Yulia Starodubtseva e a suíça Belinda Bencic, respetivamente.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 16h50

ULS Algarve suspende consultas externas, cirurgias e consultas não urgentes

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve suspendeu hoje as consultas externas, cirurgias não urgentes, consultas não urgentes nos cuidados de saúde primários e as sessões não essenciais dos hospitais de dia, informou a administração hospitalar.

Numa nota enviada à agência Lusa, a ULS do Algarve refere que os serviços críticos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) do Algarve estão "operacionais e a funcionar sem interrupções, apesar do 'apagão' energético europeu".

"Para reduzir o consumo, a atividade não urgente foi suspensa, uma medida que visa garantir a disponibilidade de energia para as áreas mais vitais do sistema de saúde", refere.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 16h49

Abrantes, Sardoal e Golegã já têm energia

A energia elétrica já foi restabelecida na freguesia do Rossio ao Sul do Tejo, no concelho de Abrantes, confirmaram vários habitantes à Agência Lusa. Na mesma linha, alguns estabelecimentos comerciais já abriram portas e encontram-se em funcionamento, disseram.

O CM sabe que em Sardoal e na Golegã já há energia elétrica. 

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 16h47

Superpolícia afirma que "poderá demorar" a repor eletricidade

O Sistema de Segurança Interna (SSI), que coordena as forças e serviços de segurança e informações, assegura, em comunicado, sobre o apagão de energia elétrica que se verifica desde as 11h30, que “as autoridades nacionais estão a trabalhar desde o primeiro minuto, para assegurar a reposição de todos os serviços com a maior brevidade possível, de forma a minimizar o impacto para o país”. “O processo de reposição da rede elétrica está em curso. No entanto, devido à extensão e complexidade da situação, poderá demorar até que o fornecimento elétrico seja totalmente restabelecido”.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 16h43

Suspensas temporariamente visitas e atividades não urgentes na ULS Amadora/Sintra

A Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora/Sintra suspendeu temporariamente as visitas e os serviços clínicos não urgentes devido ao corte de energia em Portugal continental, mantendo-se asseguradas as atividades urgentes, emergentes e inadiáveis.

"Devido ao corte geral de energia e de modo a salvaguardar a segurança dos utentes, a ULS Amadora/Sintra informa que a atividade clínica não urgente no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) e nas Unidades de Cuidados de Saúde Primários está temporariamente suspensa, mantendo-se assegurada toda a atividade urgente, emergente e inadiável", refere aquela unidade, em comunicado.

Segundo a ULS Amadora/Sintra, está suspensa toda a atividade programada adiável, nomeadamente consultas, meios complementares de diagnóstico, terapêutica e cirurgias programadas.

Estão igualmente suspensas até nova atualização as visitas aos doentes internados no Hospital Fernando Fonseca (HFF), acrescenta a ULS Amadora/Sintra, dando conta de que "toda a atividade hospitalar está a ser assegurada com recurso a geradores".

A ULS Amadora/Sintra refere ainda que os utentes devem ligar para o SNS24 (808 24 24 24) antes de se deslocar ao Serviço de Urgência.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 16h46

BCE vai avaliar consequências de apagão para bancos da Península Ibérica

O vice-presidente Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, defendeu esta segunda-feira uma análise às possíveis consequências do apagão elétrico, que afetou Espanha, Portugal e parte do sul da França, para o sistema bancário europeu, para evitar perturbações futuras.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 16h42

APED confirma que há supermercados a encerrar mas situação não é igual em todo o País

O diretor-geral da APED confirmou esta segunda-feira à Lusa que há lojas que estão a encerrar por segurança, mas a situação não é igual em todo o país, esperando que dentro de poucas horas tudo volte ao normal.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 16h17

O cenário “caótico” no aeroporto de Lisboa

A carregar o vídeo ...

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 16h13

Filas à porta de lojas e mercados em várias ruas de Lisboa

Filas à porta de lojas de conveniência, alguns minimercados e restaurantes ocupam esta segunda-feira várias ruas entre as zonas de Sete Rios e Benfica, em Lisboa, com algumas pessoas apreensivas pelo apagão que assolou a Península Ibérica.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 16h11

Hospital de Beja suspende atividade programada

O hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, suspendeu hoje a atividade programada, o que inclui consultas, exames e cirurgias, devido ao apagão na rede elétrica, informou a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

Em comunicado, a ULSBA, que gere o hospital de Beja, indicou que "foi suspensa a atividade programada" na unidade hospitalar, salientando que "esta suspensão inclui consultas, exames e cirurgias".

"A atividade relacionada com o serviço de urgência está garantida", sublinhou.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 16h11

PSP reforça policiamento no aeroporto de Lisboa com Corpo de Intervenção

A PSP reforçou esta segunda-feira o policiamento no aeroporto de Lisboa com polícias do Corpo de Intervenção para auxiliar a gestora da infraestrutura na "manutenção da ordem pública", disse à Lusa fonte policial, adiantando que o terminal dois está encerrado.

Fonte oficial da Polícia de Segurança Pública avançou que o aeroporto de Lisboa está "fortemente condicionado" devido à falta de eletricidade em Portugal continental, precisando que o terminal dois, onde operam as companhias aéreas de baixo custo, está encerrado.

"Reforçámos o policiamento no aeroporto com polícias do Corpo de Intervenção para auxiliar a gestora da infraestrutura na manutenção da ordem pública", indicou a mesma fonte.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 16h07

Rui Tavares pede ao Governo e UE urgência na comunicação à população

O porta-voz do Livre Rui Tavares pediu hoje ao Governo e à União Europeia urgência na identificação das causas do apagão e na comunicação de instruções de segurança à população.

Numa publicação na rede social X, antigo Twitter, o dirigente do Livre considerou "urgente o Governo português e a União Europeia identificarem as causas e sobretudo comunicarem instruções de segurança à população".

"É essencial que todos mantenhamos a serenidade e atenção necessárias para seguir as orientações que venham a ser emitidas pelas autoridades, proteção civil e forças de segurança", acrescentou.

O momento "é de incerteza", continua Rui Tavares na publicação, alertando que "já está a ser aproveitado" para "partilha de desinformação", apelando para que todos "partilhemos apenas informações confirmadas por fonte credíveis".

O dirigente do Livre manifesta ainda "toda a disponibilidade para o que for necessário no restabelecimento da normalidade".

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 16h04

"A nossa expectativa é que a situação seja reposta ainda hoje": Luís Montenegro fala ao País após apagão

O primeiro-ministro Luís Montenegro prevê que a rede elétrica seja restabelecida ainda esta segunda-feira.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 16h01

Farmácias sem validação de receitas e sob risco de falha na refrigeração de fármacos

As farmácias enfrentam esta segunda-feira fortes constrangimentos sem poder validar prescrições e, se a energia não for reposta brevemente, os geradores poderão falhar, comprometendo a conservação de medicamentos que necessitam de refrigeração como as vacinas, alertou a ANF.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 15h55

Hospitais privados limitam atividade a cuidados urgentes

Os hospitais de dois grupos privados da área da saúde limitaram hoje a sua atividade para garantir a prestação de cuidados urgentes, na sequência da falha de energia que atinge Portugal continental desde as 11:30.

Fonte da Luz Saúde adiantou à Lusa que o grupo decidiu suspender toda a atividade de ambulatório - consultas e exames programados - até ao final do dia e que os utentes estavam a ser avisados desses adiamentos.

"Os hospitais da rede Hospital da Luz mantêm-se a funcionar para urgências e atividade crítica, como cirurgias urgentes e tratamentos oncológicos", adiantou a mesma fonte, que pede aos utentes para, antes de se dirigirem aos serviços de atendimento urgente, ligarem para a Luz 24, com o número 217104424.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 15h50

Grupo Águas de Portugal apela ao consumo muito moderado de água

O grupo Águas de Portugal (AdP) apelou esta segunda-feira ao consumo de água apenas para usos essenciais, de forma "muito moderada", e disse que para já há apenas "falhas pontuais".

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 15h51

PAN diz que falha reforça importância do investimento em cibersegurança e renováveis

A porta-voz do PAN afirmou hoje que o apagão que afetou o país "reforça a importância de o Governo e a União Europeia (UE) assegurarem o investimento na cibersegurança" e em energias renováveis como "forma de soberania energética".

"A dimensão deste apagão sem precedentes, exige serenidade, cooperação e que se acautele a segurança de todos. Este momento reforça a importância do governo e da UE assegurarem o investimento na cibersegurança e na produção de energias renováveis como forma de soberania energética", lê-se numa publicação de Inês de Sousa Real, na rede social X.

Acrescentou ainda que o partido está disponível para "colaborar e contribuir com a responsabilidade que o momento exige".

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 15h51

Hospital de Gaia suspende atividade programada e garante energia para muitas horas

A Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho, cuja principal unidade é o Hospital Santos Silva em Gaia, suspendeu a atividade programada e tem energia para "muitas horas", estando a reabastecer-se de gasóleo para alimentar geradores, disse o presidente.

"Neste momento tomámos como diligências interromper a atividade programada. Essa já paramos. Mantemos todo o resto do hospital em funcionamento, tudo em segurança. O serviço de urgência funciona em pleno, as Unidades de Cuidados Intensivos, todas elas funcionam em pleno", disse hoje à Lusa o presidente da Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho, Luís Matos.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 15h41

Autoestradas da Brisa a operar normalmente exceto limitações pontuais

As autoestradas da Brisa mantêm-se a operar dentro da normalidade, exceto algumas limitações pontuais que não interferem com a segurança dos clientes, informou hoje a concessionária.

"A normalidade das operações na rede de autoestradas da Brisa não foi afetada pelo apagão, existindo apenas algumas limitações pontuais que não interferem com a segurança dos clientes", esclareceu a Bria, em resposta escrita à Lusa.

A concessionária rodoviária acrescentou que o atendimento telefónico de Emergência Rodoviária "também está assegurado e a funcionar normalmente".

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 15h30

Rodoviária Carris mantém operação de autocarros em Lisboa

O serviço de autocarros da Carris, em Lisboa, está hoje a funcionar, mas os elétricos e ascensores estão temporariamente suspensos, indicou a empresa, no dia em que a Península Ibérica sofreu uma quebra no fornecimento de energia.

"Na sequência dos constrangimentos decorrentes das falhas de energia, a Carris informa que a operação de serviço público de transporte de passageiros com autocarros se encontra a funcionar, registando-se uma interrupção temporária na rede de elétricos e ascensores", referiu a transportadora, em comunicado.

Segundo a empresa, gerida pelo município de Lisboa, "o serviço será restabelecido na íntegra assim que seja possível".

A REN - Redes Energéticas Nacionais disse que um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 15h29

EDP alerta que reposição de energia deverá demorar várias horas

A EDP assegura que está a acompanhar os constrangimentos no abastecimento elétrico devido ao apagão, estando a colaborar com as entidades oficiais, e alerta os clientes que a reposição de energia deverá demorar várias horas.

"A EDP continua a acompanhar os constrangimentos no abastecimento elétrico em alguns países europeus, estando a colaborar com as entidades oficiais no sentido de que a reposição de energia ocorra da forma mais rápida possível", segundo fonte oficial da empresa.

A elétrica alerta os seus clientes de que não existe ainda uma previsão para que o fornecimento de energia seja normalizado, mas deverá demorar várias horas.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 15h29

Corrida por água e enlatados faz filas no Continente de Gaia

Enlatados, papel higiénico, pão, leite, fruta e muita água acumulam-se nos carrinhos de compras que fazem enormes filas no Continente do Gaiashopping três hora depois do apagão que afeta a Península Ibérica.

A falha de energia elétrica levou a uma corrida por alimentos não perecíveis e água no supermercado e, pelas 14:20, o tempo de espera para pagar chegava a uma hora, constatou a Lusa.

Andreia, 41 anos, decidiu ir às compras assim que percebeu que o problema não era só em Portugal, disse à agência Lusa contando que esteve uma hora para chegar às caixas e pagar o carrinho cheio.

Também Tiago, de 31 anos, arrancou, de carro, até ao hipermercado em Gaia depois de uma hora sem luz, e sem previsão de quando o problema estará solucionado.

O trânsito foi "um pouco complicado" pela falta de semáforos, referiu. Leva secos, pão e água. Entrou na longa fila há 15 minutos, nem sabe quanto tempo demora a pagar.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 15h28

Comissão Europeia sem provas de ciberataque

A vice-presidente executiva da Comissão Europeia Teresa Ribera disse hoje não existirem para já provas de ciberataque no corte maciço no abastecimento elétrico na Península Ibérica, falando porém numa "das maiores falhas no sistema" na União Europeia (UE).

"Não estamos a descartar nada de momento, mas não há provas de qualquer tipo de problema de cibersegurança. Estamos atentos a tudo e a principal prioridade é, obviamente, restaurar o sistema elétrico e avaliar e compreender o que aconteceu", declarou a responsável no executivo comunitário pela pasta de Transição Limpa, Justa e Competitiva, Teresa Ribera, à imprensa em Bruxelas.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 15h28

Von der Leyen promete apoio da UE para repor eletricidade

A presidente da Comissão Europeia disse esta segunda-feira que o executivo comunitário vai "coordenar esforços" para ajudar na reposição rápida do fornecimento de eletricidade, numa conversa com o primeiro-ministro espanhol sobre o "apagão" na Península Ibérica.

"Conversei com Pedro Sánchez sobre o corte de energia na Península Ibérica. Reafirmei-lhe o apoio da Comissão Europeia na monitorização da situação com as autoridades nacionais e europeias, e com o nosso Grupo de Coordenação da Eletricidade", escreveu Ursula von der Leyen nas redes sociais.

Ursula von der Leyen anunciou que a Comissão Europeia vai "coordenar esforços e partilhar informações para ajudar a restaurar a rede elétrica".

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 15h13

Hospital Santa Maria aciona plano de contingência e suspende atividade programada

A Unidade Local de Saúde Santa Maria, em Lisboa, ativou o plano de contingência às 14h00 desta segunda-feira, tendo sido suspensa toda a atividade programada, na sequência da falha de energia que atinge o país, anunciou hoje a instituição.

"Quando surgiu este apagão, e não sabíamos de todo o que estava a acontecer (...) imediatamente foram acionados os três geradores e a atividade prosseguiu nas áreas chamadas críticas", disse à agência Lusa o presidente da Unidade Local de Saúde Santa Maria, Carlos Martins, ressalvando que é o procedimento normal nestas situações.

Ao verificar-se que "a questão era muito mais preocupante" do que a pensada inicialmente, a instituição começou a fazer avaliação de várias áreas do hospital, também críticas, como, por exemplo, as áreas de logística, esterilização, refeições aos doentes e decidiu que "era melhor acionar o plano de contingência".

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 15h13
Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 15h08

REN diz que normalização total da rede pode demorar até uma semana

A REN informou que o restabelecimento da rede de energia na totalidade pode demorar até uma semana, devido à complexidade do fenómeno e à necessidade de equilibrar os fluxos elétricos internacionais.

A REN disse, esta segunda-feira, que as interrupções no fornecimento de energia elétrica em Portugal resultaram de uma falha na rede elétrica espanhola, relacionada com um fenómeno atmosférico raro, avança a agência Reuters.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 15h01

E-Redes alerta que previsão de reposição da eletricidade pode ser prolongada

A E-Redes alertou esta segunda-feira que a previsão de reposição da eletricidade se mantém indefinida e pode ser prolongada, sem adiantar uma estimativa.

"Face aos problemas da rede que persistem a previsão de reposição da energia mantém-se indefinida e poderá ser prolongada", informou a operadora da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal continental, em comunicado.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h59

Adiado debate entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos devido ao apagão

O debate televisivo entre o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, foi, esta segunda-feira, adiado para data a definir, disse à Lusa fonte do gabinete do líder do executivo.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h59

Tribunais abertos para atos urgentes, mas há diligências a ser canceladas

Os tribunais mantêm-se abertos para atos urgentes, mas há diligências que foram canceladas devido à falha de energia que está a afetar Portugal, disse esta segunda-feira fonte do Ministério da Justiça, enquanto fonte sindical garantiu que "estão parados".

"Algumas diligências estão a ser canceladas", disse à Lusa fonte do Ministério da Justiça, acrescentando que a tutela só não mandou fechar os tribunais por poderem ter de praticar atos urgentes e inadiáveis.

A mesma fonte adiantou que a Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) recomendou aos administradores das comarcas, por indicação do Governo, que mantenham a trabalhar "uma equipa mínima" para assegurar aqueles atos.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h57

Supermercados e restaurantes fechados no Algarve mas aeroporto a funcionar

O apagão obrigou esta segunda-feira ao encerramento de supermercados e restaurantes no Algarve, mas escolas e o Aeroporto Gago Coutinho mantêm-se a funcionar, constatou a agência Lusa.

No Aeroporto de Faro, os aviões continuam a partir e a chegar dentro da normalidade, não havendo passageiros concentrados no exterior do aeroporto ou filas de trânsito para aceder àquela estrutura.

Vários postos de combustível e supermercados da cidade, sobretudo os maiores, encerraram portas devido à impossibilidade de ter as caixas a funcionar, mas alguns minimercados mantiveram-se abertos, pesando frutas e legumes a 'olho'.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h48

TAP e ANAC pedem aos passageiros para não se dirigirem ao aeroporto devido a apagão

A TAP e a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) estão a pedir aos passageiros para não se dirigirem ao aeroporto, uma vez que o funcionamento se encontra temporariamente condicionado devido ao apagão.

"Devido ao corte de energia elétrica em vários países europeus, o funcionamento dos aeroportos encontra-se temporariamente muito condicionado. A TAP solicita que não se dirija para o aeroporto até novas informações", lê-se no 'site' da companhia aérea.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h48

EPAL alerta que falha elétrica pode afetar o fornecimento de água

A Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL) informou, esta segunda-feira, que o corte de energia elétrica que está a afetar Portugal Continental e Espanha poderá originar interrupções do fornecimento de água. A empresa apela ao uso consciente da água.

A EPAL garante que estão a ser desenvolvidas todas as diligências, "no sentido de minimizar os impactos que poderão ocorrer desta situação, no que diz respeito ao abastecimento de água", refere a empresa em comunicado.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h47

Universidades em serviços mínimos e sem aulas devido à falha de eletricidade

Instituições de ensino superior estão a suspender as aulas e atividades na sequência da falha de eletricidade que está a afetar Portugal continental.

De acordo com o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), as instituições estão "a passar a serviços mínimos em termos de energia", depois de uma falha de eletricidade ter afetado esta segunda-feira pelas 11h30 várias cidades, de norte a sul do país.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h38

CTT fecham em todo o País

Os CTT - Correios de Portugal anunciaram, esta segunda-feira, que devido à falha elétrica que afetou Portugal Continental e Espanha, optaram por encerrar as lojas até que a situação esteja restabelecida, por uma questão de segurança.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h37

ULS Cova da Beira cancela consultas e exames não urgentes

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira cancelou as consultas externas e os exames não urgentes, e garante que o funcionamento relacionado com a segurança dos doentes está assegurado.

Em declarações à agência Lusa, o gabinete de comunicação da ULS Cova da Beira, que inclui os hospitais da Covilhã e do Fundão, informou que "estão a ser tomadas providências".

A mesma fonte adiantou que a ULS da Cova da Beira está em contacto com as autoridades e com a Proteção Civil para assegurar o abastecimento dos geradores, que funcionam a gasóleo.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h37

Hospital de Castelo Branco cancela atividade programada e ativa plano de contingência

O Hospital Amato Lusitano (HAL), em Castelo Branco, ativou o plano de contingência e toda a atividade programada foi cancelada, disse à agência Lusa o presidente do Conselho de Administração.

"Apesar de não estar neste momento em Castelo Branco, já dei instruções para cancelar toda a atividade programada e ativar o plano de contingência" afirmou o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), Rui Amaro Alves.

Este responsável escusou-se a prestar mais declarações de momento.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h39

Já começou a corrida aos supermercados

Já começou a corrida aos supermercados
Já começou a corrida aos supermercados
Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h31

Chega apela a Governo que informe população sobre como proceder durante apagão

O presidente do Chega, André Ventura, defendeu, esta segunda-feira, que o Governo deve "garantir imediata coordenação de todas as estruturas" na sequência do apagão que afetou o país, e instou o executivo a informação a população sobre como proceder.

"Perante um 'apagão geral' ainda sem causas determinadas, o Governo deve garantir imediata coordenação de todas as estruturas de segurança, energia, informação e proteção civil", escreveu o líder do Chega numa publicação na sua página na rede social X.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h30

Supermercados encerrados e farmácias sem poder vender medicamentos: Falha de energia paralisa zona central de Lisboa

Agências bancárias fechadas, estabelecimentos comerciais às escuras, supermercados encerrados, farmácias sem poder vender medicamentos ou ruas sem semáforos é a realidade esta segunda-feira de uma zona central de Lisboa, depois de falha generalizada de energia.

No Mercado 31 de Janeiro, na zona da Estefânia, o espaço está todo às escuras e Humberto Faria começa a fazer contas ao prejuízo que pode ter se tiver de deitar fora toda a carne que tem guardada nas arcas frigoríficas do talho que gere.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h30

António Costa em contacto com Montenegro e Sánchez após corte na Europa

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, está em contacto com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, e o chefe de Governo espanhol, Pedro Sánchez, devido ao corte no abastecimento elétrico na Península Ibérica.

Um alto funcionário europeu avançou esta segunda-feira à agência Lusa que o líder da instituição que junta os chefes de Governo e de Estado da União Europeia e também antigo primeiro-ministro português, António Costa, "está em contacto" com Luís Montenegro e Pedro Sánchez sobre o incidente ocorrido nas últimas horas.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h30

França ajuda Espanha a restabelecer eletricidade durante apagão

A causa do apagão que afeta a Península Ibérica "ainda tem de ser determinada", admitiu, esta segunda-feira, a operadora francesa de rede elétrica de alta tensão, RTE, que se prepara para auxiliar a rede espanhola.

"Um incidente elétrico está a afetar Espanha e Portugal, cuja causa ainda não foi determinada, provocando uma grande falha de energia na península", indicou a RTE.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h29

Centrais nucleares espanholas deixaram de produzir eletricidade durante apagão

As centrais nucleares espanholas deixaram de produzir eletricidade, na sequência do apagão generalizado, que também está a afetar Portugal, noticiou, esta segunda-feira, o jornal El Pais.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h29

E-Redes está a trabalhar na reposição da rede em alinhamento com Espanha

A E-Redes disse que está a trabalhar na reposição da rede de eletricidade, em alinhamento com Espanha, após um apagão que está a afetar a Península Ibérica e parte do território francês.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h29

Bruxelas em contacto com autoridades de Portugal e Espanha para conhecer causa do apagão

A Comissão Europeia disse estar em contacto com as autoridades de Portugal e Espanha e com a rede europeia de operadores para compreender a causa e o impacto do corte maciço no abastecimento elétrico na Península Ibérica.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h12

Metropolitano de Lisboa fechado

O serviço do Metropolitano de Lisboa foi suspenso na sequência do corte de abastecimento de eletricidade que atingiu a Península Ibérica, com o fecho de várias estações ao final da manhã, constatou a Lusa.

Na estação do Areeiro, pelas 12h30, as luzes verdes e vermelhas dos pórticos de entrada e saída continuavam a funcionar e algumas pessoas entravam, ao engano.

"O metro não está a circular", dizia o único segurança presente na estação, que nada sabia sobre se noutras paragens havia passageiros retidos. "Aqui não houve", relatou à Lusa, tentando apurar mais informações através do telefone de comunicação interna, que, porém, não estava a funcionar.

"Já encostei as portas das outras saídas da estação, mas não as posso fechar, que a chave é codificada e depois, sem eletricidade, não conseguimos abrir", explicou.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h11

Marcelo Rebelo de Sousa está a acompanhar a situação do apagão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, informou, esta segunda-feira, que está a acompanhar a situação do apagão que está a paralisar o País, estando em contacto permanente com o Governo, refere o comunicado divulgado no site da Presidência.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 14h05

Serviços da Meo com perturbações e plano de contingência foi ativado

A Meo confirma que devido à falta de energia em Portugal Continental os seus serviços estão temporariamente com perturbações e informa que ativou de imediato o plano de contingência, disse hoje à Lusa fonte oficial.

"A Meo confirma que, devido à falta de energia elétrica sentida em Portugal Continental, os seus serviços se encontram temporariamente com perturbações", afirmou a fonte.

"Ativamos de imediato o nosso plano de contingência, unindo todos os esforços de forma a garantir a maior estabilidade possível dos serviços", acrescentou.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h59

Jovem que estava no interior do metro quando apagão afetou Portugal conta o que aconteceu

A carregar o vídeo ...

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h56

Pedro Nuno Santos pede convocação do Gabinete Coordenador de Segurança e está disponível para cooperar

O secretário-geral do PS defendeu esta segunda-feira que deve ser convocado o Gabinete Coordenador de Segurança e reunidos todos os serviços de segurança e proteção civil para responder ao apagão energético, assegurando disponibilidade dos socialistas para cooperar.

"Perante a complexidade do que acaba de acontecer em termos energéticos, deve ser convocado o Gabinete Coordenador de Segurança e de, em sede do Sistema de Segurança Interna, reunir todos os atores das forças e dos serviços de segurança e proteção civil", afirmou, através das redes sociais, Pedro Nuno Santos.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h54

Restabelecimento de energia em Espanha deverá demorar "6 a 10 horas"

A rede elétrica de Espanha anunciou, esta segunda-feira, que o restabelecimento da energia vai depender de vários fatores e que as previsões indicam que deverá demorar entre 6 a 10 horas, de acordo com a Reuters.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h45

Unidade Local de Saúde da Guarda reúne Comissão de Catástrofe

A Comissão de Catástrofe da Unidade Local de Saúde da Guarda (ULS) está hoje reunida na sequência do apagão, disse fonte da instituição.

"Os serviços estão a funcionar dentro das contingências que resultam do apagão. Comissão de Catástrofe da ULS em reunião. Manteremos a população informada através das redes sociais", disse a fonte oficial.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h44

Hospital de São João apenas garante atividade urgente e emergente

O hospital de São João, no Porto, ativou o plano de contingência e suspendeu a atividade programada e não prioritária, alertando que "a capacidade de resposta dos geradores está dependente da gestão do combustível disponível".

"Na sequência do apagão que afeta o país inteiro, foi ativado o plano de contingência do hospital São João, com ativação dos geradores de emergência para alimentar áreas prioritárias, como o bloco operatório para intervenções cirúrgicas urgentes e a Unidade de Cuidados Intensivos", descreveu à Lusa fonte oficial.

De acordo com a mesma fonte, "a atividade clínica urgente e emergente está a ser assegurada".

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h44

Hospital de Viseu a funcionar "dentro da normalidade" com recurso a geradores

A Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão-Lafões está a funcionar "dentro da normalidade" com recurso a geradores devido ao apagão, disse hoje à agência Lusa fonte dessa instituição.

"O hospital está a funcionar dentro da normalidade, com recurso aos nossos geradores que funcionam a gasóleo e temos combustível", disse à agência Lusa fonte da ULS Viseu Dão-Lafões.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h39

Super e hipermercados fecham portas

Na sequência do apagão, há muitos supermercados e hipermercados que já fecharam ou preparam-se para o fazer, apesar de terem geradores, invocando a segurança dos clientes, dos  trabalhadores e a segurança alimentar.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h32

“Tivemos de parar”: Bárbara estava a trabalhar no Museu Nacional da Música quando apagão afetou Portugal Continental

A carregar o vídeo ...

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h32

Proteção Civil reúne Centro de Coordenação Operacional Nacional

O Centro de Coordenação Operacional Nacional, que integra as entidades no âmbito das operações de proteção e socorro, vai reunir-se esta segunda-feira para a acompanhar a situação e adotar os procedimentos necessários devido à falta de energia em Portugal Continental.

Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse à Lusa que a reunião do Centro de Coordenação Operacional Nacional vai ser presidida pelo secretário de Estado da Proteção Civil e vai realizar-se às 13h30.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h27

Serviço de eletricidade já foi restabelecido em França

O serviço de eletricidade já foi restabelecido em França depois de algumas zonas terem sofrido um corte parcial, avançaram hoje fontes do gestor nacional da rede, RTE, citadas pela agência espanhola de notícias Efe.

As fontes acrescentam que a RTE está a estudar como movimentar as interligações elétricas para ajudar a restabelecer a ligação em Espanha.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h26

Acesso ao terminal do aeroporto de Lisboa condicionado a quem tem voo

A carregar o vídeo ...

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h24

Unidade Local de Saúde do Alto Minho cancela consultas e cirurgias programadas

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) ativou o plano de contingência para lidar com o apagão que deixou hoje o país sem luz e está já a cancelar consultas e cirurgias, disse à Lusa fonte oficial.

"Foi cancelada toda a atividade programada, tanto consultas como cirurgias", adiantou fonte oficial da ULSAM que, para além de centros de saúde, abrange dois hospitais, o de Viana do Castelo e o de Ponte de Lima.

Assim, a ULSAM vai apenas "manter a atividade inadiável", como cirurgias urgentes.

A mesma fonte não conseguiu indicar até quando se manterão os cancelamentos de cirurgias e consultas, mas disse que a atividade programada está a ser cancelada a partir das 13:00.

Pelas 12:00, os hospitais de Viana do Castelo e de Ponte de Lima estava a "funcionar normalmente" com recurso a geradores, com a administração a admitir ativar um plano de contingência.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h23

IRN encerra conservatórias, unidade de elite nas prisões ativada

O Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) mandou encerrar as conservatórias, enquanto nas prisões a unidade de elite está de prevenção, devido à falha de energia que está afetar Portugal, disse à Lusa o Ministério da Justiça.

"O IRN decidiu mandar fechar as conservatórias", adiantou fonte do Ministério da Justiça, sem adiantar mais detalhes.

A mesma fonte acrescentou que, se for necessário, "será reforçada a segurança no sistema prisional", acrescentando que o esquadrão do Grupo de Intervenção e Segurança Prisional (GISP), o grupo de operações especiais do Corpo da Guarda Prisional, "está já de prevenção".

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h23

NOS ativa plano de contingência e adverte para impacto se reposição demorar

A NOS confirmou esta segunda-feira que a falha energética está afetar os serviços fixos e móveis em algumas zonas e ativou o plano de contingência e que, dependendo da duração da reposição, esse impacto poderá ser generalizado.

A operadora "confirma que a falha de energia a nível nacional, à qual a NOS é alheia, está a afetar os serviços fixos e móveis nalgumas zonas do país" e que, "dependendo da duração da falha de energia, este impacto poderá ser generalizado a todos os serviços, em todo o país", disse fonte oficial.

A operadora "ativou imediatamente o plano de contingência e as [suas] equipas técnicas estão a acompanhar a situação de forma a garantir estabilidade dos serviços durante esta fase e também no processo de recuperação", assegurou a mesma fonte.

A REN -- Redes Energéticas Nacionais confirmou hoje um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

O apagão registou-se às 11h30 de Lisboa.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h15

Tráfego ferroviário interrompido em toda a Espanha

O tráfego ferroviário foi interrompido em toda a Espanha devido corte do abastecimento elétrico que, desde as 11h30, afeta Portugal de Norte e Sul, Espanha e vários países europeus.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h03

PSP coloca maior número de polícias nas ruas para auxiliar as pessoas

A PSP está esta segunda-feira a colocar um maior número de polícias nas ruas para auxiliar as pessoas, nomeadamente no trânsito, devido à falha de energia em Portugal continental.

O porta-voz da Polícia de Segurança Pública disse à Lusa que os polícias estão auxiliar as pessoas no trânsito, uma vez que devido ao cenário de falta de eletricidade geral os semáforos podem deixar de funcionar.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h02

ANA aciona geradores de emergência, aeroporto de Lisboa com mais limitações

A ANA acionou esta segunda-feira os geradores de emergência, após um corte de energia a nível geral, possibilitando o essencial da operação no Porto e em Faro, mas Lisboa com mais limitações, disse à Lusa fonte oficial da gestora aeroportuária.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h01

REN confirma corte de eletricidade na Península Ibérica e parte de França

A REN - Redes Energéticas Nacionais confirmou esta segunda-feira um corte maciço no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês e avançou que estão a ser ativados os planos de restabelecimento por etapas do fornecimento de energia.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h02

Conselho de Ministros reúne de emergência ao início da tarde

O Conselho de Ministros vai reunir-se de emergência ao início da tarde desta segunda-feira devido ao apagão que está a afetar Portugal.

"Estamos a recolher toda a informação. Não é uma situação generalizada na Europa", disse fonte oficial do Governo.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h00

Governo cria grupo de acompanhamento e diz que problema "terá tido origem" fora de Portugal

O Governo criou um grupo de trabalho para acompanhar o apagão que afeta Portugal de Norte a Sul e outros países europeus e aponta que o problema "terá tido origem" fora de Portugal.

"Terá sido, aparentemente, um problema na rede de transporte, cuja razão ainda está a ser identificada, aparentemente, em Espanha", disse à Lusa o ministro da Presidência, António Leitão Amaro.

O ministro disse ainda que o Governo está a trabalhar, em conjunto com agentes públicos e privados, para "o mais rapidamente possível" retomar a situação de normalidade no fornecimento de energia, embora sem apontar prazo.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 12h56

Paralisação no metro

Os metros de Lisboa e Porto também foram interrompidos. Há relatos de passageiros presos nas carruagens. 

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 12h57

INEM deixa pedido: linha 112 só em caso de emergência

A falha afetou várias cidades, de norte a sul do País, desconhecendo-se ainda as causas da mesma. O INEM ativou o plano de contingência e apela a que a linha 112 seja usada "apenas em caso de emergência".

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 12h58

Consulte o gráfico de consumo de energia da REN em tempo real

Segundo a E-REDES, citada pelo Expresso, a interrupção deveu-se a um "problema na rede elétrica europeia, que afetou a rede nacional. Por indicação da REN, foi necessário proceder a cortes de energia em algumas zonas especificas para garantir a estabilidade da rede. A reposição do serviço está a ser feita de forma progressiva".

Consulte o gráfico de consumo de energia da REN em tempo real:

Gráfico da REN
Gráfico da REN
Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 12h59

PSP alerta: "Os semáforos podem deixar de funcionar e a iluminação pública falhar"

Nas redes sociais, a PSP alertou para eventuais problemas com os semáforos. "Perante o cenário de falta de eletricidade geral verificada em todo o país, os semáforos podem deixar de funcionar e a iluminação pública falhar. O trânsito torna-se um desafio maior", pode ler-se.

Segunda-feira, 28 de abril de 2025 às 13h02

Espanha sem energia

Segundo o El País, por volta das 12h30 em Espanha (11h30 em Portugal) deu-se um apagão que afetou transportes e telecomunicações. Os semáforos desligaram-se nas estradas e também ainda não há um motivo para o apagão.
A Reuters avança que estações do Metro de Madrid estão a ser evacuadas. 

Publicada originalmente a 28 de abril de 2025 às 11:45

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8