page view

Transexual incendeia cela na cadeia de Tires e fere cinco guardas

Guarda prisional sofreu ferimentos graves e foi hospitalizada.

03 de novembro de 2025 às 14:51
A carregar o vídeo ...

Transexual incendeia cela na cadeia de Tires e fere cinco guardas

Um incêndio numa cela da cadeia de Tires, esta segunda-feira, causou ferimentos em cinco guardas prisionais e numa reclusa. Uma das guardas sofreu ferimentos considerados graves e teve de ser transportada ao hospital de Cascais.

De acordo com o Comando Sub-Regional de Lisboa, o alerta foi dado pelas 11h54 e levou à mobilização de 12 operacionais dos bombeiros, apoiados por cinco viaturas. O incêndio deflagrou numa das celas da zona conhecida como 'Casa das Mães', e foi rapidamente contido. No entanto, em resultado da primeira intervenção, as guardas prisionais sofreram queimaduras e inalação de fumos.

A origem do incêndio está a ser confirmada, mas suspeita-se que tinha sido um ato intencional por parte de uma das reclusas. Segundo o CM apurou, trata-se de uma mulher transexual que foi notícia nas últimas semanas depois de ser transferida da cadeia de Santa Cruz do Bispo e que tem causado problemas. Fontes da guarda prisional adiantam ao CM que esta segunda-feira, depois de causar problemas no recreio por estar à parte das outras detidas, a transexual foi levada de volta à cela e a seguir ateou o incêndio intencionalmente.

O SIndicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP) afirma que a situação desta reclusa - que nasceu homem, tornou-se mulher e agora está a tentar reverter o processo - "é um caso grave para a segurança prisional" e que "deveria ter sido colocada numa ala de segurança da cadeia de Monsanto e não na 'Casa das Mães', junto de outras mulheres e crianças".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8