page view

Gang juvenil monta emboscadas a estafetas em Oeiras

PSP deteve cinco jovens entre os 16 e os 19 anos. São suspeitos de dezenas de roubos violentos desde fevereiro.

01 de agosto de 2025 às 10:26
A carregar o vídeo ...

Gang juvenil monta emboscadas a estafetas em Oeiras

Cinco jovens entre os 16 e os 19 anos foram detidos e um menor, de 15, foi identificado por participação em dezenas de assaltos violentos a estafetas que eram atraídos à zona de Porto Salvo, em Oeiras, e acabavam espancados e roubados. De acordo com a PSP, desde fevereiro que o grupo mantinha um esquema organizado para atacar entregadores de comida ao serviço de plataformas eletrónicas. 

"Com um elevado grau de premeditação, os suspeitos realizavam encomendas fictícias, com o objetivo de atrair os estafetas para zonas previamente escolhidas e com fraca iluminação pública. No momento da entrega, o grupo emboscava as vítimas, utilizando violência sob a forma de força física e causando-lhes lesões que, em muitos casos, obrigaram a cuidados médicos de urgência. Nalgumas ocorrências, os autores revestiam o crime de especial gravidade ao recorrerem a armas brancas para ameaçar e intimidar os estafetas, facilitando assim a subtração de bens", adianta a PSP em comunicado.

"Também se apurou que, em várias situações, os suspeitos aguardavam que o estafeta concluísse a entrega para o surpreenderem no momento em que retomava a marcha, aproveitando o momento de vulnerabilidade da vítima. Foram roubadas quantias em dinheiro, telemóveis e os motociclos utilizados pelas vítimas para o exercício da atividade profissional. Apesar da violência exercida, a pronta atuação dos polícias permitiu que todos os motociclos fossem recuperados, no próprio dia ou nos dias imediatos à prática dos crimes. Durante os assaltos, alguns elementos do grupo ocultavam a sua identidade com recurso a balaclavas, denotando deliberada intenção de dificultar a sua identificação e associar-se a uma atuação organizada", acrescenta o Comando Metropolitano de Lisboa.

Os cinco jovens foram detidos na quarta-feira e presentes a tribunal na quinta-feira. Quatro ficaram em prisão preventiva, outro saiu com apresentações diárias na esquadra mais próxima de casa.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8