page view

Greve: Transportes paralisam na próxima semana

As empresas públicas de transportes vão paralisar na próxima semana para contestar políticas salariais. O Metro de Lisboa vai ser o primeiro, começando na segunda-feira às 06h30 até às 11h30. Em causa estão os cortes salariais previsto no Orçamento do Estado, que abrangem os funcionários públicos e o sector empresarial do Estado. Está previsto que o sector privado se associe aos protestos, reivindicando aumentos salariais.

03 de fevereiro de 2011 às 15:01

Terça-feira será o único dia sem greve. Está previsto para quarta-feira a paralisação dos trabalhadores da Transtejo, da Carris e da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), de acordo com o coordenador da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Transportes (Fectrans), Amável Alves.

Na Transtejo, empresa responsável pelas ligações fluviais entre Lisboa e a Margem Sul, os trabalhadores vão parar três horas por turno.

Em relação à Carris, o pré-aviso abrange o período de trabalho entre as 10h00 e as 14h00 e na STCP entre as 09h30 e as 14h00, estando prevista a realização de plenários de trabalhadores nas duas empresas.

Para quinta-feira está marcada a paralisação das empresas do sector ferroviário, nomeadamente, a CP, CP Carga, Refer e Empresa de Manutenção e Equipamento Ferroviário (EMEF). A greve abrange todo o período de trabalho, com excepção dos "trabalhadores  de tracção", onde se incluem os maquinistas, que param entre as 05h00 e as 09h00.

Os trabalhadores dos CTT também se juntam aos protestos, com os trabalhadores a paralisarem  três horas por turno na quinta-feira.

Na Soflusa, que faz as ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa, os trabalhadores fazem greve duas horas por turno e a Rodoviária de Entre Douro e Minho, em Braga, e a Rodoviária da Beira Interior, na zona de Coimbra, param entre as 03h00 e as 14h00.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8