page view

Fogo em Cascais ameaça casas

Dois bombeiros ficaram feridos no combate às chamas.

21 de julho de 2015 às 15:49

Um incêndio em mato deflagrou ao início da tarde desta terça-feira na zona de Murches, Alcabideche, concelho de Cascais, e esteve a ameaçar algumas habitações, disse o responsável da Proteção Civil local. Dois bombeiros ficaram feridos no combate às chamas.

De acordo com Pedro Lopes de Mendonça, o incêndio começou numa zona de mato localizada entre o canil municipal de Cascais e Murches, por volta das 14h45. "O vento está muito forte e a situação está complicada. O fogo está a ameaçar algumas casas", disse o responsável.

Fogo em Cascais ameaça casas

No local estavam, por volta das 18h30, segundo informação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, perto de 280 homens, apoiados por 86 viaturas e quatro meios aéreos. O fogo acabou por ser dominado pelas 19h30.

Além dos bombeiros, no local estão elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), PSP, GNR e Polícia Municipal.

Bombeiros feridos e casas evacuadas

Oitenta por cento do incêndio que deflagrou esta terça-feira no concelho de Cascais estava dominado pelas 18h30, disse aos jornalistas o comandante operacional distrital de operações de socorro de Lisboa, Carlos Mata.

Segundo o responsável, que falava aos jornalistas no local, dois bombeiros foram transportados para o Hospital de Cascais, um com uma entorse no pé e outro por cansaço. Um dos elementos pertencia à corporação de Algueirão-Mem Martins (concelho de Sintra) e outro a Alcabideche (Cascais).

O incêndio começou numa zona de mato e chegou a motivar a evacuação de habitações. "Tivemos que evacuar duas delas [em Murches] por razões de segurança, para evitar casos mais relevantes", disse o comandante.

Hernâni Carvalho foi uma das pessoas a ser aconselhada a abandonar a sua casa e contou que o fogo "chegou muito perto". "Pediram-nos para sair, mas acho que o pior já passou. Mas ainda temi pela minha casa", contou à Lusa.

Fogo dominado

O incêndio que deflagrou ao início da tarde desta terça-feira na zona de Murches, Alcabideche, concelho de Cascais, foi dado como dominado pelas 19h30, disse à Lusa o responsável da Proteção Civil local, Pedro Lopes de Mendonça.

De acordo com Pedro Lopes de Mendonça, "o fogo está completamente dominado", mas no local vão permanecer alguns meios durante toda a noite.

"Muitos meios já estão a desmobilizar, mas vamos manter cá alguns elementos, durante toda a notie, para controlar a situação, devido também à proximidade de habitações", disse o responsável.

Fogo condiciona trânsito

Fonte da Proteção Civil avançou à Lusa que o incêndio em mato de Alcabideche, concelho de Cascais, obrigou ao corte da A5, como medida de precaução, entre Alvide e Cascais, notícia que foi depois desmentida tanto pela GNR, como por fonte da Brisa.

Um responsável da GNR disse à Lusa que as autoestradas de Cascais não foram cortadas ao trânsito devido ao incêndio em Alcabideche, ao contrário do que avançou fonte da Autoridade da Proteção Civil, tendo sido apenas condicionadas vias secundárias.

De acordo com o comandante da GNR Filipe Costa, as estradas secundárias mais próximas das zonas onde o fogo deflagrou, na zona de Pisão, em Alcabideche, concelho de Cascais, foram condicionadas para permitir a passagem dos carros de bombeiros, mas as autoestradas A5 (Lisboa-Cascais) e A16 (Cascais-Sintra) não chegaram a ser cortadas.

O diretor de comunicação da concessionária Brisa, Franco Caruso, confirmou à Lusa não ter havido qualquer corte na A5 e informou que a empresa está a monitorizar a situação através de câmaras e presencialmente, junto ao local onde lavra o incêndio.

---------

Envie-nos fotos deste incêndio na zona de Cascais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8