page view

Pedro Proença lamenta tragédia que deixa país de luto

"O país está de luto", diz presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

16 de outubro de 2017 às 14:05

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) lamentou esta segunda-feira a "tragédia à escala nacional" dos incêndios que provocaram 31 mortos na região centro de Portugal.

"Expresso, desta forma, o meu lamento por mais uma tragédia à escala nacional. O país está de luto. O momento é de compaixão pelas famílias e amigos das vítimas", afirmou Pedro Proença, em declarações à agência Lusa.

O território português, em especial na zona centro, foi assolado por centenas de incêndios, que, segundo as autoridades, resultaram no pior dia de fogos do ano.

Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), foram registadas mortes nos distritos de Viseu, Coimbra, Guarda e Castelo Branco, assim como dezenas de feridos.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no verão, um fogo que alastrou a outros municípios e que provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8