page view

Maria Barroso (1925-2015)

Mulher do ex-Presidente da República, Mário Soares, tinha 90 anos.

07 de julho de 2015 às 07:23

Maria Barroso: uma vida dedicada a causas

Maria Barroso, mulher do ex-Presidente da República Mário Soares, morreu esta terça-feira, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internada, em estado grave, desde 26 de junho, disse fonte do hospital.

Morreu Maria Barroso

A família fez saber que o corpo de Maria Barroso estará em câmara ardente no Colégio Moderno, a partir das 18h00, e que o funeral será amanhã, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, após uma missa de corpo presente na Igreja do Campo Grande, às 11h00. Leia também o artigo Reações à morte de Maria Barroso.

Segundo um comunicado enviado às redações, "a família (...) agradece à comunicação social que, respeitando a sua intimidade neste momento tão doloroso, não entre na Igreja do Campo Grande, nem colha imagens durante a Missa de Corpo Presente, que se realiza dia 8 de Julho de 2015, pelas 11 horas".

Internada 12 dias em coma

Internada devido a uma queda, foi-lhe depois diagnosticado um derrame intracraniano e entrou em coma no mesmo dia, estado em que ficou durante 12 dias até morrer durante a madrugada desta terça-feira.

Família comunica a morte de Maria Barroso

Diplomou-se em Arte Dramática na escola de Teatro do Conservatório Nacional e licenciou-se depois em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde conheceu Mário Soares.

Maria Barroso casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel. Foi atriz e uma das fundadoras do Partido Socialista, liderado por Mário Soares, em 1973.

Um dos seus últimos cargos públicos foi a presidência da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo também dirigido a associação Pro Dignitate, que ajudou a fundar. Leia também o artigo Maria Barroso: uma vida dedicada a causas.

1 / 15

Socialistas consternados

O Partido Socialista e o seu secretário-geral, António Costa reagiram à morte da ex-primeira-dama, em comunicado, manifestando a "mais profunda emoção e consternação pelo falecimento da nossa camarada, fundadora e militante nº 6, Maria de Jesus Simões Barroso Soares".

Os socialistas apresentaram as "mais sentidas condolências" a toda a família de Maria Barroso. "Em particular, ao seu marido, o nosso camarada Mário Soares, aos filhos Isabel e João, aos netos, queremos fazer chegar uma mensagem de solidariedade num momento tão difícil como este", refere o documento.

O partido considera que a morte de Maria Barroso é uma "perda irreparável para o PS e para o país" e elogia os ideais e convicções da mulher de Mário Soares. "O Partido Socialista acaba de perder hoje uma sua grande referência, uma militante notável e sempre empenhada", explica o partido, em comunicado.

O PS referiu ainda que está de luto, pelo que foi dada indicação para que as bandeiras do partido sejam colocadas a meia-haste. O partido tem já disponível um livro de pêsames na sede nacional, em Lisboa, para todos os cidadãos que pretendam transmitir condolências à família do ex-Presidente da República Mário Soares pela morte de Maria de Jesus Barroso.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8