Na sequência do incêndio, em 17 de junho de 2017, morreram 66 pessoas e mais de 250 ficaram feridas.
1 / 2
As celebrações natalícias retomam este ano alguma normalidade em Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, os concelhos mais atingidos pelo incêndio de 17 de junho de 2017.
Em 2017 e em 2018, o luto e a mobilização das autarquias, instituições e cidadãos para o trabalho de reconstrução e ajuda às vítimas dos fogos limitou a realização de diversas iniciativas regulares destes municípios do distrito de Leiria, muitas das quais foram mesmo canceladas, tendo o último Natal sido assinalado pelos habitantes com contenção e na maioria dos casos em família.
Para comemorar a quadra festiva que se aproxima, os municípios de Castanheira de Pera, Figueiró e Pedrógão organizam programas culturais e de entretenimento.
"O 'Natal na Aldeia' está de regresso a Castanheira de Pera!", anuncia a Câmara Municipal.
O município, liderado por Alda Correia, do PSD, que em 2017 conquistou a presidência da Câmara ao PS, "voltará a viver o Natal emerso numa aldeia cheia de luz", que proporciona "diversas atividades para as famílias".
O "Natal na Aldeia" começou no domingo, devendo terminar no Dia de Reis, 06 de janeiro de 2019, evocativo da chegada dos três Reis Magos a Belém.
"Quem visitar Castanheira de Pera, poderá usufruir de um leque de atividades que se iniciam no 'peddy-paper', proposto à chegada à Casa do Pai Natal. Experienciando um roteiro mágico, os visitantes poderão realizar uma viagem de comboio, uma volta na pista de gelo e no carrossel e ainda experimentar os sabores da região numa das tascas tradicionais", refere a autarquia.
Uma das novidades deste ano "é a Tenda de Atividades, que servirá também de palco para os diversos concertos que estão previstos".
Mas quem visitar o "Natal na Aldeia" tem igualmente, pela primeira vez, "oportunidade de conhecer o Quelhas, uma personagem de conto de fadas deste Natal que encherá de sorrisos todas as crianças".
Em Pedrógão Grande, nos fins de semana de 14 a 16 e de 21 a 23 de dezembro, a Câmara convida as pessoas para o "Pedrógão Grande Natal", um programa "heterogéneo com muita alegria, cor e magia, onde não vão faltar agradáveis e doces surpresas".
"Também o comércio local será alvo de um especial carinho (...) com várias iniciativas que pretendem cativar e motivar os munícipes e visitantes a comprar nas lojas do concelho", segundo uma nota da autarquia presidida por Valdemar Alves, eleito pelo PS em outubro de 2017, após ter cumprido um primeiro mandato pelo PSD.
O Jardim da Devesa será o palco principal do evento, desta vez com a novidade de ali ser montada uma tenda gigante que acolhe as principais atividades "com maior comodidade, calor e conforto".
"O espírito do Natal será uma constante, quer nas diversões e divertimentos alusivos à época, em que não faltará a Casa do Pai Natal e a Oficina do Pai Natal, onde as crianças poderão tirar uma foto com o Pai Natal e participar nos 'workshops' com temáticas alusivas à quadra", adianta a Câmara Municipal.
Trata-se de "um programa para toda a família e idades, que inclui espetáculos musicais e de magia, mini-arborismo e 'slide', jogos e animação, artesanato, promoções gastronómicas e produtos regionais, ações pedagógicas, iluminação e animações de rua, carrossel, insuflável e outras diversões, teatro e desporto, 'workshops' e hora do conto, exposições e muitas surpresas, num programa onde não faltarão as tasquinhas".
Também em Figueiró dos Vinhos, onde o socialista Jorge Abreu cumpre um segundo mandato na liderança do município, "a viagem da fantasia regressa este Natal".
O Pai Natal "chegará a terras figueiroenses no comboio", no sábado, às 10h00, podendo ser visitado até dia 23 "na casa especialmente criada para o receber".
Adultos e crianças podem viajar gratuitamente no comboio, nas ruas da vila.
"A Casa do Pai Natal terá atividades lúdicas para os mais novos, como sessões de pinturas faciais, uma caça ao tesouro e algumas curiosidades mágicas e musicais, não faltando o esperado lanche com o amável senhor de barbas brancas", adianta a Câmara de Figueiró dos Vinhos.
Ao abrigo do projeto "Região de Leiria -- Rede Cultural", promovido pela Comunidade Intermunicipal e cofinanciado pela União Europeia para "afirmar a sustentabilidade dos territórios", a autarquia realça os "momentos de cultura e festa" proporcionados pelos coros de São João Baptista, Marquês de Pombal e Ninfas do Lis, companhias Rituais dell Art e Leirena Teatro, além de várias exposições e outras iniciativas.
Na sequência do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande, em 17 de junho de 2017, morreram 66 pessoas e mais de 250 ficaram feridas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.