O vencedor da noite é "A Forma da Água" que arrecadou o Óscar de "Melhor Filme"Foto: Reuters
O vencedor da noite é "A Forma da Água" que arrecadou o Óscar de "Melhor Filme"Foto: Reuters
O vencedor da noite é "A Forma da Água" que arrecadou o Óscar de "Melhor Filme"Foto: Reuters
1/39
Partilhar
04h52 - Termina assim a 90.ª edição dos Óscares, numa cerimónia marcada pela inclusão e pelo poder das mulheres na indústria cinematográfica.
04h46 -
E o grande vencedor da noite é "A Forma da Água". A película de Guillermo del Toro, que arrancou a cerimónia como o filme mais nomeado da noite, cumpriu as expectativas dos críticos e da Academia. No total, "A Forma da Água" arrecadou quatro estatuetas douradas. Leia a crítica ao Melhor Filme do Ano sob o olhar de Tiago Santos, que descreve a película como um "deslumbrante filme (...) que são duas histórias de amor pelo preço de uma".
1 / 1
FOTO: Reuters
"A Forma da Água" conquista troféu de Melhor Filme do Ano
é a grande vencedora do Óscar de Melhor Atriz Principal pela sua personagem em "Três Cartazes à Beira da Estrada". A artista protagonizou o que até agora foi considerado o melhor momento da noite, ao pedir a todas as nomeadas femininas para se levantarem. Frances aproveitou para pedir mais e melhor trabalho para as mulheres na indústria cinematográfica. "Preparem-se porque eu tenho algumas coisas para dizer" começou por dizer.
"O que mais impressiona neste terceiro filme escrito e dirigido pelo londrino Martin McDonagh é aquilo que opta por não ser", escreve Pedro Marta Santos numa crítica da revista SÁBADO. Saiba porquê.
Pub
1 / 1
FOTO: Reuters
"A Forma da Água" conquista troféu de Melhor Filme do Ano
04h25 -
E o Óscar de Melhor Ator Principal vai para Gary Oldman, pelo seu papel de Winston Churchill em "A Hora Mais Negra". O artista, de 59 anos, agradeceu principalmente à família, com especial destaque à mãe de 99 anos. "Obrigado à minha mãe, que é mais velha que os Óscares e está a ver a cerimónia sentada no sofá. Põe a chaleira ao lume, levo um Óscar para casa", disse, soltando as gargalhadas gerais da plateia.
04h52 -
Ashley Judd, Salma Hayek e Annabella Sciorra uniram-se e subiram ao palco para dar a cara por um dos momentos mais aguardados da gala. As três atrizes denunciaram o produtor Harvey Weinstein e na 90ª edição dos Óscares da Academia discursaram lado a lado sobre igualdade, igualdade e inclusão. Tal como se esperava, a cerimónia dos Óscares não destoou das demais e abraçou a causa Time's Up, que luta contra o assédio sexual.
Pub
04h17 - Guillermo del Toro é o grande premiado com o galardão de Melhor Realizador. Pelas mãos de Emma Stone, o realizador aproveitou o seu discurso para falar da questão dos imigrantes em Hollywood. "O melhor que a arte faz, e que a nossa indústria faz, é apagar as linhas na areia", disse Del Toro, aludindo à sua carreira internacional.
04h05 -
Segue-se o "In Memoriam", o momento em que todos os anos são homenageados os que partiram para sempre da indústria cinematográfica e do mundo. Este ano coube a Eddie Vedder, dos Pearl Jam fazê-lo através de um momento musical.
04h03 - "Remember me"
de Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez do "Coco" venceu o Óscar por Melhor Música de Filme.
04h00 -
As premonições começam a cumprir-se! "A Forma da Água" volta a vencer um Óscar e arrecada o galardão por Melhor Banda Sonora.
03h47 -
Sandra Bullock sobe ao palco para entregar o prémio de Melhor Fotografia. E o galardão é entregue a Roger Deakins por "Blade Runner 2049". À 14ª foi de vez.
03h36 -
E o Melhor Argumento Original calha a "Foge", Jordan Peele. Pedro Marta Santos, considera que este é "um dos filmes norte-americanos política e socialmente mais importantes dos últimos anos". Leia a crítica na íntegra.
03h34 - "Chama-me Pelo Teu Nome"
, de James Ivory, vence o Melhor Argumento Adaptado. Aos 87 anos, o realizador torna-se no premiado mais velho da história dos Óscares.
03h32 - Jimmy Kimmel, Mark Hamill, Guillermo Del Toro, Margot Robbie, Lin-Manuel Miranda, entre outros, protagonizaram um dos momentos mais icónitos da noite e invadiram uma sala de cinema onde surpreenderam a audiência com snacks. Uma pessoa do público é convidada para anunciar os apresentadores (Maya Rudolph e Tiffany Haddish).
Pub
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?