Ameaças e tentativa de invasão de palco em peça de Tiago Rodrigues sobre extrema-direita
Estreia de 'Catarina ou a Beleza de Matar Fascistas' manchada pela violência.
Ameaças, vaias e uma tentativa de invasão de palco mancharam a estreia, na Alemanha, da peça 'Catarina ou a Beleza de Matar Fascistas', do dramaturgo português Tiago Rodrigues, no Schauspielhaus Bochum, na cidade de Bochum.
Desafiante e premiado, o texto integra no final um monólogo de 15 minutos de uma personagem designada como um 'dirigente' de um partido de extrema-direita, num discurso extremista que visa claramente provocar o público. A obra conta a história de uma família que, todos os anos, rapta e mata um “fascista” para vingar a morte de Catarina Eufémia, mártir da resistência contra a ditadura em Portugal.
No sábado, durante o referido monólogo, um segmento da audiência germânica começou por vaiar e insultar o ator Ole Lagerpusch, tentando interromper a cena e chegando a atirar uma laranja em direção. Dois espectadores tentaram subir ao palco para retirar o ator, mas foram impedidos por colegas do elenco.
O porta-voz do teatro classificou o ataque como “totalmente inaceitável”. A diretora artística, Mateja Koležnik, declarou-se “incrivelmente orgulhosa” da interpretação do ator, mas também “chocada” pelo comportamento de alguns espetadores, lamentando que não tenham conseguido distinguir a ficção - um projeto artístico que pretende confrontar o fascismo através da arte - da realidade.
Após o incidente, a segurança foi reforçada e as atuações seguintes decorreram sem novos problemas. Tiago Rodrigues, atual Diretor do Festival d'Avignon e antigo Diretor do Teatro Nacional D. Maria II, é um dos mais reputados dramaturgos, encenadores e produtores de teatro portugueses e um dos mais reconhecidos da Europa.
'Catarina ou a Beleza de Matar Fascistas' estreou-se em 2020, em Guimarães e já passou por cidades como Paris, Nova Iorque e Barcelona. Em Setembro, vai ser apresentada, em português, no National Theatre em Londres, sendo a primeira vez que uma peça na língua de Camões sobe ao palco da conceituada sala britânica.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt