Apoios ao cinema com “medidas excecionais”
Filmes apoiados pelo Estado vão poder estrear primeiro na televisão e em plataformas de streaming antes de chegar ao cinema.
O Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) anunciou "medidas excecionais" nos concursos de apoio financeiro para fazer face à pandemia de Covid-19. O destaque vai para a possibilidade de, a partir de agora, os projetos apoiados poderem estrear na televisão ou em plataformas de streaming sem terem de passar pelo cinema. Esta liberalização nos planos de distribuição e exibição dos filmes apoiados pretende fazer face à crise que se vive no setor, com produções paradas, salas fechadas de norte a sul e estreias adiadas.
Esta "possibilidade de flexibilização" estende-se também à realização de festivais de cinema em território nacional, que pode ficar comprometida nas próximas semanas ou meses por causa das medidas restritivas de contenção da pandemia.
O organismo sublinha que estas medidas, aplicadas aos concursos de apoio financeiro de 2020 e aos de anos anteriores que estão ainda em andamento, têm efeito por um "período transitório". Não é indicada qualquer alteração aos montantes de apoio financeiro já definidos, nem ao calendário, mas o ICA refere que "sempre que possível" irá "acelerar os procedimentos concursais". Para isso, os júris de cada programa de apoio financeiro vão reunir-se por videoconferência.
Recorde-se que os concursos de 2020 de apoio financeiro do Estado ao cinema e audiovisual abriram em fevereiro último, com um valor total de 22,7 milhões de euros, a repartir por vários programas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt