Encerramento da oitava edição do Kriol Jazz Festival
Concerto mais aguardado foi do angolano Paulo Flores.
Encerramento de luxo na oitava edição do Kriol Jazz Festival, Paco Séry mostrou porque é considerado o melhor baterista africano num espectáculo em que fez uso da sua mãozada tremenda e poderosa, brincando constantemente com pratos e tambores. Acompanhado por músicos de eleição lembrou Cesária Évora ao tocar "Petit Pays" com a ajuda do público presente na Praça Luis de Camões. Outro momento importante foi do convidado especial Ivan Medina ao rasgar um grande solo de guitarra num frente a frente com Paco Séry.
No concerto anterior o nível esteve á mesma altura, Charnett Moffett e Stanley Jordan, dois monstros da música atual fazem parte do projeto Nettwork, Moffett presenteou a cidade da Praia com os seus solos intensos e energéticos enquanto Jordan dava asas á sua imaginação e momentos houve em que se sentiu Jimmy Hendrix apoderar-se da sua guitarra. Moffett quis o público a dançar e assim aconteceu, o que não esperava era que a organização levasse alguns dos simpáticos festivos para cima do palco e dançar com eles.
Já pelo palco tinham passado dois concertos, primeiro a cantora caboverdiana Dina Medina que já tinha passado pelo grupo "Splash" rendeu-se agora ás mornas, tento uma atuação que agradaou aos praienses presentes. O outro concerto foi da brasileira Tania Maria, samba e bossa nova e jazz foram o ponto forte da pianista que conta já com 25 álbuns gravados.
No dia anterior o palco abriu com Carlos Martins Quarteto acompanhados pelo talento caboverdiano Khaly Angel e pela voz de Jenifer Solidade, a cantora de São Vicente sente-se como peixe na água a interpretar jazz mas ainda cantou o fado. Este quarteto com Khaly e Jenifer promete não ficar por aqui, Portugal pode ter a oportunidade de os ver ao vivo nos próximos tempos.
O concerto mais aguardado da noite foi do angolano Paulo Flores, a empatia com o público foi total, homenageou o compositor Manuel de Novoas com uma morna mas o "semba" foi rei num concerto que contou com a presença do Guineense Manecas Costa na guitarra.
Atuaram ainda Aziz Sahmaoui que trouxe de Marrocos o seu "ngoni" um instrumento de cordas de tradição árabe, um concerto de fusão de rock com musica tradicional, e a Spanish Harlem Orchestra de Nova Iorque com os seus ritmos de Salsa e Jazz Latino.
Foi mais um Kriol Jazz festival com grandes artistas que a Cidade da Praia não esquecerá.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt