Festival de cinema gay exibe curta portuguesa
Chama-se ‘Vibratum Vitae’, tem onze minutos de duração e é uma curta-metragem gay portuguesa. Vai entrar na Secção Competitiva do género na edição do Festival de Cinema Queer de Lisboa, que decorre entre os dias 16 e 24 no Cinema São Jorge.
O filme de Pedro Barão, que estará presente no evento, aborda a complexa relação entre dois homens. Para Melhor Curta-Metragem compete com a britânica ‘Spring’, as francesas ‘Chasse à L’Homme – Manhunt’ e ‘Plan Cul – Just for Sex’.
Já em matéria de longas-metragens, o Queer inclui, entre outros, ‘Ausente – Absent’ (Argentina), de Marco Berger, filme vencedor do Teddy Award da última edição da Berlinale, sobre uma história de assédio pouco convencional.
No total, o evento vai apresentar 84 filmes, com os EUA como país mais representado: 20 produções. Seguem-se a Alemanha com 12 e a Espanha com sete. Já Portugal tem cinco obras em exibição.
O tema desta edição é ‘Transgressão’.
Com um custo global de 179 mil euros, o festival de cinema gay vai incluir diversas iniciativas, como a acção ‘Noites Hard’, que vai homenagear um dos pioneiros do cinema pornográfico gay, Wakefield Poole. ‘Boys in the Sand’, sátira à peça de teatro ‘The Boys in the Band’, é uma produção de 1971 que, segundo a organização, “procura dar uma imagem positiva do indivíduo gay, como alguém livre de problemas psicológicos e livre de viver a sua sexualidade”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
