Herzog diz que Israel "merece estar representado em todos os palcos do mundo" e defende manutenção do país na Eurovisão

Israel poderá participar no Festival Eurovisão da Canção 2026, marcado para maio, na Áustria. Vários países decidiram abandonar o concurso.

04 de dezembro de 2025 às 18:48
Israel na Eurovisão 2025 Foto: DR
Partilhar

O Presidente israelita, Isaac Herzog, saudou a possibilidade de Israel continuar a participar no festival da Eurovisão, mantida esta quinta-feira pela União Europeia de Radiodifusão (UER), afirmando que o seu país "merece estar representado em todos os palcos do mundo".

"Fico feliz que Israel volte a participar na Eurovisão e espero que a competição continue a celebrar a cultura, o canto, a amizade entre as nações e o entendimento cultural transfronteiriço", afirmou Isaac Herzog numa mensagem publicada na sua página, na rede social X.

Pub

"Agradeço a todos os nossos amigos que defenderam o direito de Israel continuar a contribuir e a competir na Eurovisão. Foi uma alegria participar nesta luta e ajudar no que pude. Esta decisão é um gesto muito apreciado de solidariedade, fraternidade e cooperação, simbolizando a vitória sobre aqueles que procuram silenciar Israel e espalhar o ódio", conclui o Presidente israelita.

Israel poderá participar no Festival Eurovisão da Canção 2026, marcado para maio, na Áustria, caso assim entenda, foi esta quinta-feira decidido durante a assembleia-geral da UER, a decorrer na Suíça.

Conforme a UER, num comunicado partilhado ao final da tarde desta quinta-feira no 'site' oficial daquele organismo, "todos os membros da UER que desejem participar no Festival Eurovisão da Canção 2026 e concordem em cumprir as novas regras são elegíveis para participar".

Pub

Os membros da UER, estações públicas de vários países europeus, votaram esta quinta-feira, em escrutínio secreto, sobre se "estavam suficientemente satisfeitos com as novas medidas e salvaguardas anunciadas no mês passado, sem votar sobre a participação no evento do próximo ano".

"A grande maioria concordou que não era necessário realizar uma nova votação sobre a participação e que o Festival Eurovisão da Canção 2026 deveria decorrer como previsto, com as salvaguardas adicionais em vigor", lê-se no comunicado.

Após a votação desta quinta-feira, as estações públicas dos vários países deverão confirmar a sua participação na edição de 2026.

Pub

Segundo a UER, "a lista completa dos participantes na edição do 70.º aniversário do Festival Eurovisão da Canção será anunciada antes do Natal".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar