Lura brilha na última noite do Kriol Jazz Festival
Festival cabo-verdiano terminou este sábado em grande euforia.
Seis anos depois de Eclipse, Lura tem novo álbum pronto. A última noite do Kriol Jazz Festival, este sábado, em Cabo Verde, foi de consagração para a jovem diva cabo-verdiana, perante os profissionais da world music e os praienses que encheram a Praça Luis de Camões, no plateau da Cidade.
De Chã das Caldeiras, terra engolida pela lava do vulcão da Ilha do Fogo, Lura trouxe Terral, uma música do cantor e compositor Michel Montrond. A cantora interpretou-a de forma magistral, acompanhada pelo jovem guitarrista Ivan Medina, que deu o embalo para um grande concerto. Durante a atuação, cantou o 'Na Ri Na', dançou o batuque, e apresentou temas do seu novo disco.
Na véspera tinha aberto o palco Dino D´Santiago, que apresentou o seu álbum Eva e partilhou o palco com a fadista Fábia Rebordão.
Jowee Omicil deu show no palco e na plateia. O músico que veio do Haiti correu, saltou e, por duas vezes, entrou pelo público com o seu saxofone. A noite fechou com Richard Bona. O baixista camaronês, sempre bem-humorado, não se cansou de dizer que também é crioulo e para o provar mandou a sua banda sair do palco, chamou Kaku Alves para a guitarra, Tó Alves para o cavaquinho, Rob Leonardo para a bateria e entregou o seu baixo a Zé Paris. A cantora Maria de Barros deu uma ajuda ao escrever num papel a letra de Sodade e Bona lá provou ser crioulo.
O músico contou ainda que Cesária Évora lhe terá dito para ir a Cabo Verde. Deixou depois a sua banda regressar para um concerto que levantou toda a plateia das cadeiras para dançar junto ao palco. O camaronês esteve junto aos cabo-verdianos a noite toda, foi assistir a uma jam session com vários músicos do festival, incluindo elementos da sua banda. A convite de Lura, Jowee Omicil assistiu também a um concerto das tradicionais batucadeiras.
O Kriol Jazz Festival fechou com a muito desejada norte-americana Esperanza Spalding, na guitarra baixo e depois no contrabaixo. A artista deixou a assistência deliciada com o seu jazz. Foi um festival recheado de grandes valores da música mundial nesta edição que homenageou o cantor Dany Silva.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt