Mais de 30 filmes de animação portuguesa em mostra em Barcelona em janeiro

Centenário da animação portuguesa será celebrado em Barcelona de 11 a 13 de janeiro de 2024

19 de dezembro de 2023 às 18:39
Cultura, Cinema, ICA Foto: Pedro Ferreira
Partilhar

O centenário da animação portuguesa será celebrado em Barcelona de 11 a 13 de janeiro de 2024 com uma mostra de cinema que inclui a projeção de 35 curtas-metragens.

A Animalusa - Mostra de Cinema de Animação Portuguesa, produzida pelo Studio Kimchi, decorrerá no Centro Cívico Fort Pienc, em Barcelona, e o programa inclui ainda duas 'masterclasses' (palestras).

Pub

A primeira 'masterclass' é com o realizador Alexandre Siqueira e é dedicada ao "processo criativo" da curta-metragem "Purpleboy", um filme com produção portuguesa, francesa e belga que esteve indicado para os prémios norte-americanos Annie e que aborda questões sobre identidade de género a partir da história de Óscar, um menino transgénero.

A outra 'masterclass' do Animalusa tem como título "Abi Feijó: Quatro caminhos, uma direção" e é dedicada à atividade do realizador, produtor docente e diretor da Casa Museu de Vilar (Lousada) Álvaro Feijó (conhecido como Abi Feijó), que tem um percurso de mais de 40 anos dedicado ao cinema de animação.

Pub

As 35 curtas-metragens integradas no programa da mostra vão ser projetadas ao longo de três dias e em cinco sessões temáticas: "animação no feminino", "100 anos de animação", "stop motion", "a ditadura e a revolução" e "curtinhas para pequeninos".

A sessão sobre a "animação no feminino" inclui as curtas "Água Mole" (de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires), "A Menina Parada" (Joana Toste), "A Sonolenta" (Marta Monteiro), "Amélia & Duarte" (Alice Guimarães e Mónica Santos), "Polvo" (Catarina Sobral), "Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias" (Regina Pessoa) e "Última Chamada" (Sara Barbas).

Em "100 anos de animação" serão projetadas as curtas-metragens "Ice Merchants" (João Gonzalez), "História Trágica Com Final Feliz" (Regina Pessoa), "Entre Sombras" (Alice Eça Guimarães e Mónica Santos), "Agouro" (David Doutel e Vasco Sá), "Estória do Gato e da Lua" (Pedro Serrazina) e "O Homem Do Lixo" (Laura Gonçalves).

Pub

No segundo dia da mostra, a sessão 'stop motion' inclui os filmes "A Suspeita" (José Miguel Ribeiro), "Pronto, Era Assim" (Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues), "Nossa Senhora da Apresentação" (Abi Feijó, Alice Guimarães, Laura Gonçalves e Daniela Duarte), "Das Gavetas Nascem Sons" (Vitor Hugo Rocha), "O Peculiar Crime do Estranho Senhor Jacinto" (Bruno Caetano) e "A Casa para Guardar o Tempo" (Joana Imaginário).

No mesmo dia, em "a ditadura e a revolução", serão exibidos "40.25.04" (Miguel Pires de Matos, Bernardo Sarmento, Diana Gomes, Carla Simões, Miguel Simas, Pedro Freitas e Sílvia Namorado), "Fado Lusitano" (Abi Feijó), "Estilhaços" (José Miguel Ribeiro), "Januário e a Guerra" (André Ruivo), "Timor Loro Sae" (José Miguel Ribeiro), "Salteadores" (Abi Feijó) e "O Casaco Rosa" (Mónica Santos)

A Animalusa termina no dia 13 de janeiro com uma sessão dedicada à animação infantil que inclui "Fox Tale" (Alexandra Allen), "Ana Morphose" (João Rodrigues), "Maré" (Joana Bragança), "Crias -- Gaivotas" (Margarida Madeira), "Ride" (Paul Bush), "Ode à Infância" (João Monteiro e Luís Vital), "Foi o Fio" (Patrícia Figueiredo) e "Circo" (André Ruivo).

Pub

Esta mostra, segundo o Studio Kimchi, conta com o apoio de várias entidades portuguesas, como Cinanima, Agencia -- Portuguese Short Film Agency, Casa Museu de Vilar, Festival Monstra e Casa da Animação.

Do lado espanhol, tem o apoio da Animac, dos prémios Quirino e de MIA Mujeres en la Industria de la Animación, El Meu Primer Festival, Bau Centre Universitari de Disseny de Barcelona, Nonstop Barcelona e Weird Market.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar