Músico Jorge Vadio soma e segue no Japão
Cantor português já tem nova digressão marcada para algumas das mais importantes salas do país.
Depois de ter atuado para uma plateia de mais de 100 mil pessoas na Expo Mundial de Osaka 2025, Jorge Vadio acaba de fechar um nova digressão pelo Japão, que decorrerá de 7 de setembro a 5 de outubro de 2026. A tour passará por algumas das salas mais emblemáticas do país e terminará com dois concertos no Centro Cultural Português de Tóquio que o músico já esgotou por duas vezes.
Em entrevista ao CM, em julho, Jorge Vadio falava desta relação especial que tem com o Japão. "A rotina é intensa: toco quase todos os dias e descanso apenas à segunda-feira. É fascinante como eles se encantam com a nossa música e com a sonoridade da língua portuguesa. Por vezes, tenho a sensação de que é só em Portugal que ainda se cultiva a ideia das "estrelas intocáveis".
Foi no dia 20 de setembro, que o Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka recebeu o cantor numa atuação que transformou o terraço do Pavilhão de Portugal num autêntico anfiteatro ao ar livre. O espetáculo contou com a participação do guitarrista japonês Tumi, residente do Pavilhão de Portugal e parceiro artístico de longa data de Jorge Vadio, simbolizando o diálogo cultural entre Portugal e Japão. O repertório integrou fados tradicionais e temas originais, num formato criado especialmente para a Expo e alinhado com o tema do pavilhão, “Oceano, Diálogo Azul”.
Vale recordar que o músico português lançou há poucos meses um novo original 'A Teia do Teu Amor', single retirado do álbum 'O Salto dos Gafanhotos'. O videoclipe foi gravado no Japão e a realização ficou a cargo de Hideo Kojima, lendário criador de videojogos da empresa Konami (responsável por títulos icónicos da PlayStation e Nintendo).
De lembrar também que Jorge Vadio celebra este ano 20 anos de carreira com uma digressão, '20 Anos a Semear Canções 25', que já passou por Miami, Nova Iorque, Nova Jérsia, Japão, França e Portugal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt