page view

Astérix, Obélix, a calçada portuguesa e o bacalhau

Irredutíveis Gauleses vão andar pela calçada portuguesa, em ruas pitorescas e inclinadas com edifícios em tons pastel.

22 de outubro de 2025 às 01:30

O novo álbum 'de quadradinhos' das aventuras dos mais célebres de todos os Gauleses, Astérix e Obélix, chega esta quinta-feira ao mercado, com um epíteto muito especial para os fãs portugueses: é o primeiro, em 65 anos, em que as icónicas personagens vão viver uma aventura na antiga Lusitânia, que é como quem diz, em Portugal.

Para nosso deleite, desta vez, os irredutíveis Gauleses vão andar pela calçada portuguesa, em ruas pitorescas e inclinadas com edifícios em tons pastel (rosa, amarelo, laranja) e onde nem sequer falta a 'imagem' de um bacalhau a secar. 

Vítor Silva Mota, editor da ASA e do Astérix, em Portugal, reconhece que a publicação de 'Astérix na Lusitânia' é, antes de mais, "um motivo de enorme orgulho".  

"Foi um projeto pelo qual nos batemos ao longo dos últimos doze anos e é, portanto, com um pleno sentimento de missão cumprida que o vemos agora concretizar-se. Dá finalmente resposta a um sonho antigo acalentado pelos milhares de fãs portugueses de Astérix e pela comunidade bedéfila em geral, sobretudo depois de o próprio Albert Uderzo não ter rejeitado essa possibilidade aquando da sua vinda ao nosso país em 1991 para o lançamento de 'A Rosa e o Gládio'", confirma.

Com uma tiragem mundial de 5 milhões de exemplares, 'Astérix na Lusitânia' levará Portugal, através da BD, aos quatro cantos do mundo. Por traz de cada título há um intenso trabalho de desenvolvimento e pesquisa, no qual o editor também participou. "Quando a decisão de avançar com o Astérix na Lusitânia já estava tomada mas ainda era estritamente sigilosa, tive ocasião de receber cá em Portugal, em março de 2024, o argumentista, Fabcaro, e o Diretor Editorial francês, Céleste Surugue, e de os acompanhar nessa sua “missão exploratória”, que teve o objetivo de ambos se familiarizarem in loco com a realidade portuguesa, a sua cultura e as suas tradições. Percebi na altura que os traços gerais da história já estavam alinhavados e, embora não tenha tido acesso a grandes pormenores concretos, trocámos naturalmente ideias sobre várias situações passíveis de serem retratadas no futuro álbum", recorda. 

Um verdadeiro acontecimento no mundo da BD, que terá continuidade com o evento de lançamento, dia 27 no El Corte Inglés, onde os autores -  os franceses Fabcaro e Didier Conrad - estarão presentes para apresentar o novo livro e que constituirá uma oportunidade única para os atuais autores de 'Astérix' partilharem com os fãs portugueses várias curiosidades em torno do álbum: as fontes a que recorreram, aquilo que os inspirou, a forma como trabalharam a história e as suas várias personagens.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8