page view

Sociedade Portuguesa de Autores celebra centenário com homenagens e olhos postos no futuro

Entrega de prémios faz parte das comemorações dos 100 anos de existência da cooperativa que representa 27 mil autores

23 de maio de 2025 às 01:30

No ano em que assinala 100 anos de existência, a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) celebrou o Dia do Autor com a entrega de medalhas de honra e prémios de consagração de carreira, vida e obra a várias figuras relevantes do panorama cultural e da sociedade.

“Estamos a celebrar os autores que há cem anos se juntaram para defenderem os seus direitos e a soberania do trabalho cultural e criativo a todos os níveis. E hoje distinguimos artistas e associações que, pela forma como trabalham, defendem a vida cultural do País”, afirmou ao CM José Jorge Letria, presidente da SPA.

Um dos pontos altos do evento foi a presença do Coronel Vasco Lourenço, um dos ‘históricos’ do 25 de abril, que foi agraciado com o Prémio Consagração e Carreira, distinção que coube também ao compositor Luís Cília. O músico Renato Júnior foi alvo de uma homenagem póstuma, numa cerimónia que premiou ainda a escritora Irene Flunser Pimentel, o fotógrafo Alfredo Cunha, a Fundação Serralves, o Museu do Oriente, o Festival Literário de Óbidos, a Livraria Lello, o Contra-Almirante António Gameiro Marques (cibersegurança). Margarida Mano, Vítor Serrão, etc. José Jorge Letria fez ainda questão de frisar este foi também um momento para refletir sobre “os desafios da atualidade (como a inteligência artificial) e do futuro, que passará pelas gerações seguintes, para que possam vir a assumir a responsabilidade de gerir e defender bem esta cooperativa”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8