Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Êxitos rendem em sala cinco vezes o seu custo

Dez filmes mais vistos do ano fizeram 7,7 mil milhões em receitas. Orçamento ficou acima dos 1,5 mil milhões.
Hugo Real 14 de Outubro de 2016 às 08:44
‘Capitão  América: Guerra  Civil’ continua a ser o líder do ano
‘Capitão América: Guerra Civil’ continua a ser o líder do ano FOTO: Direitos Reservados
O ano de 2016 está a trazer bons resultados aos principais estúdios de Hollywood e os dez filmes que mais público levaram às salas mundiais já garantiram receitas de quase 7,7 mil milhões de euros, ultrapassando em mais de cinco vezes o seu custo, que rondou os 1,5 mil milhões.

Neste campeonato, e apesar de apenas estar na sétima posição dos mais vistos do ano, a obra mais rentável deste ano é ‘Deadpool’. A película de ação, realizada por Tim Miller e protagonizada por Ryan Reynolds e Morena Baccarin, ultrapassou em 13,5 vezes o seu orçamento de 52,6 milhões de euros para fazer proveitos de bilheteira superiores a 709 milhões.

Também em destaque está ‘A Vida Secreta dos Nossos Bichos’. O filme de animação, realizado por Chris Renaud, custou 67,9 milhões, mas alcançou quase 770 milhões nas salas mundiais. Ou seja, 11,3 vezes mais.

Até ao momento, ‘Capitão América: Guerra Civil’ continua a ser o líder do ano, com receitas totais superiores a 1045 milhões de euros. Apesar dos bons resultados, a película realizada por Anthony e Joe Russo fica abaixo da média, já que ‘apenas’ superou o seu orçamento, de 226,6 milhões de euros, em 4,6 vezes.

O pódio dos mais vistos do ano conta ainda com ‘Zootrópolis’ (receitas de 927,6 milhões de euros) e ‘À Procura de Dory’ (proveitos de 907,8 milhões).

De referir ainda que o ‘top 10’ do ano é inteiramente dominado pelos géneros de animação e ação, com cinco películas cada. E esta tendência não deverá ser alterada até ao final do ano, até porque alguns dos filmes mais aguardados estão dentro destes géneros. É o caso de ‘Inferno’, de Ron Howard e com Tom Hawks, que ontem estreou nas salas portuguesas, de ‘Jack Reacher: Nunca Voltes Atrás’, com Tom Cruise e Rosamund Pike (chega dia 20 ao nosso país), e de ‘Doutor Estranho’, protagonizado por Rachel McAdams, Benedict Cumberbatch e Mads Mikkelsen (estreia dia 27 em Portugal).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)