Evento mantém a programação prevista e alterou apenas alguns espaços que ficaram com marcas das tempestades.
A 44.ª edição do festival Música em Leiria arranca em 07 de março com 18 espetáculos que celebram os 80 anos do Orfeão de Leiria e que procuram recuperar a normalidade numa região afetada pelo mau tempo.
O histórico festival de Leiria resistiu e manteve a programação prevista, alterando apenas alguns espaços que ficaram com marcas das tempestades.
"Devido aos recentes acontecimentos em Leiria e na região houve necessidade de fazer ajustes em alguns locais. Independentemente do que aconteceu, o festival vai arrancar no dia 07 de março e irá ter a programação prevista praticamente na sua totalidade", explicou à agência Lusa o diretor artístico do Música em Leiria.
Segundo António Vassalo Lourenço, "infelizmente, alguns locais, nomeadamente igrejas, ficaram bastante danificados e não é possível realizar lá os concertos que estavam previstos".
É o caso, por exemplo, do "Stabat Mater", de Rossini, que o Coro e Orquestra da Universidade de Aveiro iam levar ao Mosteiro da Batalha.
"Devido aos acontecimentos, não será possível fazer lá", passando para a Igreja dos Franciscanos, em Leiria.
Dois dos concertos do 4.º Ciclo de Órgão também foram alterados, devido a estragos na Sé de Leiria e, principalmente, no Santuário Nossa Senhora da Encarnação.
Na edição que celebra os 80 anos da instituição que organiza o festival, "a programação teve o cuidado de incluir alunos, ex-alunos, projetos do próprio Orfeão", notou António Vassalo Lourenço.
O diretor artístico reconheceu que "os tempos não estão fáceis para Leiria e para a região", mas disse esperar que o festival "tenha o êxito dos últimos anos".
"A cultura tem também esta função - quase direi esta obrigação - de tentar trazer as pessoas à sua vida normal. É uma forma de mostrar que as sociedades estão vivas e recuperam", sublinhou.
O festival abre no dia 07 de março, no Teatro José Lúcio da Silva, com o quarteto de saxofones francês Les DéSaXés, que une o virtuosismo à performance teatral e humorística, numa "forma de desconstruir a música clássica com muita qualidade musical e interpretativa".
A restante programação estende-se até 23 de abril.
O concerto de encerramento é da Orquestra Filarmonia das Beiras, com o pianista Raúl Peixoto da Costa e direção de Jan Wierzba.
Pelo meio, atua em Leiria em 03 de abril a Orquestra XXI, sob a direção do maestro Dinis Sousa, num diálogo sinfónico entre Bach e Mendelssohn, e há propostas de música de câmara e sacra, com Ahora Quintet, num programa dedicado a Schubert, e do ensemble Arte Mínima.
Fora de Leiria, anuncia-se "Requiem for the Living", de Dan Forrest, na Igreja de S. Pedro, em Porto de Mós, pelo Coro e Ensemble Instrumental do Orfeão de Leiria.
Na área do jazz, em 10 de abril o Teatro José Lúcio da Silva recebe a Orquestra Jazz de Espinho, com convidados norte-americanos: o saxofonista Seamus Blake e o trompetista Hermon Mehari.
De Espanha viaja Pangea, projeto de Abraham Cupeiro, que comanda uma viagem sonora pelas civilizações antigas, unindo instrumentos ancestrais à sonoridade do Orfeão de Leiria e da Banda Ilhense.
Esta 44.ª edição do festival recebe a estreia do Cápsula - Núcleo de Dança do Orfeão de Leiria e revela novos autores na CRIA - Mostra de Novas Criações.
Paralelamente, decorre até ao final do ano "À margem", programação que inclui o Ciclo de Órgão de Leiria, os Dias do Jazz, Concertos Didáticos e uma gala de ópera que celebra os 80 anos da instituição.
O Ciclo de Órgão arranca em 14 de março, com o Trio Ad-HOC na Igreja dos Franciscanos, em Leiria.
Depois, a italiana Ilária Centorrino atua no Santuário de Fátima em 15 de março e Daniel Oliveira e o coro da Academia de Santa Cecília vão à Igreja do Pópulo, nas Caldas da Rainha, em 22 de março.
O organista Ricardo Toste e a soprano Eva Grava Simões atuam no mesmo espaço em 25 de março, faltando reagendar um dos concertos do ciclo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.