page view

Festival Nacional de Gastronomia de 22 de outubro a 1 de novembro

Restaurantes de todo o país reunidos na feira em Santarém.

17 de setembro de 2015 às 18:28

O Festival Nacional de Gastronomia (FNG) vai realizar-se de 22 de outubro a 1 de novembro em Santarém com a presença de restaurantes de todo o país e um reforço das áreas de petiscos e de agroprodutos.

O vereador da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro do turismo, Luís Farinha, apresentou esta quinta-feira a 35.ª edição de um festival cujo caráter nacional, "diferenciador de centenas de outros eventos que foram surgindo no país", foi realçado pelos presidentes do município, Ricardo Gonçalves, e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, Ceia da Silva.

Com a presença de 12 restaurantes representantes das diferentes regiões do país, que vão ocupar o espaço instalado nas antigas cavalariças da Casa do Campino, o festival vai ter este ano um 13.º restaurante, nos claustros do edifício, que terá em cada dia um chefe de cozinha diferente para apresentar, ao jantar, um menu de degustação, para um limite de 50 pessoas e um custo de 35 euros (aquisição prévia).

Luís Farinha afirmou que o FNG reforça uma característica que esteve na sua origem -- ser um espaço para o petisco, onde se podem provar pratos típicos da gastronomia portuguesa -, pelo que a área dos claustros será designada "Praça do Petisco".

O espaço das arcadas fica este ano exclusivamente ocupado por produtores, incluindo uma área para vinhos, instalada em colaboração com a Associação dos Municípios Produtores de Vinho, sendo o artesanato deslocado para uma tenda gigante que fará a ligação entre a zona das bilheteiras e a entrada da Casa do Campino, disse.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8