Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Filmes mais ousados em 2009

Grandes estreias em Portugal para 2009? Só há uma, o ‘SecondLife’", brinca, confiante, o produtor Alexandre Valente que, com mais esta megaprodução comercial – que assina ainda ao nível do argumento e direcção de actores –, promete atrair muitos espectadores às salas.
9 de Janeiro de 2009 às 00:30
Produção de Alexandre Valente é um filme com sexo, drogas e muita acção
Produção de Alexandre Valente é um filme com sexo, drogas e muita acção FOTO: d.r.
Amor, sedução, acção e cenas tórridas numa trama que questiona: e se pudéssemos ter duas vidas? O trailer nas televisões funciona como íman mal se vê o corpo de Liliana Santos debruçado no umbigo da Sandra Cóias, onde a cocaína inalada pontifica num momento lésbico de inspirar curiosidade. E há mais: caras famosas como Luís Figo, Fátima Lopes ou José Carlos Malato funcionam também como chamariz.

‘SecondLife’ chega às salas no fim do mês (ver calendário), já depois da primeira longa-metragem de Nicolau Breyner. ‘Contrato’ é 'um filme claramente comercial', assume o realizador que apostou num policial negro com rostos da televisão. Cláudia Vieira e Pedro Lima vivem um romance quente numa acção ao estilo americano.

No mesmo dia estreia o autoral ‘Veneno Cura’, de Raquel Freire, a abrir um trimestre que encerra em Março com muito boas propostas: ‘Um Amor de Perdição’, de Mário Barroso, e o regresso em força de João Botelho com ‘A Corte do Norte’.

A Primavera aquece com ‘Singularidades de Uma Rapariga Loira’, de Manoel de Oliveira, e, em Abril, tempo para ‘Águas Mil’, 'um filme do presente que mergulha no nosso passado histórico', de Ivo Ferreira. A História marca também ‘Assalto ao Santa Maria’ (Francisco Manso), enquanto ‘Star Crossed’ (Mark Heller) cruza amor e futebol e ‘O Meu Pai’ (Joaquim Leitão) mostra o conflito de gerações.

Entre várias estreias aguardadas, o último semestre fecha com ‘Fama’, de António-Pedro Vasconcelos. Como em 2007 (‘Call Girl’), Soraia Chaves promete aquecer o Natal na pele de uma estrela de televisão perseguida pelos paparazzi...

CRISE REFREIA OPTIMISMO DE PRODUTORES PORTUGUESES

'Há seis meses não hesitaria em dizer que ‘SecondLife’ chegaria, pelo menos, aos 200 mil espectadores. Hoje, com o cenário de crise, é mais difícil fazer previsões.' As palavras são de Alexandre Valente (Utopia Filmes) e resumem a consciência que a maioria dos responsáveis da indústria cinematográfica nacional tem do panorama económico. Um enquadramento que acaba por refrear o optimismo quanto à performance de bilheteira das grandes estreias do ano. Isabel Chaves, da Hora Mágica, mantém o tom: '‘Contrato’ é um excelente filme, tem tudo para levar muitas pessoas às salas, mas este é um ano de crise e vai ser difícil', antecipa a produtora, que, ainda assim, espera que o filme de Nicolau Breyner chegue aos cem mil espectadores.

ANTESTREIAS AO MELHOR ESTILO DE HOLLYWOOD

O novo filme de João Botelho, ‘A Corte do Norte’, promete ter em Março uma antestreia luxuosa num cenário de ópera – Teatro Nacional São Carlos, em Lisboa – e na presença de figuras sonantes da sociedade civil e política. Numa festa que será também uma homenagem nacional a Agustina Bessa-Luís, autora do romance homónimo que serve de base ao filme – que já o viu –, a projecção da película poderá até contar com a presença da escritora, caso o seu estado de saúde o permita. Já ‘Contrato’ levará ao cinema São Jorge, na próxima terça-feira (13), muitas caras conhecidas. Se em 2007 ‘Corrupção’ deu o mote com uma antestreia em que não faltou helicópteros e limusinas, Alexandre Valente garante que a festa de ‘SecondLife’, marcada para 21 de Janeiro no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, não ficará atrás. 'Vai ser uma antestreia à Alexandre', garante o produtor de ‘Corrupção’. 'Terá uma tenda de circo montada no exterior do CCB, o balão [de ar quente] do filme também vai lá estar, camiões TIR, fogo-de-artifício...' Segue-se uma festa numa discoteca [previsivelmente no Lux] com todos os convidados e elenco, para além de um concerto com alguns dos nomes que assinam a banda sonora de ‘SecondLife’.

TOP5*

1 - ‘Amália – O Filme’ de Carlos Coelho da Silva

134 626 espectadores

2 - ‘Arte de Roubar’ de Leonel Vieira

26 902 espectadores

3 -‘Aquele Querido Mês de Agosto’ de Miguel Gomes

19 464 espectadores

4 - -‘Cristóvão Colombo – O Enigma’ de Manoel de Oliveira

5379 espectadores

5 - ‘Entre os Dedos’ de Tiago Guedes e Frederico Serra

3277 espectadores

*Filmes portugueses estreados em 2008

Fonte: ICA

CONTRATO’. Dois rostos famosos das telenovelas protagonizam a primeira longa-metragem de Nicolau Breyner. Cláudia Vieira e Pedro Lima vivem um romance tórrido no grande ecrã.

ESTREIAS EM 2009

15 DE JANEIRO

Veneno Cura, de Raquel Freire

Contrato, de Nicolau Breyner

22 DE JANEIRO

Esta Noite, de Werner Schroeter

29 DE JANEIRO

SecondLife, de Alexandre Valente

5 DE MARÇO

Um Amor de Perdição, de Mário Barroso

16 DE ABRIL

Os Marginais, de Hugo Diogo

25 DE ABRIL

Águas Mil, de Ivo Ferreira

DATAS PREVISÍVEIS

MARÇO

A Corte do Norte, de João Botelho

PRIMAVERA

Singularidades de uma Rapariga Loira, de Manoel de Oliveira

MAIO

Assalto ao Santa Maria, de Francisco Manso

2 DE JULHO

Star Crossed, de Mark Heller

AGOSTO

O Meu Pai, de Joaquim Leitão

SETEMBRO

How To Draw a Perfect Circle, de Marco Martins

DEZEMBRO 

Fama, de António-Pedro Vasconcelos

SEM DATA

4 Copas, de Manuel Mozos

Morrer como um Homem, de João Pedro Rodrigues

A Regra, de Joaquim Sapinho

Backlight, de Fernando Fragata

VÍDEO 'SECONDLIFE':

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)