page view

Gospel luso esgota e faz sessão extra na Aula Magna em Lisboa

St. Dominic’s Gospel Choir foi fundado há 16 anos e protagoniza, em média, “40 ou 50” espetáculos por ano.

31 de dezembro de 2018 às 01:30

A celebrar 16 anos de existência, o St Dominic’s Gospel Choir – que apesar do nome é portuguesíssimo (nasceu em 2002 em São Domingos de Rana) – acaba de esgotar a Aula Magna, em Lisboa, e agendou uma sessão extra, na tarde do dia 5 (sábado), para o mesmo local, com os bilhetes a venderem a bom ritmo.

João Castro, fundador e mentor do projeto, diz que no início, quando anunciou que ia formar um grupo de gospel em Portugal, "todos lhe chamaram maluco", mas que agora, com quase duas décadas de existência, o coro já tem 123 cantores (72 de Lisboa e 51 do Porto) e faz, em média, "40 ou 50" apresentações por ano, desde casamentos a espetáculos para empresas.

"O grosso do nosso trabalho é feito por altura do Natal e do Ano Novo", admite João Castro, que além de músico é também maestro e o único profissional do grupo. "Não é preciso muito para cantar gospel", informa. "Basta o mínimo de jeito. Costumo dizer que qualquer pessoa que não seja assobiada a fazer karaoke pode cantar num coro", acrescenta o músico, que decidiu meter-se nesta aventura depois de "um concerto memorável" do Georgia Mass Choir, dos Estados Unidos.

"Eu era mais do blues e da soul, mas ver aquele espetáculo mudou tudo", recorda. "Fui ter com os músicos e disse-lhes que queria fazer o mesmo, aqui, em Portugal. Nunca mais perdemos o contacto", revela.

Ver e ouvir o St. Dominic’s Gospel Choir na Aula Magna custa entre 15 e 30 euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8