Depois do algo decepcionante ‘Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal’, Steven Spielberg deixa mais um marco na história do cinema com ‘As Aventuras de Tintin – O Segredo do Licorne’, que estreia amanhã em Portugal. O resultado é um festim visual sem paralelo e que, uma vez mais, deverá encantar públicos (pelo menos) dos 7 aos 77 anos, rendidos ao incomparável efeito 3D e à animação em ‘performance capture’ que supera ‘Avatar’.
A convite da distribuidora, o CM embarcou numa viagem até Bruxelas para a antestreia mundial na cidade onde nasceu Tintin, e de lá para a capital francesa. Foi em cidades rendidas ao fenómeno que surgiu a rara oportunidade de acompanhar um dos mais célebres realizadores do Mundo nas duas antestreias e viajar com ele a 300 quilómetros por hora no recém-inaugurado ‘Comboio Tintin'.
Com muito engenho, e alguma liberdade, a equipa de guionistas britânicos tricotou a obra do título com elementos dos livros ‘O Caranguejo das Tenazes de Ouro' - em que Tintin encontra o capitão Haddock - e ‘O Tesouro de Rackham o Terrível'. Caso este filme obtenha o sucesso esperado, Peter Jackson dará seguimento à aventura. O cineasta disse-o e o filme confirma: "Quis manter-me fiel ao ponto de vista de Hergé e interpretá-lo da mesma forma como ele o criou em papel." A diferença é que "agora as ilustrações chegam numa forma tridimensional em que temos de usar óculos." No entanto, o realizador de 64 anos garantiu que "o efeito 3D não seria a vedeta do filme".
Steven Spielberg conheceu Hergé, "ainda que apenas pelo telefone", em 1984, quando críticos franceses compararam Indiana Jones a Tintin. "Se não tivesse feito ‘Salteadores da Arca Perdida', não o iria conhecer", reconhece Spielberg. Mesmo assim, recebeu a autorização de adaptação antes de o autor falecer, "semanas antes do encontro marcado!" "Acho que Hergé iria adorar o filme", garante.
Também aprenderam a apreciar o herói os sete filhos de Steven. "Cresceram também com Tintin, que eu descobri em 1981. Adoram a personagem e são o meu primeiro público."
"HÁ MUITO QUE ESTOU PREPARADO": Jamie Bell, Actor que emprestou o corpo a Tintin
Correio da Manhã - Como reagiu quando se viu no ecrã, pela primeira vez, enquanto Tintin?
Jamie Bell - É estranho pensar que, apesar de reconhecer os meus movimentos, agora sou mesmo o Tintin. Este é um filme para os fãs e para a herança de Hergé.
- Quando conheceu Tintin?
- Tinha oito anos, por isso há muito que estou preparado para o papel (risos).
- Foi difícil entrar dentro desta personagem?
- O mais difícil é a fase da ‘performance capture'. Tudo depois tem a ver com o trabalho com os nossos colegas actores e a comunicação com o realizador.
- Como foi trabalhar com Andy Serkis [Gollum, de ‘O Senhor dos Anéis' e King Kong] como Capitão Haddock?
- Foi um enorme prazer. Ele é extraordinário.
- Vai fazer o próximo filme?
- Se este for aclamado pelos fãs de todo o Mundo, embarcaremos em novas aventuras. Adoraria.
- Qual é o seu livro favorito?
- ‘Tintin no Tibete'.
TÉCNICA REVOLUCIONA ANIMAÇÃO
Começou por ser conhecida como ‘motion capture', em que movimentos do corpo são traduzidos para um modelo digital que posteriormente ganha texturas e cria uma personagem mais realista. Ao adquirir detalhes de expressão, passou a ser designado por ‘performance capture'.
A técnica começou por ser usada nos videojogos mais realistas e foi melhorada pela Weta (empresa de Peter Jackson), que lhe transmitiu o efeito 3D. O resultado assemelha-se ao de um verdadeiro actor. Os exemplos mais impressionantes são ‘King Kong' e ‘Avatar', filmes em que Joe Letteri colaborou antes de se ligar a Spielberg e a ‘Tintin'.
HERGÉ CONTINUA A SER POLÉMICO
Próximo da direita conservadora belga, Hergé lançou Tintin no ‘Le Petit Vingtième', suplemento de um jornal católico.
Ao longo da vida foi acusado de ter preconceitos contra os EUA, a União Soviética e o Terceiro Mundo. Falecido em 1983, ainda hoje é acusado de racismo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.