Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Homens da Luta vencem Festival da Canção

A canção 'Luta é Alegria', dos Homens da Luta, venceu o Festival RTP da Canção graças ao voto telefónico, depois de os júris distritais terem dado vantagem a 'São os Barcos de Lisboa', do cantor Nuno Norte.
6 de Março de 2011 às 00:54
'Homens da luta' venceram Festival da Canção
'Homens da luta' venceram Festival da Canção FOTO: Bruno Colaço

Depois de receber a taça de vencedor, o humorista Jel agradeceu a "todos os que pagaram 60 cêntimos mais IVA" para garantir a sua vitória, recebido com apupos por algumas das pessoas que estavam na plateia do Teatro Camões, em Lisboa.

Já passavam alguns minutos da meia-noite de domingo quando foi anunciada a reviravolta - de entre os júris distritais, só Viseu e Bragança deram a pontuação máxima a 'Luta é Alegria' - num palco onde a apresentadora Silvia Alberto teve a companhia do veterano Eduardo Nascimento, intérprete de 'O Vento Mudou', um dos temas históricos do festival.

A letra da canção vencedora, preferida por 28 por cento daqueles que votaram pelo telefone, foi escrita por Falâncio, que anunciou a presença dos Homens da Luta na manifestação da Geração à Rasca, que irá percorrer as ruas de Lisboa no próximo dia 12.

Os Homens da Luta irão representar Portugal em Dusseldorf (Alemanha) a 5 de Maio, garantindo que o Festival da Eurovisão irá ouvir cantar "contra a reacção".

Assim que soube qual a música vencedora, ouviram-se apupos da plateia, que esvaizou rapidamente o Teatro Camões, em sinal de protesto pela escolha. Já os restantes concorrentes do festival aceitaram calmamente a vitória dos Homens da Luta.

festival da canção homens da luta música eurovisão jel falácio
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)