page view

Ilhas Bijagós querem ser Património Mundial

Resposta da UNESCO será conhecida no próximo dia 11 de julho.

07 de julho de 2025 às 01:30

O Governo da Guiné-Bissau está confiante na elevação das ilhas Bijagós a Património Natural Mundial, como reconhecimento daquelas que já são um “santuário da biodiversidade” do Mundo. A posição foi expressa em entrevista à Lusa pelo ministro do Ambiente, Biodiversidade e Ação Climática, Viriato Cassamá, que chefia a delegação guineense na 47.ª reunião do Comité do Património Mundial, que decorre até dia 16 na sede da UNESCO, em Paris, França. A decisão sobre as candidaturas de sítios que desejam ser reconhecidos como Património Mundial está marcada para 11 de julho, e as Bijagós estão na lista de 32 candidatos que conhecerão a decisão da UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

A “expectativa é grande” por parte da Guiné-Bissau, vincou o ministro, 14 anos depois da primeira candidatura, em 2011, rejeitada com uma série de recomendações, que Bissau garante foram tidas em conta nesta segunda candidatura, apresentada em fevereiro de 2024. A candidatura teve parecer favorável do Comité de Avaliação da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), com a recomendação da inscrição das Bijagós na lista de sítios Património Mundial. Se a Unesco aceitar, este será o primeiro ‘património mundial’ da Guiné-Bissau, atribuído às ilhas paradisíacas, pouco conhecidas do turismo internacional, mas reconhecidas pelo mundo científico como “um santuário ecológico”, enfatizou o governante.

Estas ilhas, na costa ocidental de África, principalmente o núcleo candidato à Unesco (Orango, Pilão e João Vieira) “albergam muitas espécies raras como as tartarugas verdes” ou “uma floresta incomensurável de mangais que são sítios de reprodução de recursos, como o camarão e também servem de proteção costeira”. “É uma zona praticamente virgem”, apontou o ministro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8