page view

Mau tempo deixa quatro mil sem luz e fecha escolas

Maior nevão da última década em temporal que vai continuar até fevereiro.

24 de janeiro de 2026 às 01:30

Grande parte do Norte e Centro estão cobertos de neve, devido ao nevão que em alguns pontos do País foi o maior da última década. A deslocação da depressão ‘Ingrid’ provocou também chuva intensa, vento forte e ondas com dez metros de altura. Devido ao mau tempo, sete pessoas ficaram desalojadas em Cascais (3), Alcobaça (2) e Cartaxo, a luz falhou para 4300 famílias e houve dezenas de escolas encerradas.

O mau tempo não só vai continuar como se prevê para hoje um agravamento das condições meteorológicas. Todo o Litoral está sob aviso vermelho (o nível mais grave) por forte agitação marítima. Há também cinco distritos no vermelho por risco de neve com grande intensidade (Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Viseu).

As temperaturas vão continuar baixas, com valores negativos no Interior Norte e Centro. Na Guarda a temperatura máxima esperada é de apenas cinco graus. Mais agradável, em Faro são esperados 16 graus. Ao final da tarde desta sexta-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tinha registo de 722 ocorrências. As sub-regiões mais afetadas foram Coimbra (89 ocorrências), Área Metropolitana do Porto (83) e Grande Lisboa (71). A maior parte das intervenções foram por queda de árvores: 238; limpeza de vias: 195; queda de estruturas: 117; inundações: 89 e Movimentos de massa: 83. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8