Apresentada por Trevor Noah, a noite incluiu uma intervenção pré-gravada do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Jon Batiste, Olivia Rodrigo e a dupla Silk Sonic conquistaram os prémios mais cobiçados da indústria da música na 64ª edição dos Grammy, que foram entregues esta noite no MGM Grand, em Las Vegas.
Jon Batiste entrou na cerimónia dos prémios da Academia de Artes e Ciências de Gravação como o artista mais nomeado do ano e saiu como o mais premiado, arrecadando cinco estatuetas, incluindo a de Álbum do Ano para "We Are".
A dupla Silk Sonic, composta por Bruno Mars e Anderson .Paak, venceu os Grammys de Canção do Ano e Gravação do Ano com "Leave the Door Open", algo que Anderson caracterizou como "uma limpeza".
"Há uma porção tão grande do nosso maior recurso natural que é desperdiçada porque tentamos ser outra pessoa", disse Jon Batiste, nos bastidores dos Grammy, reagindo à vitória. "O nosso maior recurso natural é a alma humana".
O artista, que tinha sido nomeado em 11 categorias, sublinhou a importância da arte e da criatividade e disse que a música, tal como a caracterização de alguém ser o melhor da indústria, é subjetiva. "Espero que isto ressoe com a audiência nessa frequência e traga mais grandeza", declarou.
"Eu não faço isto pelos prémios", garantiu. "Não estava preparado quando ganhei".
Batiste, um dos artistas a atuar na cerimónia, recebeu o Grammy de Álbum do Ano do músico Lenny Kravitz, a quem chamou de 'uncle Lenny'.
Também Bruno Mars e Anderson .Paak tocaram no palco da Garden Arena antes de serem consagrados com dois dos mais importantes prémios da noite, tendo aberto a cerimónia com a performance de '777'.
"Estamos mesmo a tentar manter-nos humildes", gracejou Anderson .Paak no discurso de vitória. "Na indústria, isto é o que se chama uma limpeza".
Na categoria de Rock, os Foo Fighters estiveram em destaque ao vencer três Grammys: Melhor Performance Rock com 'Making a Fire', Melhor Canção Rock com 'Waiting on a War' e Melhor Álbum Rock com 'Medicine at Midnight'.
A cerimónia apresentou um tributo ao baterista dos Foo Fighters, Taylor Hawkins, que morreu a 25 de março antes de um concerto na Colômbia, ao som da música 'There Goes My Hero'.
A cantora Billie Eilish também homenageou o músico, envergando uma t-shirt com a sua fotografia, durante a performance de 'Happier Than Ever' no palco da Garden Arena. Eilish estava nomeada para sete Grammys mas saiu do MGM Grand sem qualquer estatueta, depois de ter vencido vários prémios nas edições de 2020 e 2021.
Apresentada por Trevor Noah, a noite incluiu uma intervenção pré-gravada do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que apelou à solidariedade com a resistência ucraniana à invasão russa.
Lista de principais premiados:
Álbum do ano: 'We Are', Jon Batiste
Gravação do ano: 'Leave the door open', Silk Sonic
Revelação do ano: Olivia Rodrigo
Canção do ano: 'Leave the door open', Silk Sonic
Melhor performance pop a solo: 'Drivers License', Olivia Rodrigo
Melhor álbum pop: 'Sour', Olivia Rodrigo
Melhor performance duo ou grupo pop: 'Kiss me more', Doja Cat feat. SZA
Melhor álbum pop tradicional: 'Love for sale', Tony Bennett & Lady Gaga
Melhor gravação de dança/eletrónica: 'Alive', Rüfüs Du Sol
Melhor canção rock: 'Waiting on a war', Foo Fighters
Melhor álbum rock: 'Medicine at midnight', Foo Fighters
Melhor álbum de música alternativa: 'Daddy's home', St Vincent
Melhor álbum R&B: 'Heaux Tales', Jazmine Sullivan
Melhor álbum música urbana: 'El Último Tour del Mundo', Bad Bunny
Melhor álbum rock ou alternativo latino: 'Origen', Juanes
Melhor álbum pop latino: 'Mendó', Alex Cuba
Melhor álbum rap: 'Call Me If You Get Lost', Tyler, the Creator
Melhor álbum country: 'Starting over', Chris Stapleton
Melhor álbum jazz vocal: 'Songwrights Apothecary Lab', Esperanza Spalding
Melhor compilação de banda sonora para visual media: 'The United States vs. Billie Holiday', Andra Day
Produtor do ano, não clássico: Jack Antonoff
Melhor vídeo de música: 'Freedom', Jon Batiste
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.