Se há filmes que nasceram do sucesso das histórias aos quadradinhos, casos de ‘Super-Homem’ ou ‘Batman’, outros haverá que fazem o percurso inverso. ‘Kill Bill’ poderia ser um desses exemplos, não fosse o realizador Quentin Tarantino ter inviabilizado o projecto, já em esboço. Ou melhor: a haver publicação dos desenhos ensaiados por Adam Warren, Tarantino impôs uma condição: ser ele o argumentista.
No perfil que consta na página da deviantArt, site dedicado a vários trabalhos artísticos, fica a saber-se que Warren, desenhador (e argumentista) norte-americano, tem vindo a lançar alguns rascunhos de quadradinhos que nunca chegaram a ver a luz do dia. Além de vários esboços de mangas diversas – com o traço usual de olhos grandes e linhas rápidas –, num tom com um certo cariz cómico, Warren coloca on-line, semanalmente, desenhos de ‘Kill Bill’, inspirados nos filmes de Tarantino dos quais é fã.
“Logo depois de ‘Kill Bill - Volume 1’ chegar aos cinemas, fui procurado por uma editora de Banda Desenhada para trabalhar numa adaptação. Mais especificamente, em desenhos do esquadrão das Deadly Vipers, contando a história de ‘A Noiva’ antes do filme”, explica o artista.
No site estão quatro páginas que Warren idealizou e desenhou, nas quais se desfia uma história de cortar… à tesoura. A Noiva da BD tem pela frente uma missão bem ao seu estilo – matar um cabeleireiro – e, claro está, em traços rápidos, tudo vai acabar à tesourada. Literalmente.
Quentin Tarantino ‘cortou’ também a intenção da editora e do artista, argumentando que, a ser publicável, a BD teria forçosamente de ser escrita por ele.
Warren, no entanto, não fica sem trabalho. Entre outros projectos, dedica-se actualmente a escrever o argumento da mini-série de ‘Homem de Aço’ (‘Iron Man: Hipervelocity’), uma BD de seis capítulos com a chancela da prestigiada editora Marvel, desta vez com desenhos de Brian Denham.
Não chegou a sair dos esboços, mas a BD de ‘Kill Bill’ não perde, no papel, a violência do grande ecrã. Adam Warren põe a Noiva atrás de um cabeleireiro que, acredita-se, morrerá de forma dramática e muito sangrenta.
AS AVENTURAS DE UMA NOIVA PERIGOSA
Depois de êxitos como ‘Cães Danados’, ‘Pulp Fiction’ e ‘Jackie Brown’, ‘Kill Bill’ foi o quinto filme dirigido por Quentin Tarantino (que também assina o argumento) e foi dividido em duas partes – Vol. 1 e Vol. 2 – apesar de ser considerado uma obra única.
As películas, protagonizadas por Uma Thurman (a eterna musa do cineasta), contam a história de sede de vingança de ‘A Noiva’, personagem que segue um caminho de violência atrás dos seus inimigos, os ex-companheiros dos ‘Deadly Viper Assassination Squad’, cruzando-se no seu percurso com opositores ferozes como Vernita Green (Vivica A. Fox), O-Ren Ishii (Lucy Liu), Elle Driver (Darrl Hannah) e, claro, Bill (David Carradine).
'BATMAN' VOLTA À BD EM MINI-SÉRIE
‘Batman: Odyssey’ (à letra, ‘Batman: A Odisseia’) marca o regresso do supermorcego às aventuras aos quadradinhos. Um regresso anunciado recentemente na Feira New York Comic-Con, ainda que não esteja, para já, marcada a data de lançamento da nova BD de oito capítulos.
Neal Adams é o principal responsável pelo projecto artístico e, depois de definir o visual do ‘novo’ herói, assinou também a história. Já os diálogos do morcego são da responsabilidade do seu parceiro nesta aventura: Frank Miller, o criador de ‘Sin City’ e realizador do filme homónimo.
Nascido há 40 anos, em New England, Estados Unidos, Adam Warren – de quem apenas se conhece este auto-retrato em BD – tornou-se famoso na década de 90 por importar para o país o estilo nipónico das mangas.
Formado na Joe Kubert School of Cartoon and Graphic Art, foi contratado pela Marvel para fazer a adaptação para BD da série animada ‘Dirty Pair’, emitida pelo canal nipónico Bandai, e para criar outros quadradinhos da famosa editora, como ‘LiveWires’.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.