page view

Lynch passeia vaca

David Lynch anda a passear-se pelos EUA com uma vaca pela trela! Não, não enlouqueceu, é uma estratégia de promoção para o seu mais recente filme, ‘Inland Empire’, qualquer coisa como ‘o Império do Interior’, em tradução livre.

21 de dezembro de 2006 às 00:00

O realizador – que está a deixar a crítica completamente perplexa com um filme que muitos classificam de “ilegível” – já justificou o seu comportamento: é que toda a gente gosta de vacas. No entanto, quando uma jovem lhe perguntou se podia fazer uma festa no bicho, ele respondeu: “Não, a vaca está a trabalhar!”

Enfim, sentido de humor não parece faltar a Lynch, que, no filme de que toda a gente fala e que ainda não tem data de estreia prevista entre nós, põe actores vestidos de coelhos a circular por um apartamento sombrio, enquanto jovens prostitutas dançam numa casa dos subúrbios e uma mulher (interpretada por Julia Ormond) aparece numa esquadra da Polícia com uma faca enfiada no corpo, completamente coberto de sangue.

REI DO BIZARRO

Nada de excessivamente estranho para um realizador que se tem afirmando como o rei do bizarro, graças a filmes como ‘Mulholland Drive’ ou ‘Estrada Perdida’. ‘Inland Empire’ insere-se na mesma linha criadora e, em sessões realizadas à porta fechada para jornalistas, houve quem tivesse saído a meio...

Ao longo de três horas, o espectador acompanha, tanto quanto se consegue perceber, o percurso de uma actriz (Laura Dern) que, num dos seus dois papéis, se envolve com o companheiro de rodagem (Justin Theroux). A certa altura, porém, tudo se confunde e já ninguém sabe se são os actores ou as personagens que estão a discutir.

Pelo meio, pessoas aparecem sabe Deus de onde e que vão sabe-se lá para que lugar. Como já disse um crítico: ou isto é uma obra-prima ou o cúmulo do disparate.

Aos 60 anos, David Lynch é um dos realizadores de culto de Hollywood. Da sua excêntrica filmografia fazem parte filmes como ‘Eraserhead’ (’77), ‘O Homem Elefante’ (’80), ‘Veludo Azul’ (’86) e ‘Coração Selvagem’ (’90). Lynch é ainda o autor da série de TV, ‘Twin Peaks’.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8