Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Miguel Real vence Prémio Jacinto do Prado Coelho

‘Eduardo Lourenço e a Cultura Portuguesa’, de Miguel Real é o grande vencedor do Prémio Jacinto do Prado Coelho, da Associação Portuguesa de Críticos Literários.
24 de Novembro de 2009 às 18:56
Obra é editada pela QuidNovi
Obra é editada pela QuidNovi

“É um livro notável. Não há, até agora, ensaio tão rico e luminoso a abordar a obra do maior pensador contemporâneo. Dar ordem à obra de Lourenço é uma proeza”, disse Francisco José Viegas, critico, aquando da sua publicação. 

O júri, constituído por Manuel Frias Martins, Carlos Jorge Figueiredo Jorge e Liberto Cruz, entendeu que o prémio, no valor de cinco mil euros, deve ser entregue ao ensaio que cobre a vida e todo o pensamento do filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço desde a década de 40 até à publicação de ‘ O Labirinto da Saudade’, em 1978.

'A obra de Arte e o seu mundo’, do poeta, ensaísta, crítico literário e tradutor Fernando Guimarães foi o ensaio literário, em língua portuguesa, a receber o galardão em 2008.

O prémio será entregue numa cerimónia que se realizará a 15 de Dezembro no Auditório Frederico Freitas da Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.

Ver comentários