page view

Morreu o realizador húngaro Béla Tarr

Cineasta morreu esta terça-feira aos 70 anos vítima de doença prolongada. Entre os filmes de culto mais conhecidos destacam-se "O Tango de Satanás" e "O Cavalo de Turim".

06 de janeiro de 2026 às 15:52

O cineasta húngaro Béla Tarr, figura de culto do cinema da Hungria, morreu esta terça-feira aos 70 anos, revelou a agência noticiosa húngara MTI.

A informação da morte do cineasta, vítima de doença prolongada, foi divulgada pelo realizador Bence Fliegauf em nome da família de Tarr.

Béla Tarr é autor, entre outros, de "O Tango de Satanás" (1994), filme adaptado do romance com o mesmo nome do escritor László Krasznahorkai, Nobel da Literatura, e que é um fresco de mais de sete horas sobre o declínio do comunismo na Europa. Realizou ainda outros filmes de culto como "O Cavalo de Turim". Tarr venceu inúmeros prémios de cinema pelos seus filmes longos e frequentemente de humor negro.

Ao longo de uma carreira de décadas, escreveu e dirigiu nove longas-metragens, começando com o seu filme de estreia, "Ninho Familiar", em 1979, e terminando em 2011 com "O Cavalo de Turim", que ganhou o Urso de Prata, Grande Prémio do Júri no Festival Internacional de Cinema de Berlim daquele ano.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, a Associação de Cineastas Húngaros confirmou a morte de Tarr: "É com profunda tristeza que anunciamos que, após uma longa e grave doença, o cineasta Béla Tarr faleceu na manhã de hoje".

Tarr nasceu em 1955 na cidade de Pécs, no sul da Hungria, mas viveu a maior parte da sua vida na capital Budapeste. 

Frequentemente filmados a preto e branco e definidos por planos longos e hipnóticos, os filmes de Tarr retratam na maioria das vezes paisagens sombrias. 

"Tive a sorte de encontrar o meu caminho para sobreviver: fazer filmes", disse ao jornal francês Le Figaro em 2005.

Tarr, apelidado de "o Tarkovsky húngaro" em referência ao cineasta russo Andrei Tarkovsky, também filmou "Macbeth" em 1982 e "A Harmonia de Werckmeister", apresentado em Cannes em 2000.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8