page view

Morreu Quincy Jones, um dos maiores nomes da história da música

Foi produtor do famoso ‘Thriller’ de Michael Jackson e do ‘mega hit’ ‘We AreThe World’.

05 de novembro de 2024 às 01:30

Era um dos maiores nomes da história da música. Trabalhou com cantores como Elvis Presley, Billie Holiday, Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, Duke Ellington, Miles Davis, Aretha Franklin ou Frank Sinatra; produziu o famoso ‘Thriller’, de Michael Jackson, e o ‘mega hit’ ‘We Are The World’; foi um dos primeiros executivos negros a vingar em Hollywood e um dos principais defensores dos direitos dos músicos negros nos EUA.

Quincy Jones, o produtor que dizia que “uma boa canção pode fazer qualquer mau cantor soar bem”, que afiançava que tinha conhecido “todos os malucos da indústria”, morreu, no domingo à noite, em casa, no bairro de Bel Air, em Los Angeles, rodeado pela família. Tinha 91 anos, mas já tinha expressado o desejo de viver até aos 110. “Espero que na minha lápide esteja escrito ‘Nascido em 1933, falecido em 2043’. Espero que esse seja o meu legado.”

Em nota de pesar, a família disse estar de “coração cheio, mas destroçado”. “Embora esta seja uma perda tremenda para a nossa família, celebramos a grande vida que ele viveu e sabemos que nunca haverá outro como ele”, lê-se.

Nascido a 14 de março de 1933, em Chicago, em plena Grande Depressão, e criado pela avó, Quincy Jones descobriu a música quase de forma acidental quando, aos 11 anos, arrombou um centro recreativo para roubar doces e encontrou um piano. “Foi aí que comecei a encontrar paz. Sabia que isto era para mim. Para sempre”, escreveu na autobiografia ‘Q’. Três anos depois, começou a tocar numa banda com um outro jovem, cujo nome também hoje dispensa apresentações: Ray Charles (1930-2004).

Ao longo da carreira, venceu 28 prémios Grammy, dois Óscares honorários e um Emmy. Defendia que todos, independentemente da vocação, deveriam ter a música no seu currículo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8