Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Museu do Brinquedo fecha em Sintra

O Museu do Brinquedo de Sintra vai fechar portas no final de agosto, após se terem gorado as negociações com o município para a sua continuação, afirmou fonte da fundação proprietária da vasta coleção exposta na vila.

6 de Agosto de 2014 às 15:35
O Museu do Brinquedo tem cerca de 60 mil brinquedos, de todos os géneros
O Museu do Brinquedo tem cerca de 60 mil brinquedos, de todos os géneros FOTO: Lusa

“O museu fecha dia 31 de agosto e temos que sair do edifício, por solicitação da câmara, no final de setembro”, disse à Lusa João Arbués Moreira, filho do colecionador que, desde 1989, expõe no centro histórico grande parte de mais de 60 mil brinquedos reunidos ao longo de uma vida.

O vice-presidente da autarquia, Rui Pereira (PS), lamenta que a Fundação Arbués Moreira não tenha apresentado uma contraproposta à disponibilidade da câmara para criar um museu municipal, de forma a manter o equipamento aberto, e justificou que o município “está impedido por lei de financiar a fundação”.

“Não podíamos aceitar o protocolo, porque perdíamos o controlo da coleção de brinquedos e tínhamos que despedir os empregados na mesma”, respondeu João Arbués Moreira, que criticou o prazo de dez anos do protoloco e da “câmara poder ceder peças do museu a terceiros”.

Arbués Moreira adiantou que já recebeu, da Câmara de Lisboa, “manifestação de interesse para albergar o Museu do Brinquedo” e que o encerramento em Sintra vai levar “ao despedimento coletivo” de sete funcionários, alguns com 17 anos de serviço no museu.

Cultura Museus Museu do Brinquedo de Sintra Câmara Municipal de Sintra Câmara Municipal de Lisboa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)