"You feel like home", de David Fonseca, e "Transtorno", de Gisela João, são alguns dos temas partilhados nas últimas semanas.
1 / 2
Vários músicos portugueses têm aproveitado o confinamento para criar e gravar, prova disso são músicas como "You feel like home", de David Fonseca, e "Transtorno", de Gisela João, álbuns e compilações partilhados 'online' nas últimas semanas.
No dia de Páscoa, 12 de abril, David Fonseca usava as suas páginas nas redes sociais para partilhar o tema "You feel like home", que conta com a participação da modelo e atriz Ana Sofia Martins, e respetivo vídeo, ambos gravados "totalmente em casa".
A acompanhar o vídeo, o músico partilhou um texto no qual afirma que "quase todos os momentos mais difíceis" da sua vida "tiveram na criatividade uma resposta à altura, transformando-os em algo mais positivo, mais fácil de carregar".
"Chegados até aqui e ao momento difícil que todos atravessamos, o meu ímpeto é o mesmo: criar", escreveu.
A música "You feel like home" foi "misturada e masterizada à distância" e "acabou por ser alvo de um 'lyric video' a partir de um jogo de tabuleiro, uma tarefa de dias que fez valer a pena a desarrumação generalizada de uma das divisões da casa".
Gisela João escolheu o dia 26 de abril para partilhar nas suas páginas nas redes sociais o tema "Transtorno", e respetivo vídeo.
"Estava em casa, já em quarentena e perguntei ao meu amigo André Tentugal, que estás a fazer? Ele diz-me: 'Olha, estava aqui no piano a fazer músicas'. Pedi-lhe que me enviasse, e deixei-me levar, fui cantando e experimentando melodias, até que encontrei um poema belíssimo que o Samuel Úria me ofereceu há meses que encaixou perfeito com a música, é que sendo sem tempo é por isso, também, uma tradução dos tempos que vivemos", escreveu.
Gisela João pediu ainda ao músico Nic Hard, "na Nova Zelândia, em casa, para ajudar com o som".
O tema com Gisela João não foi o único que André Tentúgal criou em confinamento. Esta semana, o músico partilhou "Changes", feita em parceria com o "parceiro músical de longa data" Eurico Amorim.
"Fizemos uma canção sobre a mudança a que fomos obrigados, mas que em parte pensamos ser bem necessária. A voz, roubamos ao David Bowie", escreveu André Tentúgal sobre o tema, que teve mistura e masterização de João Bessa e foi partilhado em vídeo com texto de Raquel Rodrigues.
"Luz" foi o que o músico e produtor Moullinex decidiu partilhar, em abril, com quem o segue nas redes sociais.
"Filmado em Abril de 2020, com um iPhone e binóculos, de um carro. Os 'performers' utilizaram o isolamento em que todos vivemos como uma plataforma para a expressão individual e como mensagem de esperança. 'Luz' foi gravada por mim e cantada por GPU Panic durante a quarentena", escreveu sobre o tema e respetivo vídeo, dirigido por Bruno Ferreira e Bráulio Amado, e editado por Sérgio Pedro.
Já o cantor João Pequeno decidiu partilhar com o mundo que "Amanhã vai ser melhor".
"Primeiro surgiram os versos, depois o piano. Juntou-se um coro de artistas portugueses [Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda, dos Virgem Suta, de Marlon, Salsa e Nena, d'Os Azeitonas, de Via e de Bruno Vasconcelos], que a partir das suas casas ajudaram a dar voz a esta ideia. Ao fim de 72 horas, a música estava pronta e ganhava forma em videoclipe com imagens do mundo real que hoje vivemos", refere o agenciamento do artista, em comunicado.
António Zambujo e Boss AC optaram por criar novas versões de temas seus, "Pica do 7" e "Tu é mais forte", respetivamente, com as letras adaptadas ao momento atual, em que o mundo lida com a pandemia da covid-19.
Mas o confinamento não gerou apenas 'singles'. O 'rapper' Karlon e o produtor Madkutz criaram um álbum, "Em 5 dias".
O álbum, composto por oito temas, foi divulgado em 07 de abril no Youtube e na página de Karlon no Bandcamp, plataforma onde pode ser comprado.
Nesta altura de confinamento foram também criadas compilações.
Na sexta-feira, Dia Mundial do Jazz, o carimbo Porta-Jazz, da associação cultural com o mesmo nome, editou "De Porta Aberta", "um álbum composto por 39 solos de músicos confinados em casa a cumprirem a quarentena".
"Convidados a gravar um tema com duração máxima de três minutos, que fosse possível de reproduzir ao vivo, os músicos ligados ao Carimbo Porta-Jazz surpreenderam e o resultado é tão eclético como único nesta poética dicotomia que traduz os tempos de hoje, separados mas ainda assim juntos", refere a associação em comunicado.
O álbum custa dez euros e pode ser adquirido no 'site' da Porta-Jazz. O valor das vendas "reverte para os músicos e restantes profissionais envolvidos".
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Em Portugal, morreram 989 pessoas das 25.045 confirmadas como infetadas, e há 1.519 casos recuperados, de acordo com os números da Direção-Geral da Saúde divulgados na quinta-feira.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.
Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos a aliviar diversas medidas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.