"O Diário de um Banana" tornou-se num verdadeiro fenómeno entre crianças e pré-adolescentes. Os sete livros da coleção já vão com 485 mil exemplares vendidos em Portugal. Prova do sucesso é o mais recente título, "O Diário de um Banana - o Emplastro", lançado a 18 de maio, já ocupa o primeiro lugar do Top da Fnac. <em>(Veja os vídeos, a fotogaleria e saiba como a sua criança pode ganhar um livro autografado)</em>
1 / 2
Não é fácil ser criança e ninguém sabe isso melhor do que o Greg Heffley - personagem principal da coleção 'O Diário de um Banana' - que se vê aprisionado na escola preparatória e torturado pelos dois irmãos. Apesar disso, não desiste de lutar pelo dia em que será rico e famoso.
Com mais de 75 milhões de exemplares vendidos mundialmente e adaptado ao cinema, 'O Diário de um Banana' mantém-se nas listas de best-sellers em Portugal e em todo o mundo.
NO INÍCIO ERA A NET
O autor e ilustrador Jeff Kinney começou esta epopeia num site, onde publicava os primeiros episódios do dia-a-dia do adolescente Greg. O site tornou-se tão popular que o autor vendeu a série à ‘Amulet Books'. A coleção conta já com sete livros, três filmes e foi traduzida para 44 línguas.
Em Portugal o fenómeno chegou em 2009 através da ‘booksmile', chancela da Editora 20|20.
Ana Afonso, responsável da 20|20, disse ao CM que a principal característica destes livros é o humor: "o autor conseguiu perceber a cabeça das crianças, e é essa forma de ver o mundo, transportada para uma escrita humorística, que faz com que as elas se revejam na cabeça do Greg".
A FELICIDADE DE PÔR CRIANÇAS A LER
A aposta, naquela que é uma coleção de sucesso, foi um golpe de sorte. "Vi o livro mesmo por acaso na feira de Frankfurt. Depois de ler algumas partes, reparei que não havia nada deste género em Portugal. Não houve qualquer tipo de concorrência e nós sentimo-nos bastante felizes por colocarmos mais crianças portuguesas a ler", conta a editora da 20|20.
Para Ana Afonso, a razão deste sucesso assenta no facto de 'O Diário de um Banana' dar a imagem de um pré-adolescente normal. "Quer seja um miúdo americano, português, chinês, não deixa de ser miúdo, e penso que seja isso que justifique todo o sucesso mundial que tem tido, porque os miúdos são miúdos em toda a parte".
Em Portugal 'O Diário de um Banana' soma 485 mil exemplares editados. E a fama do Greg ultrapassa mesmo os livros. São já mais de 120 mil os amigos que interagem diariamente com a personagem no Facebook.
'BANANA' GREG VAI DAR AUTÓGRAFOS NO DIA DA CRIANÇA
Além dos sete livros publicados e das três adptações para cinema, 'O Diário de um Banana' tem também para oferecer um manual divertido que ensina as crianças e os jovens a falar e escrever inglês. Para não se esquecerem das datas importantes, o 'calendário do banana' lembra o que a memória não consegue fixar, de forma divertida, com todas as personagens e piadas dos livros. Como o Greg, as crianças também podem adquirir o seu próprio diário - 'O Diário de um Banana... e o meu' -, onde poderão confidenciar todas as suas 'parvoíces'.
'O Diário de um Banana' vai marcar presença na Feira do Livro, no Dia da Criança (1 de junho). No Parque Eduardo XII, o ‘banana' Greg estará presente e disponível para dar autógrafos, assegura Ana Afonso.
CM QUER PREMIAR OS MELHORES 'BANANAS'
Aproveitando precisamente a ideia do "Diário de um Banana... e o meu", o CM desafia todos os fãs do Greg a enviarem um texto, com ou sem ilustração, com um dia de 'banana' na sua vida.
Os autores dos três melhores textos receberão o último livro da coletânea - 'O Diário de um Banana - O Emplastro', autografado pelo Greg e que será entregue também por ele na Feira do Livro, onde estará até dia 10. (havendo vencedores que não se possam deslocar à Feira do Livro, o exemplar será remetido pelo correio).
Além deste prémio para os três melhores 'bananas', o CM publicará no site todos os textos que forem enviados, construindo assim um autêntico diário digital de bananas portugueses.
Os textos e ilustrações (caso existam), devem ser enviados pelos pais ou tutores dos participantes para o endereço portal@cmjornal.pt com o nome, idade, morada.
(Clique na imagem para ver a fotogaleria do 'banana' Greg e saber tudo sobre os livros já publicados)
BILHETE DE IDENTIDADE DO LIVRO
Título: ‘O Diário de um Banana – O Emplastro’
Autores: Jeff Kinney
Sinopse: O amor está no ar… Mas será que vai apanhar o Greg? A Festa de São Valentim na escola do Greg está a deixá-lo em parafuso.
Páginas: 248
Ano: 2013
Editor: Booksmile – 20|20 Editora
ISBN: 978-989-707-118-8
Preço: 14,38€ (à data de publicação desta informação)
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.