Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Revolta chega ao Teatro da Trindade

Projeto foi premiado na Noruega e Cristina Carvalhal recebeu 65 mil euros de apoio para espetáculo que revê a obra de Ibsen numa perspetiva política
8 de Julho de 2013 às 01:00
Peça de Cristina Carvalhal está em cena até dia 14
Peça de Cristina Carvalhal está em cena até dia 14 FOTO: Bruno Colaço

Cristina Carvalhal ganhou 65 500 euros num concurso internacional destinado a promover a obra do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828-1906). Com o dinheiro, juntou 23 atores – 14 deles amadores – e está no palco do Teatro da Trindade, Lisboa, a gritar que "a maioria é formada por tolos" e que é responsável pelo estado da nação.

Quem o diz é uma das personagens de ‘I.B.S.E.N.’, pela voz da atriz Sara Carinhas, na cena final da peça. Para Cristina Carvalhal, levar a vida política ao palco é, no contexto atual, imperioso. "Esta sempre foi a minha postura no teatro, mas acho que, neste momento, muitos criadores estão a sentir esta necessidade de falar diretamente com o espectador, cara na cara", diz.

Com personagens e situações retiradas das 12 últimas peças de Ibsen – nomeadamente ‘O Inimigo do Povo’, ‘John Gabriel Borkman’, ‘O Pato Selvagem’, ‘Hedda Gabler’ ou ‘O Construtor Solness’ –, o escritor Miguel Castro Caldas escreveu um texto que, não tendo uma história para contar, se apresenta quase como um concerto. Os atores foram uma espécie de coro e, a solo ou em conjunto, atiram para a
plateia as suas preocupações
existenciais.

"As personagens de Ibsen aparecem em cena como se não tivessem lugar onde estar. São emigrantes da vida, que é como nós nos sentimos agora", esclarece Cristina Carvalhal.

Num cenário que deixa à vista os bastidores do palco (cenografia de Ana Vaz), e com desenho de som de Sérgio Delgado (gémeo de Marco Delgado), do elenco fazem parte Sílvia Filipe, Inês Rosado, Manuela Couto, João Lagarto ou Luís Gaspar, entre outros. Para ver até dia 14.

Revolta peça teatro Trindade Noruega Cristina Carvalhal espetáculo Henrik Ibsen política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)