Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

TENDAS GIGANTES NO AEROPORTO

O aeroporto da Portela (Lisboa) vai receber tendas gigantes, de alumínio, com o objectivo de poder receber os milhares de visitantes que se esperam no próximo ano a propósito da realização do Lisboa Rock in Rio e do Euro’ 2004.
23 de Outubro de 2003 às 00:00
Os adeptos esperam pelos aviões em áreas exclusivas ao Euro2004.
Os adeptos esperam pelos aviões em áreas exclusivas ao Euro2004. FOTO: Jorge Godinho
A ANA- Aeroportos de Portugal não afasta a hipótese de esta solução também vir a ser utilizada no aeroporto Sá Carneiro (Porto), segundo apurou o CM.
“As tendas, com dimensões que variam entre os cinco e os 2,5 mil metros quadrados, têm por finalidade reforçar as áreas dos terminais para fazer o ‘check-in’ e permitir um maior escoamento das bagagens”, disse ao CM fonte do gabinete de comunicação da ANA.
Uma estrutura deste tipo demora cerca de 45 dias a ser montada e a ANA partiu para esta ideia com base na experiência recolhida na cidade alemã de Dusseldorf, que devido a um incêndio de grandes proporções no aeroporto optou por a instalação provisória de tendas.
Para o maior festival de música do mundo, que entre 29 de Maio e 6 de Junho, irá decorrer em Lisboa são aguardados meio milhão de visitantes. “Será um teste para observar a funcionalidade do aeroporto de Lisboa perante os milhares de adeptos de futebol esperados para o Euro’ 2004”, que decorre entre 12 de Junho e 4 de Julho, explicou a mesma fonte.
Luís Goldschmidt, porta-voz da ANA avançou que o próximo mês será decisivo para clarificar os cenários possíveis. “Em Novembro ficará definido se a selecção Espanhola é uma das apuradas para assim podermos contar com os adeptos espanhóis. por outro lado, em Novembro decorre a reunião de Slots, onde as companhias aéreas fazem as marcações de lugares nos aeroportos”, acrescentou.
Outra das medidas a adoptar, em colaboração com a Força Aérea é a cedência das bases aéreas do Montijo, Beja e Ovar. Após o desembarque dos passageiros, os aviões levantam de novo voo e aguardam nestas pistas o fim dos jogos para depois regressarem aos aeroportos civis de Lisboa e Porto para recolher os adeptos que viajam em voos ‘charters’ com o objectivo de apenas verem os jogos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)