page view

Zeca Pagodinho em Portugal

Zeca Pagodinho, um dos maiores sambistas contemporâneos do Brasil, estreia-se em palcos portugueses no próximo mês de Julho, com concertos em Lisboa e no Porto.

22 de junho de 2005 às 17:52

Os números não enganam: só nos últimos dez anos, Zeca Pagodinho vendeu sete milhões de discos, culminando num “Acústico MTV” que, desde o seu lançamento em 2003, valeu “só” meio milhão de álbuns e 200 mil DVDs.

Mas mais importante que os números é o papel importantíssimo de Zeca Pagodinho como um dos pontas-de-lança da renovação do samba no Brasil. Primeiro, no início da década de 80, com a revelação ao grande público de toda uma geração de sambistas provenientes dos bairros periféricos do Rio de Janeiro, onde Zeca também morava.

Nessa altura, composições suas foram gravadas por Alcione e Beth Carvalho, que foi inclusive sua “madrinha”. Depois do sucesso de um álbum colectivo intitulado “Raça Brasileira”, em que participou, Zeca lançou o seu primeiro álbum em 1986 — e vendeu logo um milhão de discos.

Depois, em 1995, o sucesso do seu álbum “Samba pras Moças”, coincidindo com o renascimento do pagode e a redescoberta de Martinho de Vila (cujo produtor Rildo Hora é o mesmo de Zeca), ajudou a revelar o samba a toda uma nova geração.

Prova disso é o convite de Zeca Baleiro a Zeca para participar no seu “Samba do Approach” e a participação de Seu Jorge e Marcelo D2 (Planet Hemp) no novo álbum de Zeca, “À Vera”.

“À Vera” será aliás o ponto de partida para esta primeira digressão europeia de Zeca Pagodinho, com passagem pelos Coliseus a 16 e 17 de Julho. Oportunidade para o público português descobrir o estilo malandro e irresistível do mais popular sambista brasileiro do momento.

Coliseu de Lisboa: Preço Único 25 euros, excepto Camarotes a 30 euros. Locais de venda: Coliseu Lx, Lojas Fnac, Acep, Alvalade, Multibanco e www.plateia.iol

Coliseu do Porto: Preço Único 25 euros, excepto Tribunas a 30 euros. Locais de venda: Coliseu Porto, Lojas Fnac e www.plateia.iol

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8