Iker Casillas defende a vida. Guarda-redes do FC Porto sofre enfarte
Guarda-redes sentiu-se mal e foi hospitalizado, sendo alvo de uma intervenção cirúrgica.
"Tudo controlado por aqui. Um grande susto, mas com as forças intactas. Muito obrigado a todos pelas mensagens e carinho", foi esta a mensagem de tranquilização e agradecimento deixada esta quarta-feira por Iker Casillas nas redes sociais depois de ter sofrido um enfarte agudo do miocárdio durante o treino da manhã.
O guarda-redes do FC Porto, de 37 anos, sentiu-se mal durante o treino e foi transportado para o Hospital CUF Porto onde lhe foi-lhe diagnosticado um enfarte agudo do miocárdio, o que compromete o resto da temporada do jogador e pode precipitar o final da carreira do guardião espanhol.
A mulher do guarda-redes, a jornalista espanhola Sara Carbonero, foi das primeiras pessoas a saber do sucedido e a viajar de imediato para Portugal para acompanhar o estado de saúde de Casillas, como fez questão de colocar nas redes sociais. Estava em Espanha a fazer uma reportagem para o canal Deportes Cuatro.
Iker Casillas, que completa os 38 anos no dia 20 de maio, tem agora pela frente um longo período de recuperação mas dificilmente voltará a jogar ao mais alto nível.
Mas para já é certo que não fará parte das opções de Sérgio Conceição para este final de temporada, no qual os dragões ainda lutam pela conquista do título de campeão nacional com o Benfica e Taça de Portugal frente ao Sporting no dia 25 de maio no Jamor.
O médico portista Nélson Puga realçou a "reação rápida" no diagnóstico e no transporte para o hospital onde foi alvo de um cateterismo (intervenção cirúrgica para permitir a passagem do sangue). "Está estável e com o humor que o caracteriza", disse Nélson Puga, recusando-se a traçar cenários sobre o futuro do atleta.
As notícias do internamento do guarda-redes geraram uma onda de solidariedade em todo o Mundo. Foram vários os desportistas que se solidarizaram, desde Ronaldo, passando pelo tenista Rafa Nadal até ao ciclista Alejandro Valverde.
Pânico no treino dos dragões
O pânico invadiu o treino do FC Porto, quando Iker Casillas se sentiu mal.
O treino decorria sem problemas quando o guarda-redes agarrou-se ao peito e queixou- se de dores. O CM sabe que Sérgio Conceição interrompeu de imediato o treino. O guardião foi rapidamente colocado num carinho elétrico. Até chegar ao médico, Nélson Puga, que deu ordens para o transportar ao hospital.
Os jogadores portistas não conseguiram esconder a sua preocupação com o sucedido. Alguns ainda passaram pelo hospital para ver de perto a recuperação do companheiro.
"Um campeão desde sempre. Desejo as rápidas melhoras nesse coração de vencedor", foi esta mensagem de Sérgio Conceição para o guarda-redes já ao final da tarde, quando o dragões já tinham referido no site que Casillas estava "bem, estável e com o problema cardíaco resolvido".
Os dragões jogam sábado (20h30) com o Desp. Aves e o guardião Vaná será o titular.
"Regresso pode ser tardio"
João Morais, diretor do Serv. Cardiologia do C. Hosp. de Leiria
CM – É comum um atleta de alta competição sofrer um enfarte do miocárdio?
João Morais – A formação súbita de um coágulo de sangue dentro de uma artéria coronária é algo súbito e, por isso, imprevisível. Ainda assim, é relativamente raro. Em primeiro lugar, pela idade, e depois porque falamos de um atleta de alta competição, com regras a todos os níveis e sem excessos.
– Qual o período de recuperação para quem sofre de um enfarte?
– É muito variável e está sempre dependente de fatores como a ‘quantidade’ de miocárdio que sofreu enfarte, da rapidez na assistência, etc. Digamos que um cidadão comum consegue voltar à rotina normal após um mês, embora os médicos aconselhem repouso até aos três, pelo menos. No caso de Iker Casillas, mesmo sem saber o seu quadro clínico em concreto, o regresso aos relvados pode ser tardio, já que está sujeito a muito stress e elevada carga de atividade física.
PORMENORES
Taquicardia de Baía
Vítor Baía, antigo guardião do FC Porto, sofreu uma taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco) durante a Taça Intercontinental em 2004.
Bruno Fernandes
"Independentemente das cores espero ver-te entre os postes o mais rápido possível", escreveu nas redes sociais Bruno Fernandes (Sporting).
"Contigo avô"
"Estamos contigo avô. Mando-te um forte abraço com muito carinho e respeito. Ânimo grande San Iker", escreveu o colega de equipa Hector Herrera.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt