page view

Tourde França - Sérgio Paulinho assume objectivo de vencer etapa

O ciclista Sérgio Paulinho (Saxo Bank) assumiu que o principal objectivo no Tour de França, onde vai participar juntamente com Rui Costa (Movistar), vencedor da Volta à Suíça em bicicleta, é voltar a ganhar uma etapa, como fez em 2010.

28 de junho de 2012 às 10:17

"Como objectivos pessoais vou tentar ganhar uma etapa. O meu objectivo principal é entrar numa fuga para tentar vencer uma etapa", disse o ciclista natural de Oeiras que venceu a 10.ª etapa da "Grande Boucle" em 2010, depois de já ter vencido o contra-relógio por equipas em 2009.

O ciclista, medalha de prata na prova de estrada dos Jogos Olímpicos de Atenas2004, admite que poderá ser difícil repetir a façanha alcançada na penúltima edição do Tour, sublinhando que para o conseguir terá de "apanhar a fuga certa".

"Logo se verá. É complicado repetir 2010, já que é complicado apanhar a fuga certa no Tour. Vou fazer todos os possíveis para consegui-lo e depois logo se vê como as coisas correm", sublinhou o ciclista que assinou pelos dinamarqueses da Saxo Bank em Setembro de 2011.

Paulinho não vai ter a seu lado o "chefe de fila" da equipa, o espanhol Alberto Contador, já que este se encontra suspenso por doping depois de ter acusado clembuterol após ter vencido o Tour em 2010, facto que o ciclista de 32 anos desvaloriza, afirmando que o objectivo da equipa é vencer etapas.

"Já que o Alberto não está para a geral [classificação], principal objectivo da equipa é vencer etapas e, estamos concentrados nisso", sublinhou o corredor, adiantando que só depois da reunião com directores e ciclistas a equipa saberá se vai ter ou não chefe de fila para a geral.

Rui Costa é o outro ciclista português que participar na prova francesa,  entre 30 de Junho e 22 de Julho, e mesmo depois de ter vencido recentemente a Volta à Suíça, tornando-se no primeiro português a triunfar numa prova de categoria do World Tour, não se assume como um dos favoritos.

"Este ano já tenho duas vitórias importantes, o que me tira toda a pressão de cima. Se ganhar, excelente, se não ganhar, não há problema. Vou tranquilo e só quero chegar bem a Paris", avançou Rui Costa à Agência Lusa em entrevista concedida por email.

O ciclista português, que em 2011 venceu uma etapa da Volta à França, foi elogiado pelo chefe da Movistar, Eusébio Unzué, que considera Rui Costa um jovem com "muita experiência", que vai aproveitando "para progredir de ano para ano e ganhando importância dentro da equipa".

"(...) Dão-nos muita segurança porque ambos [Rui Costa e Rojas] são jovens mas já têm muita experiencia e uma grande qualidade e estão ao lado de gente de importante como Kiryienka, Plaza, Karpets, Ivan ou Erviti, que também são protagonistas neste Tour", disse Unzué em declarações publicadas ao sitio da Movistar.

Rui Costa considera o companheiro Alejandro Valverde como o "líder absoluto" e como tal explica que vai trabalhar para a equipa para "levá-lo ao melhor lugar possível", apesar de ter ganho uma das 10 provas mais importantes do calendário internacional, logo atrás do Tour, do Giro e da Vuelta.

"O Valverde será o nosso líder absoluto e por isso sou eu que trabalharei para ele, e com todo o gosto. Afinal de contas somos uma equipa e quando se ganha algo é sempre em conjunto e com a ajuda uns dos outros", frisou.

Como objectivo para o Tour, o ciclista da Póvoa do Varzim, traçou o seu trabalho em prol de Valverde, avançando que quer ajudá-lo a chegar ao top-5 final da prova e terminar "sem quedas, nem problemas".

Depois da Volta à França, Rui Costa vai aos Jogos Olímpicos e como tal considera, de certa forma, que o Tour irá ajudar a "ganhar ritmo competitivo para Londres", embora reconheça que os Jogos não são ao seu jeito "por serem demasiado planos".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8