page view

Arbitragem: voto secreto para sorteio passar

Os 84 delegados federativos vão reunir-se no dia 25 de julho.

09 de julho de 2015 às 08:01

Concorda com o sorteio dos árbitros?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Concorda com o sorteio dos árbitros?

Os delegados da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que estão a favor do sorteio dos árbitros vão propor que a votação seja feita por voto secreto e não braço no ar, na assembleia geral de 25 de julho. Segundo apurou o CM, a proposta terá de ser apresentada, no mínimo, por 10% dos 84 delegados, ou pelos presidentes da FPF, Fernando Gomes, ou da AG federativa, José Luís Arnaut. Para ser aprovada basta que tenha a maioria dos delegados presentes na AG da FPF.

O Conselho de Arbitragem da FPF quer que os juízes continuem a ser nomeados e, soube o CM, elaborou um documento em que apresenta 26 argumentos contra o sorteio que vai ser enviado para os delegados federativos.

Se o sorteio for aprovado, o Governo poderá abrir um inquérito à FPF para averiguar se a regulamentação nacional e internacional relativa à arbitragem está a ser cumprida.

Segundo um especialista em direito desportivo contactado pelo CM, que pediu para não ser identificado, na Lei de Bases do Desporto e no Regime Jurídico das Federações Desportivas não há qualquer norma que o proíba. Já a nível internacional, a FIFA nada deverá fazer, uma vez que o sorteio existe no Brasil e foi aplicado em Portugal nas épocas 1997/98, 1998/99, 1999/2000, 2000/01 e 2001/02.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8