Fique a saber tudo sobre a formação de Leste, que integra o Grupo B.
Fique a saber tudo sobre a formação de Leste, que integra o Grupo B.
Muito se esperava da Rússia no último Mundial, realizado no seu país. Contudo, não passou de mais uma prova fracassada por parte dos russos, que esperavam até vencer a competição em casa. Selaram a qualificação para a fase a eliminar com duas vitórias e uma derrota - frente ao Uruguai, ultrapassaram a 'adormecida' Espanha nos oitavos-de-final, mas caíram perante aquela que viria a ser a vice-campeã mundial, a Croácia, nos penáltis.
Com um leque de jogadores experientes, a Rússia apresenta-se uma vez mais numa fase final de um Campeonato da Europa com o objetivo de chegar longe na competição. Veremos o que conseguirá fazer desta vez, uma vez que a tarefa não se avizinha fácil - tem Bélgica, Dinamarca e Finlândia no seu grupo.
Artem Dzyuba. O homem-golo e capitão da Rússia está pronto para arrancar mais uma grande competição pelo seu país e os adeptos russos só podem estar entusiasmados por ver o seu finalizador entre o lote de eleitos de Stanislav Cherchesov.
Stanislav Cherchesov assumiu o comando técnico da seleção russa logo após a dececionante pretação da Rússia no Euro'2016 - eliminada na fase de grupos sem qualquer triunfo. Desde então, conduziu a seleção anfitriã do Mundial'2018 aos quartos-de-final da prova, onde só foi eliminada nos penáltis pela Croácia.
Stanislav Cherchesov leva a este Europeu uma equipa na máxima força, liderada pelo avançado Artyom Dzyuba. Capitão de equipa, o dianteiro do Zenit será uma das principais esperanças do seu país para conseguir um bom resultado neste Europeu, mas espera-se que a seu lado outros elementos sejam capazes de brilhar, tais como Denis Cheryshev ou Alexander Golovin. Nota ainda para a presença do veteraníssimo Yury Zhirkov, que aos 37 anos poderá utilizar a sua experiência para 'guiar' os seus colegas da melhor forma.
Stanislav Cherchesov gosta de colocar esta Rússia a jogar num sistema de 4x2x3x1, sendo que a zona do meio-campo funciona muitas vezes com uma linha de cinco homens, com Golovin e Cheryshev a serem as duas peças com mais liberdade (e capacidade de criação) para servir a grande figura da equipa: Artem Dzyuba. Na defesa, a aposta deverá centrar-se em Karavaev e Zhirkov para as alas direita e esquerda, respetivamente, e Semyonov e Dzhikiya como dupla de centrais. Shunin deverá ser o dono da baliza.
As primeiras edições dos Campeonatos da Europa de seleções (ainda como União Soviética) foram os verdadeiros anos dourados para a Rússia, que nos primeiros quatro torneios terminou uma vez como campeã (1960), duas como 'vice' (1964 e 1972) e uma como quarta classificada (1968). Em 1988, conseguiu repetir a proeza de alcançar uma final, tendo perdido no derradeiro jogo para a Holanda de Marco van Basten e companhia. Desde então, o melhor que conseguiu foi chegar a uma meia-final da prova, em 2008.
A Rússia arranca a sua participação neste Europeu com um jogo em 'casa', São Petersburgo, frente à favorita Bélgica, no segundo dia de prova (12 de junho). Quatro dias depois, é vez da Rússia voltar a receber uma equipa, desta vez a Finlândia. Já o último encontro desta fase de grupos é em Copenhaga, no dia 21, frente à Dinamarca, encontro que poderá ser determinante para as contas do Grupo B.
Dos jogadores convocados, o mais bem cotado entre os jogadores com mais internacionalizações é o defesa Yuri Zhirkov, que deverá mesmo isolar-se no quarto posto neste particular durante o Europeu. O veterano canhoto, de 37 anos, é mesmo o único dos presentes a estar no top-10, que tem como líder o mítico Sergei Ignashevich.
1. Sergei Ignashevich (127)
2. Igor Akinfeev (111)
3. Viktor Onopko (109)
4. Vasili Berezutskiy e Yuri Zhirkov (101)
6. Aleksandr Kerzhakov (91)
7. Aleksandr Anyukov (77)
8. Andrey Arshavin (75)
9. Valeri Karpin (72)
10. Vladimir Beschastnykh (71)
Se tudo correr como previsto neste Europeu, deverá haver novo líder na tabela dos melhores marcadores históricos da Rússia. Com apenas menos 1 golo do que o retirado Aleksandr Kerzhakov, Artem Dzyuba terá motivação adicional para faturar e ajudar a equipa russa a avançar na prova.
1. Aleksandr Kerzhakov (30)
2. Artem Dzyuba (29)
3. Vladimir Beschastnykh (26)
4. Roman Pavlyuchenko (21)
5. Valeri Karpin e Andrey Arshavin (17)
7. Dmitri Sychev (15)
8. Fyodor Smolov (14)
9. Roman Shirokov (13)
10. Denis Cheryshev, Igor Kolyvanov e Aleksandr Kokorin (12).
Nota: todos os dados presentes nesta página estão atualizados até dia 25 de maio de 2021.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.